Lamparina na Região Oeste do Paraná.......*

Na época da colonização do Oeste do Paraná a partir de meados dos anos 50 os pioneiros de Marechal Cândido Rondon e cidades adjacentes aqui chegaram através do incentivo do Governo Estadual que contou com a vinda de imigrantes principalmente dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para trabalhar no região rural , na agricultura. Eis o porquê de vários sobrenomes de diferentes culturas como a dos alemães, italianos, russo-austríacos, poloneses, etc...Um fato curioso acerca da chegada destes pioneiros, imaginem os obstáculos para se chegar dos Estados acima , cada família trazendo seus pertences pessoais e num deles gostaria de citar a Lamparina. Havia vários tipos. E antes da lamparina o uso das velas , imaginem os imigrantes adentrando os locais totalmente estranhos com muito mato, ermo, totalmente escuro pela noite com animais animais como porco do mato, graxaim, porco-espinho etc... , talvez muitos não dispunham de condições financeiras para adquirir uma lamparina, pois tudo era caro, nada era fácil de se comprar, muitos objetos eram também importados. As pessoas tinham de fazer o uso da vela comum e até mesmo de tochas improvisadas. Num trabalho que desenvolvi em meu trabalho percebi que não há diários de viagens. Para mim que havia postado artigos sobre a região seria interessante ouvir relatos de pessoas que têm depoimentos sobre nossa região. Muitos imigrantes já se foram , mas há muitos filhos destes. Estamos com várias gerações jovens se preparando para o futuro e o passado fica cada vez mais distante e nossos jovens e crianças não têm todas as informações realmente vividas e retratadas por sua linhagem ou parentesco.

Porto Mendes, 15 de Junho de 2020 .

From the begining of West Region History since the 50´s the immigrants, families who came to this region of MCRondon and other cities around could count with Paraná State Government encouraging them to come here and explore its lands in the West side to work in Agriculture area. Many of them with different sirnames such as German, Italian, Austrian Russian, Poles, etc.. A curious fact about the arrival of these pioneers by figuring out the obstacles to arrive from the States above, each family bringing their personal belongings , for this reason I would like to mention the Lamp. There were several types. And before the lamp the use of candles, imagine the immigrants entering such strange places with a lot of bush, wilderness, totally dark at night with animals such as bush wild pig, grasshopper, porcupine etc ..., maybe many did not have financial conditions to buy a lamp, because everything was expensive, nothing was easy to buy, many objects were also imported. People had to use the ordinary candle and even improvised torches. Unfortunately it was not registered by immigrants . For me who had posted articles about the region it would be interesting to hear reports from people who have testimonials about our region. Many immigrants are gone, but there are many relatives of them, grandsons, great-grandchildren and so on who have no idea about the immigrants history . We are educating several young generations, preparing them for the future and the past is getting more and more distant and our young people and children do not have all information really lived and portraits of their lineage or kinship. Tha´s the reason I´m here writing this article.

Porto Mendes, Jun15th,2020.

YOSHIE FURUKAWA
Enviado por YOSHIE FURUKAWA em 15/06/2020
Reeditado em 23/05/2021
Código do texto: T6977851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.