VAMOS DESCOBRIR JUNTOS A HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL.

Olá galerinha, hoje vim te contar um pouco da história do Rio Grande do Sul, e como chegamos a ser um estado de Respeito e de lindas tradições. Mas para te contar essa história ireis convidar o meu amiguinho Garibaldino! -Olá Garibaldino, tudo bem? -Tudo bem tia Mila. Preparado para contar a sua aventura pela província do Rio Grande do Sul? A tia Mila pergunta para o Garibaldino. —Tudo certo, tia Mila… Garibaldi Responde. — Então criançada, aqui é o Garibaldino, eu fui convidado pela Tia Mila para contar essa linda história que aconteceu aqui no Rio Grande do Sul, e vou contar para vocês, o porquê comemoramos a semana da Farroupilha? Segue a nossa viagem o porquê comemoramos a Revolução Farroupilha, que foi uma das mais longas revoltas civis brasileiras e que envolveu diversos segmentos sociais — aqui até me lembro do meu Pai Garibaldi que participou desse momento da Guerra dos Farrapos contra o império. Tudo deu início no amanhecer do dia 20 de setembro de 1835. Não posso esquecer de falar que naquela época também tivemos a participação de uma mulher guerreira, que se Chama Anita Garibaldi, essa é a minha família, por isso que estou aqui para falar da história para vocês. Essa data ficou marcado na história do Rio Grande do Sul. E como o da Revolução Farroupilha. Comenta o Garibaldino. Dando uma pausa, a Tia Mila pergunta… —Garibaldino, como é as tradições gaúchas? — Ba tia Mila, para essas crianças lindas vão falar, que aqui no Rio Grande do Sul e até mesmo numa parte de Santa Catarina, tem o famoso Churrasco, hum mm, me deu até fome. —Tia Mila, queres um chimarrão? Pergunta o Garibaldino. —Tia Mila Responde: Um chimarrão aceito sim, mas vamos explicar o que é um chimarrão? Respondeu Garibaldino: — O chimarrão, ou mate, é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul legada pelas culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 70 graus Celsius. Garibaldino continuou, não podemos esquecer das músicas gaúchas. Bem lembrado diz a Tia Mila. Tia Mila pergunta: danças folclóricas gaúchas quais são? Responde o Garibaldino; — As danças ocupam um espaço nobre dentro do tradicionalismo gaúcho. O folclore gaúcho é bastante amplo e diversificado, justamente por sofrer influências de vários povos e culturas. E as músicas tradicionalistas Gaúchasão? Continuo o Garibaldino: Cada música é direcionada respectivas para cada tipo de danças, mas vou falar das danças que existe aqui no nosso Rio Grande do Sul.

• Chimarrita Balão;

• Chote de Duas Damas;

• Chote de carreirinha;

• Chote de Sete Voltas;

• Pau de Fitas;

• Tatu de Volta no Meio;

• Tatu de Castanholas;

• Chula;

• Pezinho;

• Milonga;

• Roseira;

• Dança dos Facões;

• Vanera (vanerão ou limpa banco).

Como estamos vendo, se tem muitas danças tradicionais gaúchas. Um universo bastante rico e diversificado. _Tia Mila, aqui está um pouco do nosso Rio Grande do Sul, quero deixar para você e para as crianças um forte abraço e viva o Rio Grande do Sul.

Assim o nosso amigo Garibaldino se despede, deixando um gostinho de querer mais histórias do Sul.

Autora: Milena Lopes Borba

Milena Lopes Borba
Enviado por Milena Lopes Borba em 15/09/2020
Código do texto: T7064019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.