o canto dos pardais: cinema iraniano na tela do canal futura EM http://www.futura.org.br/blog/2013/02/08/o-canto-dos-pardais-cinema-iraniano-na-tela-do-canal-futura/

Conhecido por narrativas que dialogam com a fábula e, ao mesmo tempo, apresentam questões atuais e latentes, o diretor iraniano Majid Majidi usa a simplicidade para mergulhar nos conflitos presentes em O Canto dos Pardais(2008). O filme, em cartaz no Cine Conhecimento nesta sexta-feira (08), às 22h, conta a história de Karim, um dedicado trabalhador de uma fazenda de avestruzes que leva uma vida tranquila, até que um dos animais escapa e ele perde o emprego.

Para sustentar sua família, Karim vai para a cidade, onde acaba se tornando moto-taxista. A mudança do campo para a região metropolitana vai aos poucos mexendo com seu caráter, e ele se torna uma pessoa ambiciosa e desatenta aos valores que respeitava. Quando um incidente doméstico coloca sua vida em risco, ele reavalia seu comportamento.

A partir daí, a trama provoca reflexões sobre corrupção, princípios e religiosidade. O conflito entre campo e cidade, família e indivíduo, espírito e matéria se faz presente o tempo inteiro e garante universalidade à história de Karim, que, como todo mundo, busca um jeito de ser feliz.

O Cine Conhecimento

Partindo da ideia de que sempre é possível aprender ao assistir a um bom filme, o Cine Conhecimento apresenta filmes de vários países que abordam questões históricas ou atuais. O programa aborda técnicas, detalhes de produção, história, curiosidades, premiações, perfil de profissionais e análise de linguagens, assim como a busca pela compreensão de comportamentos e diferenças culturais a partir dos contextos apresentados.

QUANDO VER:

Horários: sextas-feiras, às 22h

Reprises: sábados, às 23h | domingos, às 22h | terças-feiras, às 00h45

Você está em:

Home > Notícias > Cine Conhecimento > O Canto dos Pardais: Cinema iraniano na tela do Canal Futura

http://www.futura.org.br/blog/2013/02/08/o-canto-dos-pardais-cinema-iraniano-na-tela-do-canal-futura/

http://www.futura.org.br/blog/2013/02/08/o-canto-dos-pardais-cinema-iraniano-na-tela-do-canal-futura/
Enviado por J B Pereira em 11/02/2013
Código do texto: T4134480
Classificação de conteúdo: seguro