Quem inventou a Xuxa?

O sexo. Mas Floriano, Alda e Maurício Sherman Nizenbaum ajudaram. Porém Maurício a trouxe do universo sexappeal para o universo sexappeal das criancinhas: saias curtas, dedinho na boca, beicinho, gemidos e sussurros. Digamos que o apelo sexual da Xuxa era necessário, fundamental para as pessoas... Mas não esqueçamos da (o) Marlene Mattos.

Tá na hora, tá na hora, Rainha dos Baixinhos? Desde o início da década de 1990 que ela vem construindo um império de entretenimento infanto-juvenil ibero-americano, alcançando cerca de 100 milhões de telespectadores diariamente. Nos trabalhos como cantora lançou 35 álbuns de estúdio e 23 álbuns de vídeo que já venderam mais de 50 milhões de cópias: os álbuns Xou da Xuxa (1986), Xegundo Xou da Xuxa (1987), Xou da Xuxa 3 (1988) e 4º Xou da Xuxa (1989) estão entre os álbuns mais vendidos na história da indústria fonográfica brasileira, sendo que o terceiro foi considerado o álbum infantil mais lucrativo de todos os tempos pela Guinness World Records e ao longo de sua carreira musical venceu dois Grammys e é a atriz de maior média de público de mais de 37 milhões de espectadores. Em setembro de 2019 seu patrimônio líquido foi estimado em 169 milhões de dólares americanos.

Nasceu em Santa Rosa, interior do estado do Rio Grande do Sul, mas começou a carreira como modelo em 1979, aos dezesseis anos e em dezembro 1982 posou nua, sendo contratada como modelo da agência Ford Models e em 1983 estrelou um filme no qual interpretou uma dissimulada prostituta que seduzia e levava para cama o filho de 12 anos de seu ex-amante. Daí foi convidada pelo diretor Maurício Sherman Nizenbaum para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete e depois foi e foi escalado para substituir o programa Balão Mágico no primeiro semestre de 1986, herdando deste o horário a fatia de público e o acervo de desenhos, mas a estrutura básica do Xou da Xuxa foi herdada do Clube da Criança, programa da Rede Manchete que revelou Xuxa como apresentadora. Na nova emissora o programa ganhou uma produção mais arrojada, o tratamento do padrão Globo de qualidade e uma marcante mudança de órbita e todos os elementos passaram a girar em torno da personalidade de Xuxa, o que, no limite, despertava nas crianças uma reverência praticamente religiosa.

Para comandar a atração, Xuxa contava com o auxílio de personagens que logo se tornariam marcas de seus programas, como as auxiliares Andréa Veiga e Andréa Faria, a “Sorvetão”, que evoluíram para o nome de Paquitas, Dengue (Roberto Berttin) e Praga (Armando Moraes). Eles ajudavam a apresentadora na organização e na animação do auditório. O uniforme das Paquitas era composto por roupas inspiradas em soldadinhos de chumbo,usando botas brancas, enquanto o personagem Dengue, um enorme mosquito cheio de braços, vestia-se de amarelo e vermelho dos pés à cabeça, e o baixinho Praga, usava uma fantasia de tartaruga. A principal preocupação da equipe do programa era deixar as crianças livres, como se estivessem num parque de diversões. Para garantir o clima de descontração, o infantil era feito com o mínimo de edição possível, transmitindo a ideia de um programa ao vivo. Outra característica marcante do Xou da Xuxa eram as coreografias diferentes encenadas pela apresentadora em cada número musical do programa que se tornou líder de audiência em pouquíssimo tempo no seu horário e fez da apresentadora o maior ídolo infantil do país. Xuxa referia-se às crianças como “baixinhos” e, por isso, passou a ser chamada de “Rainha dos baixinhos”. Seu bordão “beijinho, beijinho e tchau, tchau” também virou febre e é uma das marcas mais fortes da apresentadora. Foram lançados diversos produtos licenciados com a marca de Xuxa, como bonecas, roupas e acessórios, e as crianças de diferentes níveis sociais começaram a se vestir igual a apresentadora. As botas de couro brancas e as “xuxinhas” para prender os cabelos viraram febre entre crianças e adolescentes e se tornaram um ícone dos anos de 1980 no Brasil.

O figurino da apresentadora, criado por Sandra Bandeira e sua equipe, era uma atração à parte: em cada programa, Xuxa aparecia com um modelo completamente diferente. Em novembro de 1988, cerca de dois anos e meio depois da estreia, Xuxa já havia se vestido de 759 maneiras diferentes. Apesar de estar sempre mudando o visual, a marca registrada de Xuxa eram as minissaias, as xuquinhas, as botas e as ombreiras. A direção geral continuava com Marlene Mattos, e a coordenação de produção era de Nilton Gouveia.

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 20/07/2020
Código do texto: T7011402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.