Diário de um Formando - parte I I

AS FUNÇÕES

A entrevista começa, estou na frente de 5 avaliadores, e junto a mim estão nove pessoas. Uma hora depois e saio contratado, chego a não acreditar, finalmente, após seis anos na faculdade, varios periodos como escraviário, tantas noites em claro estudando e fazendo trabalhos universitários, finalmente fui recompensado com um emprego, exercendo a mais alta função de .... Fachineiro......

Sei o que está pensando agora, fachineiro, afinal é uma função honrada como qualquer outra, e é assim que saio da sala, contratado e vendo oportunidades nisso, até que Luiz se aproxima de mim e começa a reclamar.

Caramba, mas que injustiça fizeram com você, porque você não desiste? Tem muitos outros empregos por ai.

Pois é – digo eu – Mas, eu posso subir na empresa de algum lugar.

NESSA EMPRESA AQUI? - diz ele com ironia – Sem chance, isso é uma multinacional, onde o dono não sabe nem que você existe, isso é o mundo real rapaz.

Concordo – digo isso desanimado, quando uma visão me surpriende, é ela, aquela que vi na fila, linda, sorrindo, e com a ficha de contratação, pois é, ela “está dentro”, mas, nunca vou conseguir nada aqui mesmo.

Ês que nesta hora, Daniel bate em minhas costas e com alegria vem falando.

Meus parabéns, talvés no começo seja difícil, mas é uma função nobre que lhe ensinará humildade, e assim quando subir na vida saberá por onde começou.

É, tem razão – digo eu com um sorriso no rosto, mais com a intensão de ser notado por ela do que por ficar feliz com este pensamento.

Vou para casa, pego lapis e papel, e como um bobo, passo a noite tentando rabiscar a aparência dela. Logo amanhece, estou morto de sono e tenho que ir para o primeiro dia no trabalho, mais que droga – penso eu – porque não dormi?.

Saio em disparada, nem tomo meu café, enfrento meu matinal ônibus lotado, com toneladas de gente se amultuando e esfregando seu suor em você, o calor humano é uma maravilha. Chego eu ao meu destino, suado, despenteado, desarrumado, ou seja, o normal de todo trabalhador. Sigo diretamente para sala onde haverá uma apresentação, entro de supetão, e só pra variar todos olham para mim, e o psicólogo diz:

Bom dia senhor atrazado, queira se sentar e acompanhar o final das apresentações.

Pois é, em meio a rizos, sento-me. Infelizmente meu atrazo me fez perder a aprensentação daquela bela moça, e fico sabendo que Luiz será Assistente Administrativo, enquanto Daniel trabalhará no Recursos Humanos, fico conhecendo também o meu Chefe da Limpeza, meu Supervisor, meu Chefe de Setor, meu Gerente e meu Diretor, cada um ocupando seu devido papel na feliz escravisação dos pobres nescessitados.

EE Martins
Enviado por EE Martins em 28/04/2009
Código do texto: T1564710
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.