Televisão engorda?

No século passado havia duas alemanhas: a alemanha horizontal e a alemanha vertical, remanescentes dos tempos em que ainda não existiam aparelhos de tevê em cores nem controle remoto para os aparelhos de tevê em branco e preto. As televisões de então tinham muita manha, eram manhosas por excelência.

As alemanhas vertical e horizontal serviam para que os antigos televisores manhosos da Telefunken - que telefunkavam a paciência dos telespectadores grande parte do tempo, ora porque a imagem entortava, ora porque a imagem não se fixava, a imagem corria, como se dizia então -, tivessem esses problemas solucionados. Apenas temporariamente, porém. Era só o tempo mudar, chover ou trovoar e tudo recomeçava...

Os botões alemães vertical e horizontal ajustavam a posição da imagem, fixavam-na para que o telespectador não ficasse zureta das vistas, entontecido e vomitasse no tapete da sala. Muita gente perdeu gol de seu time ou beijo de novela por conta das imagens distorcidas das transmissões. E dava socos na caixa do aparelho não apenas para que a imagem ficasse boa, também para descontar a raiva mesmo.

Apesar disso, desses problemas todos, naquele tempo ver muita televisão fazia bem, não engordava tanto assim como hoje. Porque quando a imagem corria, a pessoa tinha de se levantar correndo do sofá para ajustá-la, ou então desentortá-la, justamente para não perder um gol, um beijo ou mesmo um anúncio de outro aparelho de tevê concorrente da Telefunken.

Fazer o telespectador tirar a bunda da poltrona, se levantar a toda hora, assim queimando calorias em excesso, era uma vantagem dos velhos televisores sobre os novos, com controle remoto. Uma vantagem que um dia acabou, como acaba tudo o que é bom.

Bom? Tá falando sério, mané?

Feche a boca ou então vá queimar calorias na academia...