Elefantes brancos

O Brasil é um país rico, mas grande parte da população é bastante pobre, sofrida mesmo.

Entretanto, achei um exagero a atual ministra do meio ambiente dizer recentemente em Davos, na Suíça, que metade dos brasileiros passa fome, coisa de mais de 100 milhões de habitantes. Ela pode entender de cipós, castanhas, indígenas, aguapés etc., mas não entende de tudo. Espero que se informe melhor e um dia possa cuidar do ambiente inteiro, não apenas do meio ambiente, como faz atualmente. Daí talvez haja picanha e cerveja para todos, como quer o poderoso chefão dela.

Outra coisa que me chamou a atenção recentemente, e não foram as reportagens sobre joias e presentes árabes, e sim o fato de que o ex-presidente da república, atualmente fazendo turismo nos EUA há quase três meses, deu recentemente, lá mesmo, uma palestra sobre conservação ambiental. Justamente ele... É pra rir ou pra chorar? Mas poderia ter sido pior, caso a palestra tivesse sido sobre os benefícios da vacinação, imaginem só...

Bem, se o país vai mal muito é por culpa não apenas dos eleitores, mas principalmente dos agentes de nossos três podres poderes. Primeiro pensam neles mesmos (confiram seus salários e as mordomias que usufruem), depois na companheirada e somente por último no povo. A televisão frequentemente mostra escolas no interior do país caindo aos pedaços, como velhos estábulos, daqueles dos tempos do menino Jesus. Quanto mais ignorante o povo, melhor para os políticos desonestos e corruptos, claro.

Certamente a câmara de vereadores da cidade mais pobre do Brasil tem lá seus aparelhos de ar condicionado e talvez até automóveis à disposição dos nobres edis, já suas escolas ou postos de saúde... Desse tipo de político o país está cheio, mas os eleitos sempre estão dizendo que o povo é sua prioridade, especialmente os cidadãos mais necessitados. Como sempre dizia um folclórico senador na década passada, agora aposentado, felizmente.

Aqui vai uma historinha, uma ficção na qual ele é o personagem central, mesmo porque o povo sempre faz papel secundário na política, papel de escada, de coadjuvante ou pior. Mas vamos lá, porque rindo também castigamos os costumes ou, em bom latim, "Ridendo castigat mores":

O velho senador nordestino vivia reclamando.

Que suas palavras eram sempre mal interpretadas pelos jornalistas.

Poderoso, então baixou uma resolução senatorial.

Somente aceitava ser bem interpretado por atores shakespearianos.

E por seus eleitores acrianos (isso mesmo, e não acreanos).

Mas aí um seu aspone lembrou-o que ele fora eleito pelo Amapá, não pelo Acre, embora residisse no Maranhão.

“Pelo Amapá?” O próprio senador já nem se lembrava disso.

Mas podia ficar assim mesmo: tampouco os eleitores amapaenses deviam se lembrar que um dia tinham votado nele.

Além do que não havia elefantes no Acre, no Amapá ou no Maranhão, havia?

Não, não havia. Elefantes nativos, não, só de circo e zoológico. Mas o que isso tinha a ver?

“Tem a ver que apenas os elefantes não esquecem jamais. Ao contrário dos eleitores: todo dia eles passam perto de algum elefante branco que mandei construir e nem notam.”

“Mas, senador, o senhor não construiu nenhum elefante branco. Deixou todos incompletos, inacabados. Melhor, o senhor abandonou eles todos.”

“Abandonei? Melhor assim. Elefante branco em cativeiro custa muito caro manter. Melhor que vivam na natureza mesmo: sai mais barato para o governo assim."

"Claro que sai, senador."

"Mas tem esses jornalistazinhos de merda que ficam pegando no meu bigode, dizendo que não sei economizar dinheiro público."

"São uns caluniadores, senador."

"Como não sei economizar? Se eu não economizasse, como poderia estar milionário hoje? Com essa miséria que ganha um senador?"

"Além de economizar, me parece que o senhor sabe desviar dinheiro público muito bem, não é, senador."

"Claro que sei, mas nem isso esses berdamerdas reconhecem como uma de minhas melhores qualidades de homem público."

“Realmente, senador: esses jornalistas constituem uma manada de ignorantes.”

"Feito os meus eleitores", finalizou o senador.