O pássaro e o senhor

Era uma vez um senhor muito solitário que morava sozinho. Um belo dia ele achou um pássaro ferido no meio da floresta perto de onde ele vivia.

O pássaro estava quase morto, quase sem respirar. Então o senhor o pegou e o levou para casa. Cuidou dele com muito amor. Quando ele já estava sem esperanças que o pássaro não resistiria, este o surpreendeu e então, se levantou e imediatamente começou a cantar em agradecimento ao senhor e aos seus cuidados.

Cantava em agradecimento ao amor do senhor e por ele nunca ter desistido dele. Ele cantava como nunca havia cantado antes de tanta emoção por ter encontrado o amor verdadeiro.

Porém, o senhor pecou em um ponto: ao invés de ouvir o canto do pássaro meio a natureza, ele o trancou em uma gaiola o que deixou o pássaro muito magoado e triste. Mas, mesmo assim, o pássaro se esforçou para cantar dia após dia só para ver se o senhor percebia que ele sempre cantaria para ele, sempre o amaria e seria grato. Que, se ele o soltasse, sempre voltaria para alegrar o dia do senhor, contudo não precisava ficar ali preso.

O tempo passou e o pássaro de tanta tristeza por está preso, parou de cantar e de comer, foi adoecendo e esmorecendo aos poucos. Por mais que o senhor o medicasse e o ajudasse, de nada adiantava, o pássaro não reagia.

Em seu desespero, o senhor pegou o pássaro, segurou-o em suas mãos e perguntou:

- Por que? O que foi que eu fiz de errado? Eu te dei tudo que eu podia dá! Te alimentei, cuidei de suas belas penas, te dei amor e você está assim, neste estado? O que posso fazer para que você melhore? Diga! Eu faço o que for preciso, mas não quero te perder.

E o pássaro, com o restinho de forças que ainda tinha, levantou a cabeça e olhou profundamente nos olhos do senhor. Foi quando o senhor pôr-se a chorar muito e entendeu que privou o pássaro do que o era mais precioso, e, então, disse a ele:

- Eu entendi o que você quis me dizer... prometo que se você começar a comer de novo e se recuperar, te soltarei.

O pássaro assim o fez.

O senhor o soltaria por ter entendido que havia tirado do pássaro o seu habitat, sua casa, sua vida, seu ninho.

O pássaro se recuperou e chegou o dia do senhor cumprir sua promessa. Quando o pássaro estava levantando voo, o senhor disse:

- Espere! Eu sei que errei com você, justo com você que me tirou da solidão e me deu o canto mais belo do mundo, o que transformou minha vida e me deu tanta alegria. Peço-te desculpas. Mas gostaria de pedi algo à você! Se possível for, cante para mim as vezes, volte e cante para mim...

O pássaro o olhou profundamente nos olhos e partiu. Voou bem alto e muito feliz.

Durante um tempo, o pássaro não apareceu e o senhor se entristeceu...

Até que um belo dia, pela manhã, enquanto ele ainda dormia, começara a ouvir um canto e achava estar sonhando. Mas de repente o canto se fez coro. E sem coragem de abri os olhos por não querer que o sonho acabasse, o senhor os manteve fechados o máximo de tempo que conseguiu. E este coro ficava cada vez mais perto e num ímpeto de curiosidade, o senhor abriu os olhos e se surpreendeu. Viu que o pássaro havia voltado! Só que não tinha voltado só, trouxe sua família pra alegrar o senhor e seu dia.

Desse dia em diante, mesmo que o pássaro demorasse, ele sempre voltava só ou com a família, e o senhor acalmou o coração e nunca mais se sentiu só, pois sabia que o pássaro o amara de verdade e, quando começava a sentir-se triste e só, lembrava do maior presente que a vida lhe deu: o belo canto do pássaro, seu maior e melhor amigo.

Naty Castro
Enviado por Naty Castro em 14/07/2012
Código do texto: T3776803
Classificação de conteúdo: seguro