Jovens, com Maria, rumo à JMJ do Panamá em 2019 - Panamá - janeiro de 2019

“Sal da Terra, Luz do Mundo”

é aqui em Vatican News,

Notícias do Vaticano, em língua portuguesa.

Ouça o audio sobre A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO!

PANAMÁ

JORNADA MUNDIAL

____________________

Aproximadamente 172.000 resultados (0,40 segundos)

Resultados da pesquisa

Jovens, com Maria, rumo à JMJ do Panamá em 2019 - Vatican News

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-03/jmj-do-panama-em-2019.html

1 de mar de 2018 - A Mensagem do Papa Francisco para este dia é mais um passo “na ... até ao encontro do Panamá, procurando “a intercessão de Maria, a jovem de Nazaré, ... será um dom para os outros e se tornará única” – escreve o Papa ...

_______________

Na Mensagem do PAPA FRANCISCO para a

XXXIII Jornada Mundial da Juventude,

o Papa interpela os jovens a procurarem

“a intercessão de Maria,

a jovem de Nazaré”.

Rui Saraiva - Porto

A XXXIII Jornada Mundial da Juventude vai ter lugar no Domingo de Ramos, dia 25 de março neste ano de 2018.

A Mensagem do Papa Francisco para este dia é mais um passo

“na preparação da jornada internacional que se realizará no Panamá em janeiro de 2019”,

num percurso que em outubro de 2018 terá um muito significativo momento: a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos

sobre o tema:

Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude de dia 25 de março, de 2018, Domingo de Ramos, uma frase do Evangelho de Lucas: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30). O Santo Padre recorda aos jovens, na sua Mensagem, o percurso mariano proposto para a caminhada até ao encontro do Panamá, procurando “a intercessão de Maria, a jovem de Nazaré, que Deus escolheu como Mãe do seu Filho”.

Não temas

«Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus» (Lc 1, 30). Estas são “as palavras que o mensageiro de Deus, o arcanjo Gabriel, dirigiu a Maria, uma jovem simples duma pequena povoação da Galileia” que perante esta “inesperada aparição” ficou preocupada e “surpreendida” – escreve o Papa na sua Mensagem recordando que “Maria, como outras personagens da Sagrada Escritura, treme perante o mistério do chamamento de Deus”. Francisco interpela os jovens afirmando que “Deus lê também no nosso íntimo”.

O Papa afirma na sua Mensagem que hoje existem nos jovens muitos medos, dúvidas e preocupações e propõe-lhes uma atitude para conviver com as dúvidas “que se aglomeram” no “coração”: a atitude do “discernimento”. Uma atitude de reflexão ativa que deve passar por interrogações pessoais, olhando para dentro de si mesmo:

O discernimento pode ajudar a superar os medos, pode ajudar a buscar a própria vocação, pode ajudar a fazer “o silêncio para escutar a voz de Deus que ressoa na consciência” e pode ajudar ao “diálogo com os outros, nossos irmãos e irmãs na fé” – afirma o Papa pedindo aos jovens que não percam a prazer de viver com os outros na amizade:

“Nunca percais o prazer de gozar do encontro, da amizade, o prazer de sonhar juntos, de caminhar com os outros. Os cristãos autênticos não têm medo de se abrir aos outros, de compartilhar os seus espaços vitais transformando-os em espaços de fraternidade. Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone. Abri de par em par as portas da vossa vida! Os vossos espaços e tempos sejam habitados por pessoas concretas, relações profundas, que vos deem a possibilidade de compartilhar experiências autênticas e reais no vosso dia-a-dia” – escreve o Santo Padre.

Maria

“« Eu chamei-te pelo teu nome» (Is 43, 1). O primeiro motivo para não temer é precisamente o facto de Deus nos chamar pelo nome” – é com esta constatação que o Santo Padre sublinha na sua Mensagem aos jovens que “dar nomes é próprio de Deus”. Na obra da criação Deus “chama à existência cada criatura com o seu nome” – diz o Papa assinalando que “por trás do nome, há uma identidade, aquilo que é único em cada coisa, em cada pessoa, aquela essência íntima que só Deus conhece profundamente”.

(...)

O Santo Padre assinala que os jovens precisam de “sentir que alguém tem verdadeiramente confiança” neles e declara aos jovens:

“ Sabei que o Papa confia em vós, que a Igreja confia em vós! E vós, confiai na Igreja! ”

O Papa convida os jovens a contemplarem o amor de Maria frisando que é “um amor solícito, dinâmico, concreto. Um amor cheio de audácia” – acrescenta Francisco assinalando que este é “um amor que se torna serviço e dedicação, sobretudo pelos mais fracos e os mais pobres, que transforma os nossos rostos e nos enche de alegria”.

No final da sua Mensagem, o Papa Francisco exorta os jovens

a responderem à vocação que cada um tem na sua vida

e convida todos os jovens a prepararem-se para

a JMJ de 2019 no Panamá declarando:

“ - A JMJ é para os corajosos!

- Não para jovens que procuram

apenas a comodidade,

recuando à vista das dificuldades.

- Aceitais o desafio? ”

___________________

Nossa Senhora desatadora dos nós

Leia mais sobre Maria

Este quadro foi pintado por um artista alemão, Johann Schmittdner, em 1700, movido por uma inspiração bíblica. O painel de 1,10 metro de largura por 1,82 metro de altura, encontra-se na pequena capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Ausburg, Alemanha. Para pintá-lo, o artista inspirou-se nos seguintes dizeres do século III: "Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou". Esse pensamento é de Santo Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano de 202.

Nesse belíssimo quadro, Maria é representada como a Imaculada Conceição. Ela está situada entre o céu e a terra, e o Espírito Santo derrama suas luzes sobre a Virgem. Em cima de sua cabeça estão doze estrelas, que significam as doze tribos de Israel e o número de apóstolos, por quem, após a morte de Jesus, foi chamada de Mestra nas dúvidas, consoladora nas angústias e fortaleza nas perseguições.

Neste quadro, Ela surge exatamente conforme São João relatou em Apocalipse 12 : "Um grande sinal do céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas." Outro ponto marcante no quadro é o manto azul que Maria está usando. A veste parece estar em movimento e simboliza a glória que reveste a Rainha no céu. Ao vê-la tão bela e gloriosa, os anjos perguntaram: "Quem é esta que surge qual aurora nascente, bela como a lua, refulgurante como o sol, imponente como um exército formando uma batalha ?"

Maria também esmaga com os pés a cabeça de uma serpente, símbolo das forças do mal. Isso porque Ela recebeu do céu o poder de vencer os demônios.

Ainda no quadro, um dos anjos entrega à Maria uma faixa com nós maiores e menores, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original, nossos pecados cotidianos e suas conseqüências que impedem que as graças frutifiquem livremente em nossa vida. Na parte inferior da pintura há um anjo segurando uma faixa que cai livremente. Mais abaixo, simbolizando a escuridão que domina a Terra, a pintura se mostra bem escura. Nesse breu pode ser visto um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Dizem que trata-se do arcanjo Rafael que acompanha Tobias figura bíblica do Antigo Testamento) e o ajuda a encontrar-se com Sara, sua esposa escolhida por Deus.

Segundo dizem alguns biógrafos, essa história está no quadro para mostrar que Maria Desatadora dos Nós concede inúmeras graças no casamento e promove a reconciliação das famílias.

Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.

Oração a Nossa Senhora Desatadora dos nós

Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante os dias de tua vida aceitastes com toda a humildade a vontade do Pai, e o Maligno nunca foi capaz de envolver-lhe com suas confusões. Junto a Teu Filho, intercedestes por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos destes exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. E, ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais claros os laços que nos unem ao Senhor. Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, te pedimos que recebas em tuas mãos a(o).......... e que a(o) livres das amarras e confusões com que a(o) castiga aquele que é nosso inimigo. Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O Louvemos em todas as coisas, coloquemos Nele nossos corações e possamos Servi-lo sempre através dos nossos irmãos. Amém!

http://www.catequisar.com.br/texto/maria/nsra/06_desatadora.htm

_____________________

Oração de Intercessão à Serva de Deus Madre Cecília

“Ó Deus, que vos manifestastes em vossa serva, Madre Cecília do Coração Maria, por sinais de santidade, na vivência da fé, do amor e da entrega total aos vossos planos – sempre confiante no Coração de Maria – suplicamos-vos concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos... (pede-se a graça) E se for de Vossa Vontade e para glória de Vossa Mãe Santíssima, elevai Madre Cecília à honra dos altares.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.

Fonte: http://www.fcmaria.org.br/site-principal/biografia-madre-cecilia

http://www.nossasenhoravotuporanga.com.br/noticia.php?noticia=769

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-02/mensagem-papa-jmj-2018.html
Enviado por J B Pereira em 08/07/2018
Reeditado em 14/07/2018
Código do texto: T6384323
Classificação de conteúdo: seguro