Impressões de viagem

Os trens europeus são tão pontuais que chegam a irritar muitos passageiros que circulam pelo velho continente. Latino-americanos a passeio ou em viagem de negócios vivem reclamando: sentem-se prejudicados com tanta pontualidade dos trens, coisa a que não estão acostumados em seus países de origem.

Não bastasse isso, reclamam ainda que os bilhetes ferroviários europeus andam custando os olhos da cara, um preção. Impressão errada: eles sempre custaram muito, como tudo por lá para quem não recebe vencimentos em euros ou dólares: hotéis, restaurantes, passeios, museus, cinemas etc.

Então, quem não tem muita grana nem é muito chegado em pontualidade que evite viajar para lugares onde ela é requerida. O negócio é fazer turismo ou negócios por aqui mesmo, e parar de dizer, como alguns folgados que conheço: “Ah, a velha Europa não está sabendo envelhecer direito...” Como não, se ela tem mais de 2.000 anos, continua vivinha da silva e dando lições de civilização a outros povos?

Bem, escrevi estas mal traçadas antes da greve dos franceses contra as mudanças nas regras de aposentadoria por lá. Tem tanta bagunça e lixo pelas ruas de Paris e cheirando tão mal que algum perfumista heterodoxo ainda pode acabar criando uma água de colônia chamada “Fleur de Merde” inspirada na situação atual. Mas espero que não...