A REDE ENCANTADA.

NUM LUGAR MUITO LONGE, NUMA COMUNIDADE MUITO POBRE MORAVA UM MENININHO CHEIO DE SONHOS QUE SE CHAMAVA TATAU. QUERIA MUDAR TUDO A SUA VOLTA, MUDAR SUA CASA QUE ERA DE PAPELÃO E TABUA, COBRIR OS ESGOTOS PRA NÃO ESPALHAR MAIS MAL CHEIRO, TER UM LUGAR ONDE PUDESSE BRINCAR ONDE NÃO FOSSE AS BECOS APERTADOS ENTRE OS "BARRACOS" E PRINCIPALMENTE ONDE TERIA COMIDA PRA TODO MUNDO, PRO SEUS DOIS IRMÃOS MENORES E PRO SEUS AMIGUINHOS QUE TAMBÉM NÃO TINHAM NADA. SUA MÃE SE VIRAVA COMO PODIA, TENTAVA A VIDA DE TODO JEITO, NÃO TINHA ESTUDO E FICAVA DIFÍCIL CONSEGUIR SUSTENTO QUANDO TINHA TRÉS FILHOS PRA CRIAR. POREM AQUI E ALI ALGUEM DE BOM CORAÇÃO DOAVA ALGO PARA AS CRIANÇAS E O MENININHO IA PRO SINAL DE TRANSITO DESPOIS DA ESCOLA LIMPAR PARABRISAS DOS CARROS PRA GANHAR UM TROCADO PRA COMPRAR COMIDA PRA CASA. SEMPRE ELE IA NESSE SINAL, E TODOS DALI O CONHECIAM E SABIAM DAS SUAS DIFICULDADES, NESTE DIA SUA MÃE ESTAVA MUITO BRAVA E ELE TINHA QUE CONSEGUIR ALGUMA COISA PORQUE SE CHEGASSE EM CASA DE MÃOS VAZIAS COM CERTEZA ESTARIA ENCRENCADO.

DE TANTO PENSAR NÃO PERCEBEU UM CARRO QUE PAROU NO SINAL MUITO DIFERENTE DOS OUTROS, ERA ROXO, MUITO PEQUENO, CHEIO DE ENFEITES AO REDOR. PARECIA UM TRANSPORTE DE ALGUEM MUITO SEM NOÇÃO E QUEM ESTAVA NO VOLANTE ERA UMA SENHORA QUE GRITAVA CHAMANDO O GAROTO. ELA QUERIA UM LUGAR ONDE PUDESSE DEIXAR O CARRO E O MENINO INDICOU UM LUGAR SEGURO E SE COMPROMETEU EM VIGIAR O ESQUISITO VEICULO PRA NÃO DEIXAR NINGUEM CHEGAR PERTO, MAS QUEM IRIA QUERER UM CARRO TÃO ESTRANHO? O CARRO ERA BEM NOVINHO PARECIA TER SAIDO DA FABRICA NAQUELE MINUTO POREM ERA ENGRAÇADO E MUITO ESTRANHO. MESMO ASSIM ELE FICOU VIGIANDO E APARECEU UM OU OUTRO CURIOSO MAIS NADA DEMAIS. DEPOIS DE UMA MEIA HORA A SENHORA VOLTOU LHE DEU ALGUM DINHEIRO E PERGUNTO SE ELE TINHA ALGUM DESEJO. O QUE ELE MAIS QUERIA NAQUELE MOMENTO, POREM DISSESSE COM CUIDADO POIS SÓ TERIA DIREITO A UM DESEJO E NADA MAIS. ELE FALOU QUE SEU MAIOR DESEJO ERA UMA REDE ENCANTADA, QUE AO SE DEITAR NELA ELE PUDESSE REALIZAR TODAS AS SUAS VONTADES, PRINCIPALMENTE A VONTADE DE COMER POIS ELE SEMPRE TINHA FOME E NÃO TINHA NADA PRA COMER.

_ VOCÊ QUER UMA REDE QUE TENHA TUDO QUE VOCÊ DESEJA: CASA, COMIDA, ESCOLA, BRINQUEDOS, UM FUTURO....

O MENINO OLHOU PRA SENHORA DE UM JEITO DETERMINADO E DISSE: EU QUERO UMA REDE E QUE ELA VENHA COM TUDO QUE HÁ DE MELHOR NESSE MUNDO PRA MIM, MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS PODE?

SIM, PODE! SÓ QUERO SABER A COR DA REDE, POIS TENHO REDE DE TODAS AS CORES.

MINHA REDE TEM QUE TER A COR DO NATAL, A SENHORA TEM UMA ASSIM? PERGUNTOU TATAU.

E QUE COR E ESSA? VERDE, VERMELHO E DOURADO? PERGUNTOU A SENHORA BEM ALEGRE E SORRIDENTE.

SIM, É DESSE JEITO MESMO QUE EU QUERO E TEM QUE TER LINDAS VARANDA TÁ!

E SENHORA LEVATOU O CAPÔ DO ESTRANHO CARRO E PROCUROU UM POUCO ATÉ PUXAR UM PACOTE DE PAPEL MADEIRA AMARRADO COM BARBANTE ENTREGOU AO GAROTO E MANDOU QUE ELE FOSSE PRA CASA IMEDIATAMENTE, AO CHEGAR EM CASA ARMASSE A REDE E SE DEITASSE COM SEUS IRMÃOS E SUA MÃE, NÃO SE DEITASSE SOZINHO. ASSIM ELE FEZ, MAIS AO CHEGAR EM CASA SUA MÃE PROIBIU O GAROTO DE ARMAR A REDE POIS ERA CEDO E ELES NÃO QUERIAM DORMIR, DESEMBRULHANDO A REDE A MULHER FICOU MARAVILHADA E QUERIA VENDER A REDE POIS ACHAVA QUE IA GANHAR MUITO DINHEIRO COM ISSO MAIS O MENINO NÃO DEIXOU, CHOROU, ESPERNHIOU E CONSEGUIU QUE SUA MÃE PROMETESSE NUNCA VENDER AQUELA LINDA REDE.

A NOITE DEPOIS DE ORAR COM OS FILHOS A MÃE ARMOU A REDE PENSANDO EM COMO SERIA O DIA SEGUINTE, ONDE IRIA BUSCAR ALGUM ALIMENTO PARA OS FILHOS, MAS O AMANHÃ A DEUS PERTENCE E COM CERTEZA DEUS JÁ HAVIA LHE DADO GRANDES VITORIAS, POR ISSO ESPERARIA NELE MAIS UMA VEZ. SE DEITOU COM OS FILHOS NA LINDA REDE, E COMEÇOU UMA HISTORIA ATÉ TODOS ADORMECEREM.

AO ACORDAR, TATAU ESTRANHOU SUA CASA, POIS NÃO ERA MAIS DE PAPELÃO, ERA LINDA , CERCADA DE PLANTAS, CHEIA DE VERDE, COM UM PARQUINHO, BICHOS DE ESTIMAÇÃO E UMAS PESSOAS ESQUISITAS OCUPADAS COM SEUS AFAZEREM IAN E VINHAM PELA CASA E OS AREDORES. ELE TINHA CORRIDO A CASA INTEIRA E ESTAVA FORA DELA POIS NÃO ENTENDIA COMO TINHA IDO PARAR ALI QUANDO SUA CASA ERA DE PAPELÃO SEM NADA DE BONITO AO REDOR. VIU SUA MÃE TODA BONITA NUMA MESA BEM FARTA DE CAFE DA MANHÃ COM SEUS IRMÃOS BRINCANDO E SE ALIMENTANDO DE TODAS AS GULOSEMAS PRESENTES NA MESA. QUANDO SUA MÃE O VIU DISSE.

_ FILHO VOCÊ AINDA NÃO SE APRONTOU PRA IR PARA A ESCOLA? JÁ ESTÁ ATRASADO! SEUS IRMÃOS JÁ ESTÃO PRONTOS. VAMOS LOGO SE APRONTAR PORQUE O MOTORISTA TEM MUITA COISA PRA RESOLVER HOJE TÁ BOM?

TATAU CONFUSO PERGUNTOU.

_ MÃE! A GENTE NÃO MORA NUM BARRACO DE MADEIRA E PAPELÃO, O QUE A GENTE TÁ FAZENDO NESSA CASONA COM ESSAS PESSOAS E TODA ESSA BELEZA?

_ FILHO A GENTE VIVE AQUI, MORA AQUI ESQUECEU? DESDE QUE SEU PAI FOI PRO CEU. VOCÊ TEVE UM PESADELO FOI MEU AMOR?

DEREPENTE ELE ELMBROU DA SENHORA E DA REDE, ENTÃO PERGUNTOU A MÃE.

_ CADE A REDE DA COR DO NATAL? ONDE SENHORA A GUARDOU?

_ HÁ, ACHO QUE ESTÁ NO BAÚ LINPA E CHEIROSA PORQUE?

_ AQUELA REDE MUDOU NOSSA VIDA MÃE, EU TENHO CERTEZA.

_ TÁ VOCÊ TÁ MEIO ESTRANHO MAIS AMANHÃ NÓS SAIREMOS DE FERIAS E VOCÊ VAI SE DIVERTIR MUITO COM SEUS IRMÃOS.

QUANDO TATAU SE VIROU PRA SENTAR E TOMAR CAFE COM SEUS IRMÃOS VIU O ESQUISITO CARRINHO ESTACIONADO E PERGUNTOU DE QUEM ERA AQUELE CARRO E SUA MÃE LHE DISSE QUE ERA DE SUA MADRINHA QUE IRIA TIRAR FERIAS COM ELES.

FIM

vania lima
Enviado por vania lima em 28/08/2012
Código do texto: T3853416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.