Fábula: A Joaninha, O Coelho e O Morcego

FÁBULA

A Joaninha, O Coelho e O Morcego

A Joaninha resolveu fazer uma viagem durante o fim de semana, mas precisaria de alguém para tomar conta da sua casa enquanto estivesse fora. Tomando nota de sua urgente necessidade, decidiu conversar com seus dois vizinhos e escolher qual deles seria o guardião da sua residência.

Na Quinta-Feira, ao sinal dos primeiros raios de sol, a Joaninha visitou, primeiramente, a casa do morcego. Durante a recepção:

- Bom dia, meu caro amigo! Tudo bem?

- Estou bem, Sra. Joaninha. E você? Qual o motivo de inesperada visita?

A Joaninha deu uma boa olhada ao seu redor e achou o ambiente bem desorganizado e escuro. Pensou consigo mesma: Além de ser feio tem, também, uma casa horrível. Jamais deixarei o meu lar sob os cuidados dele. Dialogando com o vizinho, novamente:

- Estou ótima, Sr. Morcego. Só vim ver como você estava. Afinal, devemos visitar nossos vizinhos e amigos. Não é mesmo? Até mais.

Logo em seguida, a Joaninha dirigiu- se até a casa do Coelho. Esta, por sua vez, era uma toca bem organizada e limpa e o dono do local era, também, bem apresentável e bonito.

- Bom dia, meu caro vizinho e amigo! Irei viajar amanhã e retorno na Segunda-Feira. Venho saber se você pode tomar conta da minha casa durante a minha ausência.

- Bom dia, minha amiga! Mas é claro que posso! Pode confiar em mim!

A Joaninha foi arrumar as malas e deixar tudo em ordem para sua viagem.

No dia seguinte, já de bolsas na mão, foi até o Coelho e lhe entregou as chaves da casa.

- Seja um bom guardião. Até mais!

- Pode ficar tranquila. Quando voltar, tudo estará como a senhorita deixou.

Mal esperou a Joaninha dobrar a esquina, o Coelho foi logo pegando toda a mobília e as joias da vizinha. Ele havia alugado um caminhão de mudança e sairia, imediatamente, com todas as riquezas da viajante.

O Morcego, que havia visto a amiga sair de malas, imaginou que ela iria viajar. Percebendo tal movimentação suspeita na casa dela, foi averiguar o que estava acontecendo:

- Olá, Coelho! Por que você está se apropriando dos pertences da Joaninha e colocando-os no caminhão de mudança?

- Oi, meu amigo Morcego! Ela foi morar com alguns parentes distantes e deixou tudo isso para mim, mas como eu tenho imensa consideração por você, podemos dividir os bens!

O Morcego, desconfiado de toda aquela história, resolveu ligar para a Joaninha e apurar a verdade dos fatos. Durante a ligação tudo foi esclarecido e a Joaninha deixou de pegar o ônibus, retornando, imediatamente, ao local com a Polícia para prender o “amigo” ladrão.

Moral da história: Nunca julgue o caráter de alguém pela aparência.

Priscila Anine
Enviado por Priscila Anine em 24/07/2019
Código do texto: T6703057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.