Tiradentes: o protomártir da independência do Brasil - 21 de abril de 2022, Jaguariúna, SP.

A bandeira do estado de Minas Gerias é baseada na bandeira que seria adotada após a Inconfidência Mineira. A expressão "Libertas quae sera tamen" significa em latim "Liberdade antes que tardia"

Sebastião de Oliveira C intra (18 de julho de 1980) escreveu opúsculo sobre a Inconfidência mineira.

Diz sobre a vida e obra de de Tiradentes. Conferência realizada em São João del-Rei, MG. São 44 páginas de pesquisa.

Resumidamente, podemos detalhar: "Tiradentes ficou órfão aos 15 anos. Teve dois irmãos padres. Na Fazenda do Pombal, tinha a capela Nossa Senhora da Ajuda. Dedicou-se a trabalhos rurais. Aos 25 anos, tornou-se mascate. Foi tropeiro até no alto Jequetinhonha, onde defendeu escravo que era chicoteado pelo dono. Não teve escola, aprendeu a ler por esforço próprio. Alferes em 1º de set. de 1775. Prendeu bandidos no caminho da Mantiqueira, hoje Estrada Real até 1780. Foi traído por Silvério dos Reis e Inácio de Correia Pamplona, coronéis, e Basílio de Brito Malheiros do Lado, tenente português, preso, torturado, condenado ao enforcamento. Teve o corpo desmembrado e distribuído pela Estrada Real. " (cf. 1980, p.25-34)

Tiradentes Esquartejado. Óleo sobre tela de Pedro Américo (1893).

________________

Resenha de: A verdade sobre Tiradentes

Autores

Odilon Nogueira de Matos

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1966.125920

RESUMO

BARBOSA (Waldemar de Almeida). — A verdade sôbre Tiradentes. Belo Horizonte, Instituto de História, Letras e Arte, s. d. 180 págs.

https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/125920

____________________

Na Internet 1

15 curiosidades sobre Tiradentes

"Sem barba, com filhos: 15 fatos sobre Tiradentes que não ensinam na escola... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/04/21/15-curiosidades-sobre-tiradentes-que-voce-nao-aprendeu-na-escola.htm?cmpid=copiaecola

"Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um mártir da Inconfidência Mineira e seu dia é celebrado em 21 de abril desde 1965. (Isso foi instituído pelo presidente Castelo Branco, por meio da Lei N. 4.897.... )

Tiradentes é o "patrono cívico da nação", ou seja, o único brasileiro que tem sua data de morte como feriado nacional.

Além de ter trabalhado como dentista, Tiradentes foi tropeiro, minerador e até engenheiro. Entrou para a 6ª companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.

Ele foi enforcado em 21 de abril de 1792, na Praça da Lampadosa (atual Praça Tiradentes), no centro do Rio de Janeiro...."

A primeira pintura oficial de Tiradentes data de 1890.

No dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa.

Apesar de não ter se casado, Tiradentes deixou dois filhos: João, que teve com Eugênia Joaquina da Silva e Joaquina, fruto de seu relacionamento com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo."

____________________

Internet 2

https://novaescola.org.br/conteudo/4914/9-mitos-e-uma-verdade-sobre-tiradentes-e-a-inconfidencia-mineira

"Os inconfidentes lutaram pela Independência do Brasil

Na verdade, não. Quando a Inconfidência Mineira ocorreu, no século 18, ainda não havia a mesma consciência de Brasil como nação que temos hoje. Logo, eles não buscavam libertar todos os estados brasileiros do domínio da Coroa Portuguesa. O movimento tinha motivações específicas da região das minas, e atingia no máximo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Jogaram sal no chão do terreno de sua casa para que nada mais crescesse

É verdade. Devido ao crime de lesa-majestade (traição à pessoa do rei), considerado gravíssimo, a casa onde morava Tiradentes foi demolida e o terreno foi salgado. Seus descendentes também foram declarados infames. “Hoje pode parecer algo sem importância, mas a ideia de honra era muito importante naquela época. Ferir ou retirar a honra era uma das piores coisas que poderia acontecer a alguém”, explica Luiz Carlos Villalta.

O famoso quadro Tiradentes esquartejado foi pintado por Pedro Américo, que presenciou a morte do mártir?

O quadro é de 1893 e seu pintor nasceu em 1843. Ou seja, Pedro Américo não só não presenciou a morte de Tiradentes como não era nem mesmo nascido quando ela ocorreu, em 1792. O pintor exaltava os sentimentos nacionalistas em suas obras, como é perceptível no famoso quadro O grito do Ipiranga. Com o fim da monarquia, perde o cargo de pintor oficial e decide pintar uma série de quadros sobre o movimento mineiro buscando recuperar o apoio do governo. A série não aconteceu, mas o quadro Tiradentes esquartejado tornou-se uma das principais obras da história do país.

O corpo do mártir está enterrado no município mineiro de Tiradentes

Não. O que sobrou de seu corpo, foi enterrado em segredo no altar da antiga Capela de Sant'Anna de Sebolas, atual Igreja Nossa Senhora de Sant’Anna de Sebollas, que fica no município de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro."

https://novaescola.org.br/conteudo/4914/9-mitos-e-uma-verdade-sobre-tiradentes-e-a-inconfidencia-mineira

______________

Internet 3

"Tiradentes: mito ou herói?

Com o tempo, sobretudo após a Independência, sua imagem passou a ser usada como símbolo de luta pela liberdade no Brasil, tanto na fase imperial quanto na fase republicana. Na fase republicana, essa construção simbólica foi necessária para dar credibilidade à República, já que todo processo de implantação da mesma foi desprovido de qualquer apoio popular, abrindo aí uma lacuna. Para o historiador José Murilo de Carvalho, autor de A Formação das Almas (Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1ª edição, 1990), “para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro”, alguém que fosse um líder, mas de características também submissas, como exemplo ao povo."

https://www.colegiodosjesuitas.com.br/tiradentes-mito-ou-heroi- 2021/#:~:text=Tiradentes%20n%C3%A3o%20deveria%20ser%20visto, submissas%2C%20como%20exemplo%20ao%20povo.

J B Pereira e https://educacao.uol.com.br/noticias/2022/04/21/15-curiosidades-sobre-tiradentes-que-voce-nao-aprendeu-na-escola.htm?cmpid=copiaecola e outros sites
Enviado por J B Pereira em 21/04/2022
Código do texto: T7500163
Classificação de conteúdo: seguro