A Assembleia dos Vegetais Comestiveis

A Assembleia dos Vegetais Comestíveis

Esta linda vegetal assembleia, reuniu com pompa e circunstancia, sob a presidência de dona Salsa Verde, dona Hortelã Mourisca, muito cheirosa e do senhor Coentro Aromático

Dona Salsa, abriu os trabalhos e escutou de todos os vegetais, os assuntos daquela grande reunião. Assim, naquela manhã fresca e cheia de sol, mas não muito quente; para não fazer murchar a frescura, destes distintos vegetais, em que se discutiu, quem tinha mais e melhores propriedades, para a alimentação do homem, rei da natureza.

D. Batata, pediu a vegetal palavra, para demonstrar que era ela Batata; sou eu que alimento melhor o homem e até outros animais, pois vou à mesa do homem em sopas, assados, em saborosos purés e de muitas outras formas, que o homem nunca dispensa.

D. Abóbora pediu para si a preferência, pois sou eu, que dou o melhor sabor às sopas, dou o colorido lindo à comida, e se for feita em doce serei divinal.

O senhor Nabo, pediu atenção, porque era ele que dava o melhor sabor aos alimentos, e não crio gorduras tão prejudiciais ao organismo, fazendo parte das grades dietas, e se eu não existisse, a vida não tinha sabor!

Também o senhor Feijão, botou palavra e logo se exibiu. Sou eu que enriquece os melhores manjares, dos pobres e até dos ricos, nas sopas sou delicioso, faço bom puré e não há feijoada, sem que o compadre feijão não entre. E em verde sou o melhor; podem crer!

D Cenoura, Muito colorida entra afirmando; eu sou a maior, pois minha cor é uma loucura, crua ou cozinha, sou sempre boa, dou saúde e vitaminas, a todo o corpo e até dizem, que quem comer cenoura fica com os olhos bonitos. Fico bem nos assados, quer sejam carne ou peixe. Junta ao doce açúcar, sirvo como tratamento para a tosse, e em doce, não deixo de ter quem me aprecie.

O senhor Arroz, exaltou seus préstimos, pois em todo o mundo sou apreciado, mas é no Oriente, onde me dão mais valor, pois sou o prato diário. Nos acompanhamentos de carne ou peixe, no marisco sou indispensável, para não esquecer, que feito como arroz doce, com casca de limão e canela, tornome tão apreciado.

O senhor Milho, também diz ser muito apreciado, e cada vez mais sou usado em culinária, mas moído em farinha era a delícia dos pobres!

As outras hortaliças menores, fazendo uma frente unida, também reivindicaram seus atributos, nas simples sopas e acompanhamentos, como guarnições.

As frutas todas, exigiram que mesa da assembleia, as aceitassem como complementos, pois são essenciais na alimentação e fornecimentos de vitaminas naturais, sendo isso considerado como útil!

Depois desta vegetal discussão, foi aprovado, darem o devido valor e apreciação por espécies, pois todos são tão preciosos ao homem e assim, sem guerras vegetativas nem ofensas vitamínicas, resolveram continuar a servirem de alimento ao homem, que as planta e cuida, para seu proveito em cada dia. Aprovado por unanimidade pela assembleia dos vegetais:

J. Rodrigues 09/12/2007

Galeano
Enviado por Galeano em 09/12/2007
Código do texto: T771523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.