BETINHO E LUÍSA - SKATE TAMBÉM É FÍSICA

01

Betinho anda meio sem ideia para desenvolver seus projetos. Não está encontrando nada legal para fazer experiências de Física. A amiga Luísa também não está inspirada. Eles têm dois dias para encontrar alguma coisa, testar e postar no YouTube, no canal que criaram para mostrar como a Física está presente no dia a dia.

02

Ele resolve caminhar um pouco pela cidade em busca de alguma inspiração. Está queimando os miolos e não está saindo nada de bom. Ele suspira de tédio. Se não encontrar nada, pelo menos faz uma caminhada, vê um pouco o movimento da cidade. Já está valendo, pensa. Perto da sua casa tem uma feira e algumas quadras de esportes, com meninos de sua idade jogando bola. Ele resolve bater ponto por lá.

03

Betinho senta num banquinho, pega o celular e começa a olhar aleatoriamente alguns vídeos. À sua frente há um grupo de garotos jogando futsal na quadra. Não chamam muito à sua atenção. Um pouco mais à direita há uma pista e há uns quatro adolescentes com skates. Nenhum deles está fazendo manobras. Estão conversando. Parecem esperar alguém para começar.

04

Betinho resolve chegar mais perto. Quer ver as manobras, mas não quer interagir com os estranhos. Quer ser um tipo de torcedor solitário a observar. Na hora ele percebe que sua ideia pode estar ali. Liga para Luísa e a convida para vir correndo até a praça da feirinha. Ela tenta questionar, mas ele diz que quando ela chegar vai entender. Em dez minutos, Luísa chega, suada, em sua bicicleta.

05

- Espero que seja algo importante, que não tenha feito eu perder meu precioso tempo à toa, “Seu Betinho”! – brada, meio brincando Luísa, com seu já conhecido rompante de brava.

- Relaxa, magrela, fica calma aí que você vai ver – responde Betinho.

Ele aponta para a pista onde estão os garotos e garotas. Agora são seis. E eles estão começando a fazer manobras no skate. Luísa franze a testa, sem entender.

06

- Me trouxe aqui para ver esses guris caindo de skate? – pergunta.

- Não! Quer dizer, sim, também – diz Betinho, rindo.

- Não entendi!

- O skate, Luísa, é um esporte que se utiliza muito dos fundamentos da Física. E pouca gente fala sobre isso. Acho que dá para falarmos sobre isso no nosso próximo trabalho, que acha?

07

Luísa fica calada por um tempinho. Franze a testa, coça a cabeça, olha de novo para a pista. Resolve falar:

- Certo, certo! Acho que pode ser, sim. Qual seu plano?

- A gente pode pedir a eles para filmarmos as manobras e a gente usa o material no nosso vídeo, explicando a importância da Física em cada ação deles.

- E, claro, que a parte de ir lá e falar com eles é minha, porque sou a única da dupla que tem charme para isso – brinca Luísa.

08

Luísa, claro, foi lá e jogou seu charme. Convenceu os garotos e as garotas a se deixarem filmar enquanto voam com seus skates.

- É para o bem da ciência – disse ela, sorrindo.

Betinho se posicionou mais perto e foi colhendo as imagens. Um tombo aqui, outro ali, mas também alguns saltos bonitos, algumas manobras de verdadeiros campeões.

- Não coloquem a parte dos meus tombos – disse um menino ruivo, de seus 12 anos.

09

Luísa está eufórica. Está convencida que o material dará um ótimo tema para eles abordarem no vídeo, no experimento de Física.

- Betinho, estou já até vendo nosso trabalho feito: “Sir Isaac Newton anda de skate!”, que tal como título?

- Muito sensacionalista, Luísa, muito! Mas gostei! – responde Betinho.

- Essa parte deixa com a mamãe aqui, que de marketing eu entendo – se gaba Luísa.

10

- A parte da ciência de verdade então deixa com o papai aqui, que de Física eu entendo! – provocou Betinho.

- Está insinuando, “pequeno Alberto”, que sou uma blogueirinha e não uma cientista séria, é isso? – questiona, Luísa, entrando na brincadeira.

- Não estou insinuando nada. Estou apenas dizendo que “eu” entendo de Física, mais nada. Mas se a carapuça serviu...

- Deixa de lereia e vamos trabalhar, Betinho, filme direito aí – ordeno Luísa, se colocando na liderança.

11

Horas após terem o material filmado, os dois foram ao laboratório para transformar a matéria bruta em ciência.

- Pensando aqui, Luísa... Acho que fica interessante se você narrar os fatos científicos enquanto mostramos as imagens.

- Claro que sim! Além de cientista das boas, sou uma estrela da internet!

- Haha, muito engraçado – zombou Betinho.

- Vamos abordar as leis de Newton? – quis saber Luísa.

12

Com ar de professor, Betinho passa a abordar a questão:

- Já podemos começar dizendo que só o fato de alguém andar de skate já cumpre a terceira lei de Newton, que é: para cada ação, há uma reação igual e oposta. Aí a gente explica usando as imagens, que tal?

- Sim, sim, aí a gente explica usando uma imagem da menina de trancinha, que deu aquele salto bem caprichado. Ela arrasou!

- Pode ser, serve – disse Betinho, sem entusiasmo com a parte esportiva do projeto.

13

- Aí eu digo com a minha voz de locutora: tudo que sobe, desce. E todos ficarão maravilhados com minha sabedoria! – zomba Luísa.

- É mais ou menos isso. Mais para a parte do tudo que sobe, desce e, menos para a parte da voz de locutora!

- Isso quem vai julgar é o público, Betinho. Se limite a fazer seu trabalho aí. Deixe minha estrela brilhar! – Disse Luísa, com tom de atriz no palco.

14

- Você vai dizer também, Luísa, que é na mesma terceira lei de Newton, que o peso do skatista empurra o skate na direção do chão quando o atleta faz um salto. E que o mesmo peso o lança de volta com a mesma força para o chão – ensinou Betinho.

- Você está com cara de professor velho e chato, Betinho. Mas gostei, combina com a sua falta de charme – zombou Luísa.

- Lembrarei desse insulto quando estiver fazendo a lista de convidados para me verem receber o prêmio Nobel...

15

Após mais algumas provocações de lado a lado, Betinho e Luísa passam alguns minutos pesquisando nos livros de Física algumas informações.

Luísa, com um livro grande na mão, começa a traduzir, imaginando o skate:

- Olha só, Betinho: sempre que o skatista está no ar ele está sob o domínio de algumas forças físicas como empuxo, sustentação, arrasto e peso.

- O que seria esse tal de empuxo? – quer saber Betinho.

- Vou explicar, tolinho. É a força que move o skate pra frente, entendeu?

16

Betinho entendeu. Ela continua a explicar cada item da lista:

- A sustentação move o skate para cima. Já o arrasto – que você também não sabe o que é, Betinho -, o arrasto do ar empurra o atleta para trás. O peso acho que você sabe, afinal vai ganhar o Nobel... – zombou Luísa.

- Claro que sei, e claro que vou ganhar o Nobel. E você também sabe disso, espertinha.

- Já que não explicou, eu digo: o peso é quando a gravidade puxa tudo para baixo, no caso, o skate.

17

- Se continuar uma piadista, sei que a gravidade vai agir também sobre sua carreira de cientista, vai leva-la para o chão – respondeu Betinho.

- Calma, Betinho, paz e amor! – cruzou os dedos Luísa.

- Acho que é bom falarmos muito sobre a lei da gravidade e como ela é importante no skate, que acha? – propôs Betinho, todo sério e concentrado.

- Sim, senhor! Acho fundamental. Câmbio, desligo – continuou zombando Luísa.

18

Sem se importar com o humor inesgotável da amiga e colega de ciência, Betinho sugere:

- Para não ficar chato o assunto, a gente fala que todo skatista sabe que não vai ficar no ar o tempo todo, claro. Que a gravidade vence no final. E o que importa na performance é o que ele faz nesse tempo que está fora do chão.

- E, acrescento, eles não fazem ideia de que estão tendo contato com a Física. Não só com a Educação Física – propõe Luísa.

- A referência ajuda a quebrar o clima mais sério – admite Betinho.

19

- Betinho, tem uma parte aqui que pode ficar difícil de explicar no vídeo. Difícil porque é meio confuso.

- Qual parte? – quer saber Betinho.

- Como explicar que quando o skatista está fazendo um giro no ar tem uma força que o empurra para dentro, chamada centrípeta? E que há uma força chamada centrífuga que o empurra para fora?

- Duas palavrinhas bem difíceis, mas acho que é explicando o que é cada uma delas. E juntando isso com as imagens.

20

- Então, Betinho, acho que posso tornar isso fácil. Eu uso meu charme mais uma vez e explico com voz bem doce que força centrípeta é a força que age sobre os corpos no movimento circular quando a trajetória faz uma curva.

- Muito bem, guria. E como vai explicar a força centrífuga? Vai dar um salto igual a Fadinha? - questiona Betinho.

- Não, vou continuar usando meu charme, bobinho. Primeiro vou dizer que não é tecnicamente considerada força e blábláblá. Aí no final todos entendem – se diverte Luísa.

21

- Vai falar blábláblá para explicar ciência? – questiona Betinho.

- Não, tolinho. Estou usando para você, porque você é o Senhor Sabe Tudo. Para meu público vou explicar que é aquela força exercida nas trajetórias curvas e, que no caso do skate, é o que puxa o atleta para fora. Todos vão me aplaudir, igual aplaudiram a Fadinha na Olimpíada, sacou?

- Nosso público, você quis dizer né?

- Claro, nosso público, se isso te deixa mais feliz – responde Luísa, como sempre com uma pitada de zombaria.

22

Os dois jovens cientistas chegam a um acordo e conseguem finalizar o vídeo. Postam na internet e agora esperam que muita gente possa ver e aprender um pouco de Física.

Betinho aproveita para tirar um sarro com Luísa:

- Já que você agora é a musa dos skatistas, por que não se arrisca e tenta aprender?

- A andar de skate?

- Sim, a andar de skate. A cair de skate – zomba Betinho.

23

- Você está por fora, meu “pequeno Alberto”! Quem disse que não sou craque no skate? – questiona Luísa.

- Você? Craque no skate? Pago para ver!

- Há muita coisa sobre mim que você não sabe – diz Luísa, tirando o celular do bolso e mostrando para Betinho algumas fotos dela na pista, fazendo manobras com a turma.

Betinho está chocado com o que vê:

- Você é cheia dos truques, mais do que a Fadinha!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 11/05/2022
Código do texto: T7513740
Classificação de conteúdo: seguro