A lenda do jardim encantado.
Conta uma lenda, que num país muito distante daqui, tinha um castelo muito bonito, cercado por vários jardins, cada um era mais formoso do que o outro. Porém, havia um jardim que um dia fora o mais especial, o preferido da rainha. Agora, suas flores não floresciam mais, suas gramas já não são tão verdes como antes, as aves já não o visitam mais... Agora era um sombrio jardim.
O rei, mandou vir jardineiros de todas as partes do mundo, mas nenhum deles conseguiam dar vida àquele sombrio e triste jardim.
Certo dia, uma menina bateu à porta do castelo pedindo comida e pouso para aquela noite. Ela usava em seus ombros um enorme manto muito vermelho e dizia ser jardineira. Disse ainda que o perfume das rosas a tinha atraído até àquele castelo.
O copeiro do castelo não acreditou na história da garota, porém a deixou que passasse a noite por ali. Um dos soldados sugeriu que ela fosse dormir no jardim sombrio e com muita zombaria o copeiro concordou.
A menina ficou muito triste ao ver aquele jardim. Começou a passear entre os diversos canteiros e cada roseira que ela encontrava, acariciava-as com muito amor. Sua tristeza era tanta, que gotas de lágrimas brotavam de seus olhos, como se fossem gotas de chuva e regava que todo o jardim. Com seus dedos de vida, ela tocava de leve as amuadas roseiras...
Ao amanhecer, borboletas coloridas, abelhas de todos os tipos, pássaros e os beija-flores disputavam o encontro com as rosas.
O copeiro, ao chegar no jardim ,ficou perplexo ao ver aquela transformação. Se apressou em ir aos aposentos reais para narrar o fato. Ninguém, naquelas provincias jamais tinham visto um jardim tão belo como aquele se tornara, tão simplesmente encantado!
Todos procuravam a menina jardineira, mas ela havia desaparecido. Porém, a única coisa encontrada no jardim, foi o manto vermelho que a menina trazia em seus ombros, que aos olhos admirados de todos, se transformou em um enorme canteiro de belas e formosas rosas de cor escarlate.
Ninguém jamais viu ou ouviu falar do paradeiro daquela misteriosa menina jardineira.