Edipiana

Sempre que leio ou ouço alguém dizer que "fulana está grávida de seu primeiro filho" (ou segundo, terceiro etc.) fico pensando se não há algo errado nisso, porque desse modo parece que está havendo algum tipo de incesto entre a genitora e o filho.

O normal seria que essa mulher estivesse grávida do marido, amante, namorado ou até mesmo de um tubo de ensaio, e não do próprio filho, não é? Às vezes a língua portuguesa, do modo como a usamos, pode não apenas gerar filhos ou frutos, mas também alguma confusão. Às vezes apenas, no entanto nem sempre, e isso nos leva a Sófocles e seu Édipo Rei.

Vemos que Jocasta não apenas ficou grávida de Édipo, porque era mulher de Laio, pai do rapaz, como depois ficou grávida do próprio Édipo e com ele teve quatro filhos, Antígona, Ismênia, Etéocles e Polinice. Mais tarde a gente viu no que essa história acabou dando e não foi em coisa boa, mas tragédia.

Vamos, portanto, evitar esse tipo de confusão. Estaremos assim contribuindo para a ampla, geral e irrestrita felicidade da família brasileira.