O Panda
A muito tempo atrás em algum lugar numa grande floresta, vivia um grande urso panda a se cuidar. Os invernos eram rigorosos, silenciosos e mortais, o panda como os outros ursos tinha de se alimentar muito bem para sobreviver ao longo inverno. Apesar de ser um urso como os outros, aquele não era mesmo o seu lugar, pois o unico panda ele era. Entre folhas e galhos de bambu, dos quais muitos haviam, as mordidas e patadas no urso nas plantas ecoavam entre as paredes de uma caverna proxima ao leito do lago. Entre uma de suas refeições habituais, o jovem urso começou a refletir e se perguntar:
- Hora! Que vida solitaria é a minha, que triste sou por estar rodeado de ursos, porém nenhum como eu.
Não muito longe dali um tigre branco estava a matar a sua sede próximo ao rio. Ao ouvir a indagação do urso, chegou perto e começou a ouvir o jovem panda.
- Olha só este rio, tão calmo e cheio de vida. Tantos peixes iguais, que vivem a sua vida tranquilamente, seguindo a lei da parceiria.
- Se assim não fosse, eles não sobreviveriam.
O tigre ao ver tanta depressão nas palavras do urso, começou a rir:
- Hey amigo! Para que tudo isso hein? Te fará mais feliz ficar se lamentando? Um urso reclamando da vida mansa, eu já vi de tudo mesmo...
- Como pode dizer algo tigre? Olhe para você! Você é branco!
- Assim como você, o que tem de mais nisso?
- Seus parceiros são alaranjados horas!
- Mesmo assim ainda são tigres, não são?
- São, porém diferentes de você.
- Hora rapaz! Não vejo mal nisso.
- De todo modo, sou o unico panda nesta floresta. Me sinto sozinho e rejeitado.
- Reijeitado? Sério? Nunca havia notado isso...
O Panda se levantou e partiu para o outro lado para conseguir mais folhas de bambu, enquanto caminhava, o Tigre o acompanhava.
- Diga-me rapaz, porque está triste? Você é um urso! O responsavel por botar moral neste pedacinho do céu.
-Olhe para mim e você verá. Sou o unico Panda daqui!
- Então me diga, você ja foi rejeitado pelos outros?
- Sim, varias vezes.
- E o que você fez?
- Nada.
Os dois ao chegar no outro lado, se sentam a sombra de uma grande árvore.
- Veja bem, você é diferente por um proposito. Você não veio parar aqui por mágica, ou veio?
- Acho que não.
- Eu sou um Tigre branco, e por ser diferente, sou tratado como rei.
- Onde quer chegar com tudo isso felino?
- Simples, se você não faz a diferença onde você mora, onde irá irá fazer?
- Não irei? Não seria mais fácil procurar o meu bando?
- De qualquer modo, ficar reclamando não muda nada.
- Mas...
- Bem, acho que você aprendeu uma lição. Tenho que voltar para o meu canto.
O urso então voltou a comer, ele sabia muito bem da vida mansa que tinha. Depois da visita do Tigre em nada ele mudou, afinal ninguem pediu a opnião dele. O Urso por sua vez era apenas um filosofo a pensar em sua situação em meio ao seu ambiente. O Jovem panda continuou comendo e sobreviu ao inverno rigoroso. O Tigre que tanto se entrometia nos pensamentos dos outros, não conseguiu sobreviver pois pensava demais em ajudar os outros que não conseguiu se ajudar.
No fim do inverno alguns ursos Panda voltaram para o leito do lago e o jovem urso continuou a sua rotina e suas reflexões.