Cultivem o respeito a todas as mulheres... ----- Países da África GEOGRAFIA 2021

Cultivem o respeito a todas as mulheres: criaturas e filhas de Deus sempre! Tenham o amor a Deus e orem pelas mulheres e famílias.

Cultivem o respeito a todas as mulheres: criaturas e filhas de Deus sempre! Tenham o amor a Deus e orem pelas mulheres e famílias.

Fique com Deus e as luzes de Jesus estejam fortes sobre todo seu lar e sua vida toda...

Vejam a imagem de mulher em REVISTA DA SEMANA. 1922.

per025909_1922_00036.pdf

http://memoria.bn.br/pdf/025909/per025909_1922_00036.pdf

______________

1 Coríntios 6:13-20

https://www.recantodasletras.com.br/oracoes/7201547

____________

Países da África GEOGRAFIA 2021

"Os países da África são as nações cujos territórios encontram-se no continente africano e distribuem-se em grandes regiões: África Central; África Meridional; África Setentrional; África Ocidental; e África Oriental. Juntos, esses países compreendem uma área de aproximadamente 30 milhões de km2. Nesses territórios, vivem mais de um bilhão de pessoas que se diferenciam étnica e culturalmente. A história dos países da África está intrinsecamente ligada à história da humanidade.

Muitos desses países ainda são subdesenvolvidos, apresentando precariedade em diversos setores, como na saúde e na educação, e suas políticas públicas por vezes são ineficientes. Muitos africanos vivem marginalizados em meio à miséria e à subnutrição. Por outro lado, nesse mesmo continente, contrastando com essa realidade de subdesenvolvimento, há países de grandes economias e outros em grande ascensão.

Leia também: Países da Europa: lista, bandeiras, mapa

Lista de países da África e suas capitais

África do Sul (Cidade do Cabo)

Guiné-Bissau (Bissau)

Quênia (Nairóbi)

Angola (Luanda)

Guiné Equatorial (Malabo)

República Centro-Africana (Bangui)

Argélia (Argel)

Ilhas de Madagascar (Antananarivo)

República Democrática do Congo (Kinshasa)

Benin (Porto Novo)

Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)

República do Congo (Brazzaville)

Botsuana (Gaborone)

Ilha de Comores (Moroni)

República de Maurício (Port Louis)

Burkina Faso (Ouagadougou)

Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)

Ruanda (Kigali)

Burundi (Gitega)

Ilhas Seychelles (Victoria)

Senegal (Dacar)

Camarões (Yaoundé)

Lesoto (Maseru)

Serra Leoa (Freetown)

Chade (N'djamena)

Libéria (Monróvia)

Somália (Mogadíscio)

Costa do Marfim (Abidjan)

Líbia (Tripoli)

Eswatini (Lobamba)

Djibouti (Djibouti)

Malauí (Lilongwe)

Sudão (Cartum)

Egito (Cairo)

Mali (Bamako)

Sudão do Sul (Juba)

Eritreia (Asmara)

Marrocos (Rabat)

Tanzânia (Dodoma)

Etiópia (Addis Abeba)

Mauritânia (Nouakchott)

Togo (Lomé)

Gabão (Libreville)

Moçambique (Maputo)

Tunísia (Tunes)

Gâmbia (Banjul)

Namíbia (Windhoek)

Uganda (Kampala)

Gana (Acra)

Níger (Niamey)

Zâmbia (Lusaka)

Guiné (Conacri)

Nigéria (Abuja)

Zimbabue (Harare)

Saiba também: Países da Oceania: quais são, capitais, curiosidades

Quantos países há na África

Ao todo são 54 países que compõem o continente africano. Desse total, 48 são países continentais e seis insulares. Há também alguns territórios que ainda não foram reconhecidos como países, por exemplo: Somalilândia, Mayotte, Azawad, Cabinda, Ogoniland, Barotseland e República Árabe Saharaui Democrática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Regiões da África

A África é considerada o berço da humanidade, muitas teorias acreditam que esse foi o primeiro continente a ser habitado por humanos. Há indícios de que a região Setentrional da África seja a mais antiga de todo o mundo.

A África é um continente numeroso em termos de países bem como de população. O território foi dividido de acordo com a colonização feita por europeus, como os franceses, portugueses e espanhóis. Essa divisão claramente levou em consideração os interesses dos colonizadores. Os países estão distribuídos em cinco grandes regiões e agrupados segundo características semelhantes, entre elas geográficas, políticas, econômicas ou culturais.

O continente africano é dividido em cinco grandes regiões.

O continente africano é dividido em cinco grandes regiões.

→ África Setentrional

A região da África Setentrional, conhecida também como Norte da África, localiza-se ao norte do continente, correspondendo às áreas de países como Líbia, Argélia, Egito, Sudão, Marrocos e Tunísia. Essa região encontra-se próxima ao Mar Mediterrâneo, e nas regiões de maior umidade concentram-se o maior número de habitantes. Juntos, os países dessa porção do continente fazem parte da Liga Árabe — organização regional entre países árabes fundada em 1945.

→ África Meridional

A região da África Meridional, também conhecida como África Austral, encontra-se na porção sul do continente africano. Abrange os territórios de países, como Zimbábue, África do Sul e Botsuana. Essa região é limitada pelo Oceano Índico na porção leste e pelo Oceano Atlântico na porção oeste. Sua economia destaca-se pelos minérios, como o ouro e o cobre, e também pela agricultura, com o cultivo de café, fumo e cana-de-açúcar.

→ África Central

A região da África Central encontra-se no centro do continente africano e corresponde às áreas dos países República Democrática do Congo, Chade, Gabão, República do Congo, Camarões e Angola, entre outros. A leste, essa região está limitada pela África Oriental, e a oeste, pelo Oceano Atlântico.

→ África Ocidental

A região da África Ocidental encontra-se a oeste do continente africano e corresponde aos territórios dos países Nigéria, Níger, Mali, Senegal, Mauritânia, Gana, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné, Libéria, Serra Leoa, entre outros. Essa porção da África encontra-se entre o deserto do Saara e o Golfo da Guiné. Nas regiões próximas ao Saara, há menor concentração populacional devido às condições climáticas que não favorecem o seu desenvolvimento.

→ África Oriental

A região da África Oriental encontra-se na porção leste do continente africano e corresponde aos territórios dos países Etiópia, Quênia, Sudão do Sul, Tanzânia, Somália, Zimbábue, Uganda, Moçambique, Eritréia, Ilhas de Madagascar, entre outros. A África Oriental localiza-se especificamente entre a região da Bacia Hidrográfica do Congo e o Oceano Índico. Essa é uma das regiões de maiores problemas sociais.

Bandeiras dos países da África

Bandeiras dos países da África.

Bandeiras dos países da África.

Países da África que falam a língua portuguesa

Alguns países da África foram colonizados por Portugal, e por isso a população desses tem como uma de suas línguas o português. São eles:

Angola

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Guiné-Equatorial

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Mapa dos países da África

Mapa países da África. [1

Mapa países da África. [1]

Leia também: Mapa do Brasil: estados, capitais regiões

Países mais e menos desenvolvidos da África

Sabemos que muitos países do continente africano apresentam baixo desenvolvimento ao passo que há também grandes economias que se encontram em ascensão e oferecem melhores condições de vida para a sua população.

Em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano, que demonstra a questão da qualidade de vida com relação a três principais indicadores — educação, saúde e renda —, temos um ranking de países da África. Quanto mais próximo de 1, melhores são os indicadores sociais de um país, e quanto mais próximo de 0, maiores são os problemas sociais enfrentados. Veja os países com os melhores e piores IDH:

Países com alto desenvolvimento humano:

1) Ilhas Maurício: 0,777

2) Ilhas Seichelles: 0,772

3) Argélia: 0,736

4) Líbia: 0,724

5) Tunísia: 0,721

Veja mais: O que é PIB?

Países com baixo desenvolvimento humano:

1) Níger: 0,348

2) República Centro-Africana: 0,350

3) Eritreia: 0,391

4) Chade: 0,392

5) Burundi: 0,400

Crédito de imagem

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Por Rafaela Sousa

Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Países da África"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-da-africa.htm. Acesso em 13 de março de 2021.

J B Pereira e https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-da-africa.htm
Enviado por J B Pereira em 13/03/2021
Reeditado em 14/03/2021
Código do texto: T7206157
Classificação de conteúdo: seguro