Papelaria
Para alguns pode parecer que não, mas escrever exige muito esforço de um autor, não apenas talento para a escrita e imaginação fértil além de um conhecimento profundo de gramática, claro. Por exemplo, fazer frases feitas é um trabalho que dá muito trabalho, o que por si só já é um clichê. Fico imaginando como deve ter suado, quebrado a cabeça, o autor (ou a autora) que desconheço e que escreveu a seguinte pérola: “A vida não é esperar a tempestade passar, é aprender a dançar na chuva.” Homessa!
Ou então essa, "Amar é jamais ter de pedir perdão.", de Erich Segal, autor do best seller Uma História de Amor, enorme sucesso primeiro nas livrarias e depois nos cinemas na década de 1970. As duas chamam a atenção, claro, mas são frases capazes de matar de inveja colmeias inteiras de tanta melosidade que contêm. No caso da primeira frase, ainda há um agravante: durante a tempestade um raio pode cair bem na cabeça do dançarino (ou dançarina) se ele (ou ela) insistir nessa prática condenável pelos meteorologistas.
Então veja quanta diferença de qualidade podemos perceber se ao lado dessas frases colocarmos um pensamento profundo como este de Blaise Pascal, “O coração tem razões que a própria razão desconhece.” Ou ainda este, de Jean-Paul Sartre: "O mais importante não é o que fizeram de mim, mas o que eu faço com o que fizeram de mim." Poxa, como eu gostaria de ter pensado e escrito algo assim ou próximo disso!
Mas não, temos de nos conformar com nossas limitações; nossas frases feitas em casa mesmo jamais terão o mesmo impacto daquelas citadas acima e menos ainda se comparadas aos pensamentos de filósofos e intelectuais. Então talvez seja melhor comprar logo uma porção de frases feitas nas papelarias especializadas e depois sair distribuindo-as pelo texto. Porém com certa parcimônia para não danificar o cérebro dos leitores que não podem consumir muito açúcar ou besteirol.
Sabe-se que além de papelarias especializadas também tem gente especializada vendendo frases feitas online, sob encomenda. É só se conectar à internet e buscar um vendedor no Google. Tem alguns que aceitam PIX. O problema, nesse caso, é que se você não gostar da frase encomendada, ao contrário de uma compra comum, não é possível devolvê-la e receber o dinheiro de volta. Jamais!
E ainda pode ter de ouvir (ler) do vendedor outra frase feita, muito em moda nesses dias: “Perdeu, mané.” Pois é.