fábula

Era uma vez...

Em uma casa vivia um casal de ratos. Dona rata, toda ativa, cuidadosa e zelosa do seu esposo que já se encontrava em idade avançada, mas tinha bom humor durante os encontros com os amigos.

Dona rata vivia sempre preocupadíssima quando saia para as compras ou para outros afazeres... Um belo dia bem cedo ela colocou uma chaleira com água no fogo para ferver, e na hora que retornasse faria um chá para ela e o seu senhor Ratinho tomar.

Disse ao senhor Ratinho para não chegar próximo da chaleira, porque ele era muito desastrado. Foi ela virar as costas que o danadino foi mexer na chaleira, destampando-a. “Tibum”, senhor Ratinho caiu na água fervendo e foi pro beleléu.

Quando Dona Rata chegou, não encontrando seu senhor. Já começou a se preocupar com o pior, foi até a chaleira e viu o senhor Ratinho cozido e boiando.

Então Dona Rata começou a chorar.

A porta perguntou a Dona Rata, por que a senhora tanto chora?

E ela respondeu: é que o senhor Ratinho morreu! Então dona rata chora, porta abre e porta fecha...

A porta começou a abrir e fechar sem parar.

O pé de laranjeira que ficava perto da porta perguntou:

Dona porta, por que hoje a senhora está num constante abre e fecha sem parar?

É que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas!

Logo, chegou uma pombinha que vinha todos os dias visitar a laranjeira e descansar, pousando foi logo perguntando! Dona laranjeira por que ontem a senhora estava cheia de folhas e hoje esta seca e toda desfolhada?

A laranjeira respondeu: é que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas e a pomba arranca a saia e vai comer...

A pomba arrancou a saia e foi voando para o meio do pasto comer alguns insetos!

O pasto ao ver à pomba sem a sua saia foi logo fazendo a pergunta!

Dona pomba por que ontem a senhora estava com a saia e hoje esta sem?

A pomba respondeu: é que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas, pomba arranca a saia e o pasto seca!

O pasto ficou seco, o boi veio logo cedo para fazer a sua pastagem matinal, sem poder se alimentar por ver que o pasto estava todo seco perguntou!

Senhor pasto, ontem fiz a minha pastagem de capim bem verdinho e hoje o senhor esta todo seco. Por quê?

O pasto respondeu: é que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas, pomba arranca a saia, pasto seca e o boi põe a jangada e vai tomar água!

E o boi colocou a jangada e foi tomar água. Quando chegou a beira do rio, o rio logo perguntou senhor boi, por que ontem o senhor veio tomar água sem a sua jangada e hoje o senhor esta com a jangada. Por quê?

O boi respondeu: é que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas, pomba arranca a saia, pasto seca, boi põe a jangada e vai tomar água e o rio esvazia!

O rio esvaziou, e a criada foi buscar água, vendo que o rio estava quase sem água foi logo dizendo!...

Senhor rio, ontem quando vim buscar água o senhor estava bem cheio, hoje quase sem nada de água. Por quê?

O rio responde: é que o senhor ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas, pomba arranca a saia, pasto seca, boi põe a jangada e vai tomar água, rio se esvazia e a criada quebra o pote e volta para casa sem água!... Chegando a casa seus patrões fizeram lhe perguntaram.

Criada por que volta para casa sem a água que foi buscar para os afazeres da casa?

A criada responde aos patrões: é que o senhor Ratinho morreu, Dona Rata está chorando, porta abre porta fecha, laranjeira cai às folhas, pomba arranca a saia, pasto seca, boi põe a jangada e vai tomar água, rio se esvazia e a criada quebra o pote e volta para casa sem água!

E meus patrões ficam mudos, sem entender e me dão bronca!

Budgo e Desconhecido
Enviado por Budgo em 08/11/2014
Código do texto: T5028200
Classificação de conteúdo: seguro