BETINHO E LUÍSA - SKATE TAMBÉM É FÍSICA
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Betinho anda meio sem ideia para desenvolver seus projetos. Não está encontrando nada legal para fazer experiências de Física. A amiga Luísa também não está inspirada. Eles têm dois dias para encontrar alguma coisa, testar e postar no YouTube, no canal que criaram para mostrar como a Física está presente no dia a dia.
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Ele resolve caminhar um pouco pela cidade em busca de alguma inspiração. Está queimando os miolos e não está saindo nada de bom. Ele suspira de tédio. Se não encontrar nada, pelo menos faz uma caminhada, vê um pouco o movimento da cidade. Já está valendo, pensa. Perto da sua casa tem uma feira e algumas quadras de esportes, com meninos de sua idade jogando bola. Ele resolve bater ponto por lá.
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Betinho senta num banquinho, pega o celular e começa a olhar aleatoriamente alguns vídeos. À sua frente há um grupo de garotos jogando futsal na quadra. Não chamam muito à sua atenção. Um pouco mais à direita há uma pista e há uns quatro adolescentes com skates. Nenhum deles está fazendo manobras. Estão conversando. Parecem esperar alguém para começar.
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Betinho resolve chegar mais perto. Quer ver as manobras, mas não quer interagir com os estranhos. Quer ser um tipo de torcedor solitário a observar. Na hora ele percebe que sua ideia pode estar ali. Liga para Luísa e a convida para vir correndo até a praça da feirinha. Ela tenta questionar, mas ele diz que quando ela chegar vai entender. Em dez minutos, Luísa chega, suada, em sua bicicleta.
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- Espero que seja algo importante, que não tenha feito eu perder meu precioso tempo à toa, “Seu Betinho”! – brada, meio brincando Luísa, com seu já conhecido rompante de brava.
- Relaxa, magrela, fica calma aí que você vai ver – responde Betinho.
Ele aponta para a pista onde estão os garotos e garotas. Agora são seis. E eles estão começando a fazer manobras no skate. Luísa franze a testa, sem entender.
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- Me trouxe aqui para ver esses guris caindo de skate? – pergunta.
- Não! Quer dizer, sim, também – diz Betinho, rindo.
- Não entendi!
- O skate, Luísa, é um esporte que se utiliza muito dos fundamentos da Física. E pouca gente fala sobre isso. Acho que dá para falarmos sobre isso no nosso próximo trabalho, que acha?
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Luísa fica calada por um tempinho. Franze a testa, coça a cabeça, olha de novo para a pista. Resolve falar:
- Certo, certo! Acho que pode ser, sim. Qual seu plano?
- A gente pode pedir a eles para filmarmos as manobras e a gente usa o material no nosso vídeo, explicando a importância da Física em cada ação deles.
- E, claro, que a parte de ir lá e falar com eles é minha, porque sou a única da dupla que tem charme para isso – brinca Luísa.
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Luísa, claro, foi lá e jogou seu charme. Convenceu os garotos e as garotas a se deixarem filmar enquanto voam com seus skates.
- É para o bem da ciência – disse ela, sorrindo.
Betinho se posicionou mais perto e foi colhendo as imagens. Um tombo aqui, outro ali, mas também alguns saltos bonitos, algumas manobras de verdadeiros campeões.
- Não coloquem a parte dos meus tombos – disse um menino ruivo, de seus 12 anos.
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Luísa está eufórica. Está convencida que o material dará um ótimo tema para eles abordarem no vídeo, no experimento de Física.
- Betinho, estou já até vendo nosso trabalho feito: “Sir Isaac Newton anda de skate!”, que tal como título?
- Muito sensacionalista, Luísa, muito! Mas gostei! – responde Betinho.
- Essa parte deixa com a mamãe aqui, que de marketing eu entendo – se gaba Luísa.
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- A parte da ciência de verdade então deixa com o papai aqui, que de Física eu entendo! – provocou Betinho.
- Está insinuando, “pequeno Alberto”, que sou uma blogueirinha e não uma cientista séria, é isso? – questiona, Luísa, entrando na brincadeira.
- Não estou insinuando nada. Estou apenas dizendo que “eu” entendo de Física, mais nada. Mas se a carapuça serviu...
- Deixa de lereia e vamos trabalhar, Betinho, filme direito aí – ordeno Luísa, se colocando na liderança.
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Horas após terem o material filmado, os dois foram ao laboratório para transformar a matéria bruta em ciência.
- Pensando aqui, Luísa... Acho que fica interessante se você narrar os fatos científicos enquanto mostramos as imagens.
- Claro que sim! Além de cientista das boas, sou uma estrela da internet!
- Haha, muito engraçado – zombou Betinho.
- Vamos abordar as leis de Newton? – quis saber Luísa.
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Com ar de professor, Betinho passa a abordar a questão:
- Já podemos começar dizendo que só o fato de alguém andar de skate já cumpre a terceira lei de Newton, que é: para cada ação, há uma reação igual e oposta. Aí a gente explica usando as imagens, que tal?
- Sim, sim, aí a gente explica usando uma imagem da menina de trancinha, que deu aquele salto bem caprichado. Ela arrasou!
- Pode ser, serve – disse Betinho, sem entusiasmo com a parte esportiva do projeto.
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- Aí eu digo com a minha voz de locutora: tudo que sobe, desce. E todos ficarão maravilhados com minha sabedoria! – zomba Luísa.
- É mais ou menos isso. Mais para a parte do tudo que sobe, desce e, menos para a parte da voz de locutora!
- Isso quem vai julgar é o público, Betinho. Se limite a fazer seu trabalho aí. Deixe minha estrela brilhar! – Disse Luísa, com tom de atriz no palco.
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- Você vai dizer também, Luísa, que é na mesma terceira lei de Newton, que o peso do skatista empurra o skate na direção do chão quando o atleta faz um salto. E que o mesmo peso o lança de volta com a mesma força para o chão – ensinou Betinho.
- Você está com cara de professor velho e chato, Betinho. Mas gostei, combina com a sua falta de charme – zombou Luísa.
- Lembrarei desse insulto quando estiver fazendo a lista de convidados para me verem receber o prêmio Nobel...
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Após mais algumas provocações de lado a lado, Betinho e Luísa passam alguns minutos pesquisando nos livros de Física algumas informações.
Luísa, com um livro grande na mão, começa a traduzir, imaginando o skate:
- Olha só, Betinho: sempre que o skatista está no ar ele está sob o domínio de algumas forças físicas como empuxo, sustentação, arrasto e peso.
- O que seria esse tal de empuxo? – quer saber Betinho.
- Vou explicar, tolinho. É a força que move o skate pra frente, entendeu?
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Betinho entendeu. Ela continua a explicar cada item da lista:
- A sustentação move o skate para cima. Já o arrasto – que você também não sabe o que é, Betinho -, o arrasto do ar empurra o atleta para trás. O peso acho que você sabe, afinal vai ganhar o Nobel... – zombou Luísa.
- Claro que sei, e claro que vou ganhar o Nobel. E você também sabe disso, espertinha.
- Já que não explicou, eu digo: o peso é quando a gravidade puxa tudo para baixo, no caso, o skate.
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- Se continuar uma piadista, sei que a gravidade vai agir também sobre sua carreira de cientista, vai leva-la para o chão – respondeu Betinho.
- Calma, Betinho, paz e amor! – cruzou os dedos Luísa.
- Acho que é bom falarmos muito sobre a lei da gravidade e como ela é importante no skate, que acha? – propôs Betinho, todo sério e concentrado.
- Sim, senhor! Acho fundamental. Câmbio, desligo – continuou zombando Luísa.
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Sem se importar com o humor inesgotável da amiga e colega de ciência, Betinho sugere:
- Para não ficar chato o assunto, a gente fala que todo skatista sabe que não vai ficar no ar o tempo todo, claro. Que a gravidade vence no final. E o que importa na performance é o que ele faz nesse tempo que está fora do chão.
- E, acrescento, eles não fazem ideia de que estão tendo contato com a Física. Não só com a Educação Física – propõe Luísa.
- A referência ajuda a quebrar o clima mais sério – admite Betinho.
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- Betinho, tem uma parte aqui que pode ficar difícil de explicar no vídeo. Difícil porque é meio confuso.
- Qual parte? – quer saber Betinho.
- Como explicar que quando o skatista está fazendo um giro no ar tem uma força que o empurra para dentro, chamada centrípeta? E que há uma força chamada centrífuga que o empurra para fora?
- Duas palavrinhas bem difíceis, mas acho que é explicando o que é cada uma delas. E juntando isso com as imagens.
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- Então, Betinho, acho que posso tornar isso fácil. Eu uso meu charme mais uma vez e explico com voz bem doce que força centrípeta é a força que age sobre os corpos no movimento circular quando a trajetória faz uma curva.
- Muito bem, guria. E como vai explicar a força centrífuga? Vai dar um salto igual a Fadinha? - questiona Betinho.
- Não, vou continuar usando meu charme, bobinho. Primeiro vou dizer que não é tecnicamente considerada força e blábláblá. Aí no final todos entendem – se diverte Luísa.
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- Vai falar blábláblá para explicar ciência? – questiona Betinho.
- Não, tolinho. Estou usando para você, porque você é o Senhor Sabe Tudo. Para meu público vou explicar que é aquela força exercida nas trajetórias curvas e, que no caso do skate, é o que puxa o atleta para fora. Todos vão me aplaudir, igual aplaudiram a Fadinha na Olimpíada, sacou?
- Nosso público, você quis dizer né?
- Claro, nosso público, se isso te deixa mais feliz – responde Luísa, como sempre com uma pitada de zombaria.
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Os dois jovens cientistas chegam a um acordo e conseguem finalizar o vídeo. Postam na internet e agora esperam que muita gente possa ver e aprender um pouco de Física.
Betinho aproveita para tirar um sarro com Luísa:
- Já que você agora é a musa dos skatistas, por que não se arrisca e tenta aprender?
- A andar de skate?
- Sim, a andar de skate. A cair de skate – zomba Betinho.
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- Você está por fora, meu “pequeno Alberto”! Quem disse que não sou craque no skate? – questiona Luísa.
- Você? Craque no skate? Pago para ver!
- Há muita coisa sobre mim que você não sabe – diz Luísa, tirando o celular do bolso e mostrando para Betinho algumas fotos dela na pista, fazendo manobras com a turma.
Betinho está chocado com o que vê:
- Você é cheia dos truques, mais do que a Fadinha!