Dez anos de Facebook: numbers and facts

Há dez anos, surgia a rede social que hoje atinge números incríveis e faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Imagem

Tela de início do Facebook. A rede está no ar há dez anos

O Facebook surgiu no dia 4 de fevereiro de 2004, em um dormitório na Harvard University como uma forma de os alunos ficarem conectados com seus amigos.

São dez anos de comentários, curtidas e compartilhamentos. No início, o Facebook era aberto apenas para os alunos dos dorms da Harvard University. Uma década depois, a gigante rede social tem mais de 1.2 bilhões de usuários ativos por todo o mundo, dentre os quais 81% estão fora dos Estados Unidos e do Canadá.

Imagem

Perfil do Facebook em 2005. Desde então, a rede social já teve inúmeras mudanças em sua interface

Em média, cerca de 757 milhões de pessoas fazem log in no Facebook por dia. Em 2013, o tópico mais comentado, compartilhado e curtido na rede social no mundo foi Pope Francis. Em segundo lugar, foram eleições e, em terceiro, o “royal baby”. O life event que as pessoas mais compartilharam referia-se a status de relacionamentos.

Ainda sobre relacionamentos, nem tudo são flores no Facebook. Um estudo nos EUA descobriu que 80% dos advogados estadunidenses tiveram contato com mais casos de divórcios que envolviam a rede social. Outros estudos afirmam que o uso dessa mídia social pode aumentar a autoestima. Porém, entre jovens adultos, Facebook pode fazê-los sentirem-se mal.

De qualquer forma, quando surgiu, em 2004, não havia preocupação com essas questões psicológicas ou com a segurança do acesso à internet e aos dados dos perfis dos usuários. Com o tempo, isso se fez necessário.

O Facebook começou com apenas alguns jovens estudantes universitários e, hoje, a rede atinge também usuários mais velhos. Uma pesquisa concluiu que a maior taxa de aumento no número de usuários está na faixa etária de 65 anos ou mais.

Apesar de estar perdendo um pouco de espaço para outras mídias sociais, como o Snapchat, ao final de 2013, o Facebook contava com 11 bilhões de dólares em investimento.

http://www.clickideia.com.br/sg/clicknews.php?hash=mlLY6LswgDTesTio3YQPAgIGFXFw-59h8_Zi6iUOA80=&
Enviado por J B Pereira em 13/02/2014
Código do texto: T4689958
Classificação de conteúdo: seguro