A CORRIDA DE VASSOURAS

Naquela manhã de primavera, o palhaço Pingo D’agua estava sentado no banco da praça muito concentrado em sua leitura. Aproveitava o seu dia de folga no circo em meio à suave melodia que tomava conta de todo o parque, quando de repente, aterrissou uma pequena feiticeira que até então estivera voando a procura de um lugar ideal para transformar no local mais bonito do planeta. Para isso, assim que pôs os pés em terra, começou a árdua tarefa de limpar todo o lugar. E com tal rapidez e muito estabanada, ia varrendo tudo que via pela frente, incluindo os pés do palhaço que estava esticado bem à vontade. E foi então que ele esbravejou:

- Escute aqui, ô... Você não olha por onde anda, não? E não sabe que é falta de educação sair por aí varrendo os pés das pessoas? Ou será que fiquei invisível de repente, e nem percebi?

- Ah...me desculpa aí, vai... foi mal mesmo... é que hoje vai haver um acontecimento muito importante, e eu preciso achar um lugar bem bonito. Aí pensei nesta praça. Ela não é um encanto?

- É, sim. “Respondeu o palhaço, já diminuindo o mau humor por ter sido bruscamente tirado de seu sossêgo, enquanto olhava atentamente para a pequena feiticeira,uma menininha muito simpática com umas roupas esquisitas e um chapéu pontiagudo no alto da cabeça, tentando imaginar o que se passava por ali.’’

- E porque você precisa de um lugar bonito como este?

- Ora, porque... Então você não sabe? Hoje a noite vai haver nossa corrida anual de vassouras formula 1 ...e o premio será entregue no local mais bonito do planeta da bruxa vencedora. Por isso escolhi esta praça. Ela não é uma graça? Pena que vive suja, cheia de garrafas plásticas, papéis de sorvete, palitos, pontas de cigarro...é só lixo...Ninguém cuida dela,aliás , não é só da praça que não cuidam, não. Não cuidam dos rios, das florestas...dos animais...Por isso eu a escolhi e estou deixando ela bem limpinha pra ficar ainda mais bonita.

- E por acaso você acha que vai ser a vencedora?

- Ah....mas é lógico que vou...quem mais poderia ser? Eu sou a melhor piloto de vassouras que existe. Duvida ?

“Dito isso já foi subindo na vassoura, pronta para uma demonstração de suas habilidades aéreas”

Pacientemente Pingo D’água fechou o livro e veio em sua direção impedindo que ela decolasse”

– E vai ser uma corrida honesta, quero dizer, sem truques? Vocês bruxas não são confiáveis...podem usar de alguma bruxaria para trapacear e vencer a corrida.

“A bruxinha desceu da vassoura furiosa”.

– Mas o que você está dizendo? Será uma corrida muito séria,ouviu? Pois quem usar de algum truque ou magia pra vencer será imediatamente desclassificada de acordo com o regulamento do CONFEB.

- E o que é esse CONFEB? “Questionou o palhaço voltando a sentar-se no banco, colocando o livro dentro da sacola que trazia pendurada no ombro.”

- Ora...ora... É o Conselho Federal das Bruxas...seu...seu ...ignorante. Nunca ouviu falar?

- Pra falar a verdade, não...Bom , mas isso não vem ao caso agora. E você vai correr, digo voar, nessa competição?

- Mas é claro que sim...Me preparei o ano inteiro para isso.

- É verdade... é por isso que eu nunca a vi por aqui. Quer dizer então que você está sempre voando pra lá e pra cá ...Bem , então deixe eu me apresentar: meu nome é Pingo D’água e o seu?

-Eu me chamo Margosina, mas todos me chamam de Margô. Eu sou uma bruxa muito poderosa, ouviu?

- Não duvido. O que você faz quando não está voando?

-Eu...eu fico lá no meu castelo, lendo livros de poções e feitiçarias, ora...Que mais uma bruxa poderia fazer?

- Brincar , por exemplo,...você ainda é uma criança. E criança tem que brincar, estudar e se divertir. A infância passa muito rápido e ser gente grande é muito complicado. Daí a importância de aproveitar bem essa fase da vida.

“A pequena feiticeira ficou em silêncio por um momento pensando realmente em sua vida”De repente, quase que meio triste, falou sem pensar .

- E quem iria querer brincar com uma bruxa como eu? Todo mundo tem medo de bruxas e feiticeiras, ainda que não sejamos más.

“Por um momento o palhaço ficou pensativo. Depois todo sorridente se destampou a fazer piruetas para bruxinha’

- Eu não tenho medo, vê? Porque você não vem trabalhar no circo comigo? Poderia alegrar as crianças com suas mágicas...já pensou nisso?

- E por que as crianças iriam gostar de mim? Sou uma bruxa, por isso não tenho amigos, vivo muito sozinha lá no meu canto. É claro que as vezes fico muito triste por não ter ninguém com quem falar ou brincar.

- Então...venha para o meu circo. Podemos começar agora mesmo se você quiser.

- Eu bem que gostaria, mas preciso treinar para minha corrida. Este premio é muito importante para mim.

- Ora...”resmungou o palhaço” Você já voa o tempo todo, não precisa mais treinar. Vive mais voando no céu do que andando na terra. Olhe... vou te dar um presente...

“ O palhaço abriu a sacola que trazia e tirou de dentro dela uma caixinha de musica toda enfeitada que parecia um baú. Quando abria a tampa, tinha uma bailarina que executava passos de dança ao som de uma melodia muito suave. A menina ficou encantada com o presente e sem saber o que dizer de tanta emoção.

- Vamos...pegue...é sua. Um presente antecipado pela corrida. Está vendo esta chavinha aqui? Pois então...quando você estiver muito sozinha e muito triste, é só girar esta chave até o final que a caixinha começará a tocar uma linda canção e toda a sua tristeza irá embora.

- Puxa vida...nunca ganhei um presente...nem nunca tive um amigo...posso mesmo ficar com ela? É linda...

- Mas é claro...Já disse que é um presente para você.

- Muito obrigada...Puxa vida estou muito feliz. Não quer vir comigo assistir a corrida logo mais a noite? Até a hora da corrida podemos dar um belo passeio entre as nuvens.

- Eu até gostaria, mas...é seguro voar nesta coisa? “Disse apontando para a vassoura”- ... quero dizer, você não vai cometer umas barbeiragens?

- Olhe aqui, Pingo D’água...Eu nunca fui multada por nenhuma infração aérea, entendeu? Sempre pilotei com cuidado, até porque tenho muito respeito pela vida alheia . Sou uma boa piloto e muito atenciosa. Se quiser vir comigo, aposto que vai se divertir mais do que no circo. Então...vem ou não vem pra esta aventura?

- Está bem. Eu irei, mas primeiro tenho que passar no circo para deixar minha sacola. Voce poderá me apanhar lá. Ficarei te esperando na minha janela. Até daqui a pouco, então!

-Até ... “Dito isso, ela subiu em sua vassoura e decolou rapidamente rasgando o céu em direção ao seu castelo que ficava no meio de um bosque bem perto do mar. Aterrissou no quintal e ficou pensando em tudo que o palhaço havia lhe dito. Era verdade...Não tinha amiguinhos...De repente sentiu um aperto no coração e o castelo começou a parecer imensamente vazio. Nunca havia sentido isso antes. Sentiu falta do palhaço. Colocou a caixinha em cima da mesa e retornou ao quintal para pegar sua vassoura e ir buscar o palhaço conforme havia combinado. Era uma bruxinha de palavra. Havia prometido ao seu novo amigo um passeio e ia cumprir. Saiu a toda velocidade em direção ao circo. Encontrou Pingo D’água sentado na janela, olhando para o céu e imensamente arrependido por ter aceitado o convite.

- Margô, eu...eu... a gente não podia ir um outro dia fazer este passeio? Quero dizer, o tempo está de chuva e ...

- Você está com medo?

- Medo eu? Ora... quem tem medo de voar numa vassoura?

- Então, suba logo aí e pare de tremer. Não tenho o tempo todo só pra você. Sou uma feiticeira muito requisitada, ouviu?

- Tudo bem...tudo bem...mas promete não que não vai demorar?

-Prometo...é só uma voltinha...”Soltou uma gargalhada vendo a dificuldade do palhaço em montar à vassoura, todo desajeitado. Ajudou-o a se acomodar e decolou rapidamente. O palhaço segurou em sua cintura e fechou os olhos sem olhar pra baixo. Em pouco tempo, lá estava ela dando volta entre as nuvens, como se estivesse brincando de pique-esconde. Pouco a pouco o palhaço foi aceitando o fato de não estar mais na terra entre os pobres mortais e sim voando com aquela menininha estouvada. Pensou que se contasse, ninguém acreditaria.

-E então, Pingo ...está gostando do passeio?

-Estou sim, mas já está ficando tarde...Podemos voltar? Esta é minha primeira vez e estou meio enjoado. Outro dia voaremos mais...Preciso ir me acostumando aos poucos.

- Está bem, “Gritou ela” – Vou levá-lo de volta ao circo.

“Dito isto , deu meia volta e embicou a vassoura em direção ao solo. Em poucos minutos já estava fazendo uma rasante sobre a lona do circo, deixando todos muitos assustados. Fez outra manobra e parou bem em frente a tenda do palhaço que estava mais branco que uma vela. Ao se sentir em terra firme, voltou ao seu jeito alegre de sempre.

- Bravos , Margô...voce realmente pilota muito bem. Tenho certeza de que fará uma boa corrida. Obrigado pelo passeio e boa sorte logo mais na competição. Vá descansar um pouco.

- Vou sim...outro dia te levo pra conhecer um planeta aqui perto. Assim que eu vencer a corrida , te aviso pra ir me ver receber o premio.

“Acenou para o palhaço e saiu a toda velocidade em direção novamente ao seu castelo, que agora lhe parecia demasiado triste. Enquanto voava, pensava em como seria bom se tivesse mais amigos como o palhaço. Antes de ir para casa, decidiu a dar mais uma olhada novamente na praça para ver se permanecia limpa , pronta para o grande evento. Aterrissou e deixou sua vassoura encostada no banco. Estava andando distraida já algum tempo quando olhou para o banco e viu uma criatura enorme se dirigindo para o lugar onde se encontrava sua vassoura estacionada. Era um monstrengo que mais parecia um polvo gigante de tantas pernas que tinha. E uma cabeça enorme branca com uma cabeleira espessa que lembrava um urso polar quando ficava em pé, exceto por aquele monte de pernas. A estranha criatura parecia cansada e procurava um lugar pra sentar. E achou ali naquela praça bonita, o local perfeito para um bom descanso. A menina olhava inconformada com a enorme criatura que se prostrava no banco como se fosse o dono do lugar.

- Xiii....E agora, como vou pegar minha vassoura? Esse monstrengo sentou bem perto dela. “ Falou em voz baixa , como se tivesse medo que o monstro escutasse”

- Se eu fosse você me mandava daqui rapidinho...E eu não posso te ajudar...”

- Quem falou aí? “ Perguntou a menina olhando pra todos os lados.

- Sou eu...voce está escondida atrás de mim, não está me vendo ? Eu sou a arvore...

- Mas eu nunca vi uma arvore falar...Como é que você faz?

- Ora...a natureza toda conversa...mas nem todos podem ouvi-la.Somente as pessoas especiais. Aquelas que tem um bom coração, que se preocupa com o planeta ,que tem amigos e que gosta de fazer o bem... Então, o que você vai fazer agora? O monstro esta sentado em cima de sua vassoura. Como vai pega-la?

- Ih...não sei. Vê se faz alguma coisa. Não fique aí plantada como se fosse uma árvore. Ele te parece perigoso?“

- Sei lá... E caso não tenha notado, eu sou uma ar-vo-re!“Respondeu ela zangada cruzando os galhos em volta do tronco como se fossem braços .Estava muito chateada e se sentindo ofendida pela pequena.”

- Eu... eu acho que é inofensivo...bem, vou até lá bem devagarinho pra falar com ele e ver se descubro algo sobre essa estranha criatura.

- Cuidado! Lembre-se de que não posso sair daqui pra te socorrer se precisar de alguma ajuda. Como você mesma falou, estou plantada aqui.

-Pois então me deseje boa sorte. Lá vou eu amiga, desvendar este mistério.

“Dito isto, saiu em disparada ajeitando o chapéu na cabeça sem sequer olhar para trás .Neste mesmo instante , o monstrinho olhava curioso para a vassoura estacionada ao lado do banco”

-Mas que objeto esquisito!.Para que será que serve esta geringonça?

- Para voar. Pra que mais serviria?”

“Apressou-se em dizer rapidamente a pequena feiticeira , já se aproximando do ser estranho e tomando para si a vassoura”

- Oláaa...até que enfim apareceu alguém pra brincar.Quem é você?

Eu sou a Margosina, a bruxa mais temida aqui da região. Tenho poderes enormes e faço feitiços terríveis.” E soltou uma gargalhada que por fim terminou num sorriso de superioridade enquanto conduzia a conversa tentando parecer uma bruxa má.”

-Credo... voce só tem estas duas pernas? Parece mais dois galhos de roseira

-E não se aproxime mais da minha vassoura , viu , Senhor Cheio de Pernas?

-Quer dizer então que esta coisa estranha é sua?E serve mesmo pra voar?

-É claro que serve. Porque eu mentiria?

-Sei lá eu?Mas pode voar pra qualquer lugar?” Perguntou a criatura agitando aquele monte de pernas, parecendo muito interessado no objeto voador da bruxinha que se preparava para uma decolagem”

- Naturalmente.

- Gostaria de experimentar voar com você pra qualquer lugar.

- Pois então , vamos ao meu castelo! Mas você terá de encolher um pouco desse monte de pernas, senão não vai dar pé.

- Você está me chamando de feio?Acha horrorosa a minha aparência?

- Desculpe...não foi isso que eu quis dizer. É que com tantas pernas e braços, vai ficar difícil ajeitar você na garupa da vassoura, entende? Ela não agüentaria o peso de tantos braços e pernas. E pode me atrapalhar pra pilotar.

- Ah bom...Então podemos fazer diferente. Já que eu tenho muitas pernas, posso ir correndo enquanto você vai voando, mas voa baixo pra eu poder te acompanhar, senão vou ficar perdido . E então, topa?

-Topo. “ Respondeu prontamente a menina soltando uma boa risada e estendendo a mão para selar o acordo. O monstrengo também esticou uma das mãos.’

-Então está feito. Vamos lá. Quando eu contar até três vai ser dada a largada. Atenção: 1...2...3 e...já!

“ E lá se foram correndo em direção a casa da menina. Em pouco tempo chegaram ao um bairro bem afastado no meio de um belíssimo bosque muito bem cuidado que circundava todo o castelo, cuja entrada ficava bem no meio da propriedade e tinha um grande arco florido no portão de ferro envelhecido. O simpático monstrinho ficou maravilhado com tudo aquilo que via.”

- Caramba...voce deve ser muito rica pra morar num castelo como este, hein?

- Que rica nada...As bruxas vivem mesmo em castelos, você não sabia disso? Sempre foi assim. Desde a primeira vez quando um escritor começou a falar sobre as bruxas que os castelos começaram a fazer parte permanente de suas vidas. Moro aqui desde que nasci e quando meus pais morreram queimados em uma fogueira, fiquei sozinha. Fui recolhida em uma casa para bruxas órfãs até a aprender minhas mágicas e feitiços. Então voltei para cá quando fiz dez anos e tem uma feiticeira professora lá do abrigo que vem me dar aulas toda semana de magias. Desde pequenas já vamos aprendendo a ficar sozinhas e tomar conta de nós. Mesmas.Esta é a vida de uma bruxa. Já ouviu falar de algum vampiro morando numa cobertura ou num condomínio por exemplo cheio de vizinhos intrometidos e crianças barulhentas?

-Não...

-É claro que não. As bruxas também são assim. Moram isoladas em velhos casarões ou castelos como este.

-Puxa vida, é mesmo?

- É sim, e nunca verá , entendeu? Não faz parte da rotina de bruxas e vampiros fazer política de boa vizinhança, compreende? Nós, as bruxas, assim como os vampiros , nos sentimos mais tranquilos e seguros quando ficamos longe de muita gente , em castelos sombrios e lugares mais afastados. Gostamos de neblinas, escadas mal iluminadas, poucas janelas e com rajadas de vento fazendo assim: uuuuuuuhhhhhhhhhhh! Uuuhhhhh!.Ah sem esquecer que adoramos ouvir morcegos batendo suas asas.

“Querendo assustar o seu novo amigo, segura com as mãos a extremidade de sua capa abrindo os braços imitando o vôo de um morcego e abraça o monstrinho que nem liga para ela e nem parece assustado com o que ouve e vê a menina fazer”

- Não está com medo de mim?” Pergunta meio decepcionada”

-Medo de que? “ E sem pedir licença , já vai empurrando o portão de ferro barulhento e vai entrando enquanto a menina estaciona a vassoura ao lado do castelo. No hall de entrada encontra muitos móveis velhos e escuros , um porta-chapéus e alguma aves empalhadas dando impressão de um ambiente sinistro.

-Puxa vida...voce nunca abre estas janelas? Está muito abafado aqui dentro. Precisa de ar circulando dentro de casa. Faz bem pra saúde. Ventilação e iluminação são muito importantes nunca casa, sabia?

- E se vierem insetos e invadirem o castelo, quem vai expulsá-los?Voce?Ah deixa pra lá.

- O que nós vamos fazer?

- Eu posso fazer algumas mágicas pra você, quer ver?

- O que é mágica?

“ Vaidosa em poder mostrar as suas habilidades, assume um tom professoral pra explicar ao novo amigo”

-Magia é um rápido acontecimento. Instantâneo. É num piscar de olhos que acontece. Quer ver? Posso atender um pedido seu neste exato momento. O que quer pedir?

- Estou morrendo de calor e preciso de água gelada, senão vou desmaiar. ”Rapidamente a menina vai até a geladeira e traz uma garrafa de água gelada enquanto o simpático monstrinho sentado no chão se abana utilizando todos os seus braços.

- Pronto...Aqui está.

- Então mágica é isto?

- Não...quero dizer...peça outra coisa. Posso realizar um desejo seu, me entende agora?Um sonho!

- Qualquer sonho?

- Bem...se não for muito difícil, sim...claro. Pode sim.

- Pois então eu quero um planeta novo para eu morar com companheiros iguais a mim. Todos com muitas pernas pra poder brincar de pique- esconde. Já imaginou que correria maluca que ia ser? Só assim então não terei que ficar mais tão sozinho. Lá, de onde eu venho, só tinha gêlo à minha volta. Cansei de viver sozinho, sem ninguém pra brincar comigo. É muito triste não ter amigos.

“ Por alguns minutos permaneceu em silêncio , com um ar tão desolado e triste que comoveu a pequena feiticeira.”

- Me diga uma coisa, meu caro amigo: você disse...gelo, quer dizer, montanhas de gelo, neve, onde não havia ninguém mais igual a voce?

- Isso mesmo , menina...Voce disse bem. Havia. Não há por lá mais ninguém .São só montanhas e montanhas de gelo. Tudo muito frio e triste.

“ Parecia muito aborrecido e triste, enquanto falava ia coçando um dos tantos pés que possuía. Por um momento a menina ficou muito pensativa na situação do novo amigo.Para diminuir a tristeza dele, ela começou a contar suas peripécias como aprendiz de feiticeira, mas ainda assim estava curiosíssima pra saber como é que era a vida do amigo nas montanhas geladas.”

- Agora que você já sabe das minhas histórias, me conta sobre sua família. Onde é que eles estão agora?

-Sabe,quando eu era bem pequeno, houve uma avalanche muito grande nas montanhas cobertas de gelo que destruiu toda minha aldeia, entende? As bolas de neve vinham rolando montanha abaixo , formando uma gigantesca bola que soterrou todo o meu povo. Eu ainda vejo em meus sonhos aquela montanha de neve vindo pra cima de todos nós. Como eu disse, era pequeno , mas me lembro como se fosse ontem. Foi horrível. E daquela tragédia restou um sobreviente: somente eu, o único a ficar naquele imenso deserto .Eu só escapei porque estava brincando num poço de água que havia embaixo da camada de gelo perto da aldeia. A avalanche terminou quase na beira do poço onde eu estava. Eu cresci assim sem ninguém por perto, e um dia cansado de brincar sozinho resolvi sair dali .Construi um barco e fui remando, remando, remando até vir parar por aqui. Nem sei onde estou, mas vocês aqui deste lugar são muito esquisitos. Tem só duas pernas e me parece que não gostam muito de conversar com estranhos. Quando eu cheguei, deixei o meu barco escondido e sai andando até lá onde você me achou, todos correram assim que me viram. Fugiram tão depressa que nem pude me apresentar , e acabei ficando sozinho de novo.

“ A menina se pôs a gargalhar enquanto o simpático monstrinho franzia a testa e balançava as orelhas pontiagudas e brilhantes em sinal de descontentamento’

- Ah...ah....ah.... é que eles ficaram com medo de você , seu bobo! Entendeu, agora porque todos fugiram de repente?

- E o que que existe de estranho com minha aparência? Vocês é que são muito feios e esquisitos aqui neste planeta. Como é que vocês podem andar somente com duas pernas? Deve ser muito cansativo...

- Você é ...quer dizer...não é lá nenhum padrão de beleza, mas deixa isso pra lá. Voce é muito legal e isso é o mais importante. Quem gostar de você nunca vai conseguir te ver como um ser feio. A beleza na verdade toma a forma do coração, do que tem de bondade. Fica até muito bonitinho e engraçado com todas estas pernas. Quer que eu faça mais mágicas para você?

- Claro que quero! Lá no meu planeta , não tem esse brinquedo de mágica. Lá a gente só brincava de coisas que pudessem contribuir para o bem do nosso povo. Brincava de plantar árvores, de pegar o lixo e separar as partes que podiam virar adubo orgânico, de reaproveitamento dos materiais pra fazer brinquedos. Assim a gente deixava tudo limpinho, limpinho. Era um beleza. Tinha muito ar puro e imensas florestas no meio da neve. Nosso principal alimento eram as plantas, raízes e peixes.Se não fosse aquela avalanche...Eu ainda teria minha família, amigos.

-Está bem...então me deixa pensar numa forma mágica...hummm...Salameminguê...vou transformar e acontecer...Scalabrum...scalaficeu...quero um mundo cheio de seres como eu...Será que é mesmo assim? Veremos... Vamos lá...Vamos tentar. Repita tudo o que eu disser, está bem?

- Ah, legal... E você , porque não vai morar comigo lá, na neve?

- Bem...não sei... acho que não. Creio que não vai ser possível, entende? Não daria certo. Você é de um outro mundo, muito gelado, tem outros costumes diferentes dos nossos aqui...compreende? Esqueceu que sou uma bruxa? E também, olhe pra mim E se aparecer mais seres iguais a você, algum sobrevivente, ou seres de um planeta vizinho do seu? Eu só tenho duas pernas...e ainda por cima vivo voando de vassoura...Não acha que os que são iguais a você me achariam também...muito diferente? E depois eles poderiam ficar muito assustados com minha aparência. E tem outra coisa: eu gosto muito daqui do meu planeta, gosto da vida que levo apesar de ser meio solitária, mas é que ando tanto por aí pelos ares com minha vassoura que nem percebo que estou sozinha. E depois , eu tenho que pensar numa mágica que vai ajudar o meu planeta, meu povo, você me entende? Aqui também estamos precisando de muita mágica para consertar tudo o que está errado.

- Eu entendo, Margô...mas vou sentir sua falta...voce é muito legal.

“ Muito surpresa com atitude do novo amigo ficou por alguns instantes pensativa depois falou em voz baixa, como se falasse pra si mesma.”

- O que será que está acontecendo comigo? Ele diz que vai sentir minha falta...Primeiro foi o palhaço Pingo D’agua dizendo ser meu amigo, e agora esse aí...Estou ficando muito sentimental...mais um pouco e já vou começar a chorar! Que raio de bruxa sou eu que não consigo meter medo em ninguém? Devo estar ficando doida .Preciso é de terapia pra descobrir o que tem de errado comigo, ora. Tem alguma coisa errada comigo, ah se tem...

“ E voltando novamente para o estranho amigo”

- Então...vamos à mágica!! Tchan...tchan...tchan..tchan....

“ Mas neste momento o velho carrilhão emite sonoras badaladas fazendo com que a pequena aprendiz de feiticeira se lembre de algo muito importante.

- Com mil morcegos...!A corrida...Sinto muito meu caro amigo cheio de pernas, mas o seu planeta vai ficar para a próxima oportunidade.Agora estou muito atrasada para um compromisso muito importante.Tchauzinho...até a vista companheiro. Tenho que ir voando. Estou atrasada para a corrida. Tenho que chegar a tempo e me concentrar.

E rapidamente, como num passe de mágica se apoderou do chapéu, subiu na vassoura e saiu numa correria louca deixando a estranha criatura sem nada entender do que se passava.

- Puxa vida, uma corrida...ela podia ter me levado.Eu adoro corridas. Ah eu estou com sono mesmo...vou é dormir por aqui. Estou muito cansado da viagem que fiz.

“ E dizendo isso, se ajeitou no sofá velho, se enrolando todo nas pernas e braços adormecendo imediatamente. Lá na janela do quarto do palhaço Pingo D’agua, a bruxinha aterrissa batendo com força total.

-Voce está pronto Pingo? Estamos atrasados...

“Acomodam-se na vassoura e decolam rapidamente deixando atrás de si uma nuvem de fumaça. Em pouco tempo encontram-se entre as nuvens passando entre estrelas coloridas , muitas vozes no ar , da bruxa e do palhaço naquela fantástica viagem sideral pela primeira vez realizada em sua vida de circo.

- Nossa...como tudo é bonito por aqui, Margot!

- Eu não disse que seria uma linda viagem? Está vendo aquela estrela ali? Dizem que era uma princesa muito generosa e seu nome era Andrômeda. Dizem que ela se apaixonou por Perceu, foram perseguidos e vieram para o infinito e formaram a constelação.Tinham poderes mágicos que só eram usados para fazer todo mundo feliz.,

- Cuidado aí, Margô! Olha aquela estrela cadente...Está vindo em nossa direção...uau!Esta foi por um triz.Falta muito ainda pra chegarmos?

-Segura firme aí, Palhaço...estamos quase chegando!

- Cuidadooooo....

E embica a vassoura em direção a uma nuvem imensa onde parece ser o campo de pouso.

- Pronto...chegamos...E então, gostou da viagem?

- Gostei, mas aqui é um pouco frio

“ E levantando a gola do grosso casaco se pos a descer da vassoura sobre uma camada de nuvem muito espessa onde tinha uma dezena de bruxas na enorme algazarra para a competição.Pingo Dágua ia como carona na corrida, já que cada bruxa piloto tinha um acompanhante bruxo.Só a pequena Margot era diferente de todas. Só ela havia levado um palhaço para a corrida, o que não ficou bem para as feiticeiras voadoras.E foi dada a largada. A vencedora da prova seria a bruxa que permanecesse mais tempo no ar fazendo manobras radicais.E assim foi a noite toda enquanto o palhaço permanecia agarrado na feiticeirinha e de olhos fechados com muito medo de olhar o que estava acontecendo de fato.Quando terminou a prova e o sol anunciava que o dia ia começar a nascer , eles rumaram para o castelo da menina que aterrissou, encostou a vassoura de qualquer jeito e entra de cabeça baixa, jogando o chapéu no cabideiro e se deixando cair no sofá velho muito exausta. Neste momento , o monstro de muitas pernas acorda e corre até ela muito aflito com seu estado.

-O que aconteceu com você, menina?

- Eu não consegui vencer a corrida...imagine que minha vassoura pifou logo na última manobra. Não pude fazer o luping que eu tinha preparado. Foi muito azar...Eu tinha certeza de que seria a vencedora! Eu já tinha até varrido a praça pra receber o meu premio...

Não precisa ficar triste por isso...afinal chegar em primeiro lugar não é a coisa mais importante que existe.O importante é competir e pra mim voce já e vencedora só por ter participado. Você é a maior, a mais corajosa .É uma campeã, mesmo sem o premio.

“ E dizendo isso , começou a bater palmas com todos os braços que possuia formando uma seqüência de aplausos como se fosse muita gente num grande auditório.

- Você acha mesmo? Ainda que não pude vencer a competição?

- Mesmo assim.Só que agora, se não for muito trabalho, quero o meu planeta. Lembra? Você me prometeu...

- Mágicas as vezes falham... E nem sou uma boa feiticeira...sou muito atrapalhada.Um dia você terá o seu mundo, tudo na natureza se transforma.É só esperar. Voce deve voltar ao seu planeta e lutar por ele. Tem que haver mais algum povoado por lá.É só procurar. Deve fazer tudo para que ele seja o melhor lugar para viver. Não está triste comigo, decepcionado?

-Nem um pouquinho. Voce deve mesmo ter razão. Não pode vir comigo?

-Não...claro que não...Tenho muita coisa a fazer por aqui.Também tenho que ajudar o meu planeta, lutar para melhorar a camada atmosférica, criar projetos de urbanização, incentivar a coleta de lixo seletivo e formar um exercito de bruxas guerreiras para proteger o nosso meio ambiente e contribuir de forma positiva para diminuir o aquecimento global afim de todos nós não acabarmos dentro de um imenso forno. Preciso inventar uma mágica de sustentabilidade para o meu planeta. Está vendo como terei muito o que fazer por aqui?

-Mudei de idéia! Quero ficar por aqui e ajudar você. Esqueça esta estória do meu planeta.O seu precisa de mais ajuda do que o meu, já que aqui tem mais gente do que lá.

- Ficar por aqui? Olha.. eu agradeço, mas não acho seguro...viajo muito.Estou sempre mais nas nuvens do que em terra firme. Quem iria te proteger na minha ausência? Você não conhece o meu planeta ...ele é cheio de perigos.Tem assaltos, bala perdida, enchentes, sequestro. É muito perigoso aqui. Ficará mais protegido lá no esconderijo que tem nas geleiras do seu planeta..Eu irei visitá-lo sempre que puder. Posso ir voando esqueceu?

-Você tem razão...eu vou voltar pra lá e fazer tudo pra torná-lo melhor. Você me ensinou uma grande lição. O melhor lugar por mais dificil que seja ainda é a casa da gente.E lá é minha casa. Vou procurar outro povoado pra morar por lá, fazer novos amigos iguais a mim. Adeus...

“ Vai saír e quase derruba Pingo D’Agua que entra furioso porque a bruxinha o esqueceu lá nas nuvens.

- Muito bonito, hein dona Margot? A senhorita me esqueceu lá naquela nuvem gelada, assim que sua vassoura enguiçou. E fiquei horas te procurando, viu? Tem alguma coisa pra me dizer?

-Mil desculpas , Pingo...Não fiz por mal...Não imagina como fiquei quando minha vassoura pifou e eu não pude fazer minha manobra. Fiquei arrasada. Como conseguiu voltar?

-De pára-quedas, ué...Quando me convidou pra voar e assistir a corrida, já fui preparado para uma emergência qualquer. Algo me dizia que eu deveria ir prevenido. Quem é esse aí?

-É um novo amigo...ele é...ih , sabe que nem perguntei o nome dele?

-Onde você mora?

- Nas geleiras....bem distante daqui...

- Puxa vida, que interessante!. E voce pretende ficar por aqui?

- Pretendia, mas não devo . Ela disse que este planeta é muito perigoso pra mim , e também ele é muito quente. E eu prefiro lugares mais frios, entende?Voce mora aqui por perto?

-Sim...moro no circo. Meu trabalho é fazer as pessoas rirem. É um trabalho muito difícil.

- Também corre de vassouras ?

- Deus me livre. Eu , hein? Gosto dos meus pés bem firmes no chão.

-Como eu estava dizendo, já estou de partida...não deu certo o planeta que ela me prometeu. Então vou voltar pra minha casa.

-Como é que é? Ela te prometeu um planeta? E então Margot?

-Sabe o que é? A mágica não deu certo... foi isso... as vezes falha...O que você faz quando está triste e sozinho lá nas geleiras?

-Eu procuro a montanha mais alta, subo até o pico e dou um grande urro. Aos poucos as rochas vão se partindo com meu desabafo em resposta à minha raiva, ou a minha tristeza.

- E a tristeza vai embora?

- Não.

- Pois então Seu Cheio de Pernas... Eu não consegui resolver o problema do seu planeta, mas acho que posso dar um jeito na sua tristeza. Espere um pouco.

Dito isso saiu em disparada para o interior do castelo. Pingo D’agua ia dizer alguma coisa e mal teve tempo de abrir a boca, quando já estava de volta a menina estouvada com a caixa de musica nas mãos.

-Veja isto.É uma caixa mágica. Ganhei de presente do meu amigo aqui para quando eu estivesse triste e sozinha . Vou dá-la de presente a voce porque quem tem amigo , nunca estará só, e eu descobri o valor da amizade .Aprendi também que a felicidade é um bem que quanto mais voce divide, mais ele se multiplica..

-Puxa vida, muito obrigado. E como funciona esta mágica?

-É muito simples. Quando voce estiver triste e se sentir sozinho, pense em mim e vire esta chave. Imedatamente uma bailarina sairá da caixa e irá dançar para voce ao som de uma linda melodia.É assim que funciona.

-Obrigado pelo presente...Adeus, Margô...Adeus Palhaço...

“Dito isto , o monstrinho simpático saiu acenando com todos braços em direção ao mar que ficava logo depois do bosque. Ia navegar de volta para casa levando na memória a lembrança daquela doce criaturinha que dizia ser uma grande feiticeira.Pingo D’agua ficou olhando consternado a menina que retribuía aos acenos do monstrinho enquanto duas lágrimas caia de seus olhinhos marejados. Acabara de perder a corrida e um amigo que partia. De repente, vindo de algum lugar, uma vassoura pousou no quintal pilotada pela feiticeira fiscal da corrida de vassouras e seguida por todas as bruxas do orfanato em enorme algazarra. Vieram comunicar e festejar que a vencedora havia trapaceado portanto o comitê organizador considerou como campeã a segunda colocada.

-Parabéns , Margô...Voce fez uma corrida honesta...E por isto é a campeã.A vencedora foi desclassifcada porque sabotou a sua vassoura , portanto voce é a vencedora.A festa de premiação será logo mais a noite naquela bela praça que voce cuidadosamente limpou.

- Viva...hurra...Parabéns...Voce é a melhor... “ Todos estavam em euforia querendo cumprimentar a nova campeã. Margô estava muito feliz, distribuíndo autógrafos e sendo abraçada por todos. Margot ficou tão feliz que aceitou o convite do amigo pra ir ao circo ser palhaço por um dia enquanto Pingo Dágua vestia as roupas da menina e faziam um número no circo. Depois dos aplausos, o palhaço vestido de bruxa se despedia da garotada até a porta do circo.

Pingo estava muito feliz pela sua nova amiga.Foi saindo de mansinho sem ser percebido pelos colegas do circo e já todos amigos da bruxinha que era boa, com seu jeito de palhaço, dando cambalhotas. De repente parou de rir e ficou sério..Falou para si mesmo:

-Taí...esta é uma mágica que eu não conhecia...Se voce fizer sempre o bem e coisa sempre certa, mesmo que algo saia errado, a própria ação se encarrega de colocar tudo no lugar certo.A vida é assim: uma eterna troca de magias.E saiu cantando...

-...Hoje tem marmelada?...Tem sim senhor...Hoje tem goiabada?...Tem sim senhor...E enquanto falava ia tirando a roupa de bruxa , o chapéu e cabeleira vermelha, deixando a mostra a roupa de palhaço que usava por baixo.

- E o palhaço o que é ?...

E a pequena feiticeira ficou ali, festejando alem da sua vitória, também os novos amigos,e sua participação no circo como palhaço sendo muito aplaudida por todos . Estava muito feliz com os acontecimentos e porque finalmente também encontrou um grande amigo. Viu o palhaço se afastando e correu atrás dele. Segurou-o pelo imenso colarinho.

-Pingo...obrigada pela ajuda...foi muito bom ser palhaço por um dia...

-De nada... Foi muito bom ser bruxa por um dia...Sempre que quiser pode vir ao circo.Saíram de mãos dadas rindo em direção à praça. Margot ia receber o troféu de campeã da corrida de vassouras. Uma grande festa esperava por ela.

Zilda Alckmin
Enviado por Zilda Alckmin em 02/05/2012
Reeditado em 02/05/2012
Código do texto: T3646395
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.