Xadrez
Notícia em diversos jornais e meios de comunicação de hoje (08/08/2024) dão conta de que uma jogadora de xadrez russa teria envenenado o tabuleiro da rival e pode acabar no xadrez.
Dos russos podemos esperar qualquer coisa mesmo, como do (filho da) Putin que invadiu a Ucrânia e agora está reclamando porque alguns soldados ucranianos entraram uns poucos quilômetros em território russo para revidar ataques.
Mas de volta ao xadrez, que pode ser tanto um jogo quanto significar prisão, na Cuba de Díaz-Canel, tornou-se uma palavra tão ambígua quanto na Venezuela de Maduro e na Nicarágua de Daniel Ortega. Curiosamente, países tão amigos de Putin quanto de Lula. Ou eram até ontem.
Enquanto o (filho da Putin) russo manda quantos opositores puder para o xilindró, assim como seus amigos cubanos, venezuelanos e nicaraguenses, nosso falso democrata já passou um bom tempo num e recomenda para os adversários.
Para finalizar: terno xadrez é uma coisa tão brega que quem usasse deveria passar algum tempo num por cometer crime contra a moda. Penso que jamais veremos Lula, Bolsonaro, Ortega, Maduro ou Díaz-Canel usando um terno xadrez nesses dias: não vão querer competir consigo mesmos. Mas um deles já usou no passado, viu o sol nascer xadrez, quer dizer, quadrado...