Você sabia ?

- Morreu dormindo como um passarinho.

- Bela metáfora.

- Quem?

- O que você disse é uma metáfora.

- Que o quê...O que eu disse que o cara quando acordou estava morto.

- Como é possível acordar,se já se está morto?

- Não sei.Só sei que esse meu amigo,com meta...,isso aí que você disse,bateu a caçoleta.

- Outra metáfora...

- Pô, cara.Acho que você tá querendo me irritar.

- Já vi que você não sabe o que é metáfora.Metáfora é...deixa prá lá.

- É bom mesmo.Mas como eu dizia, esse meu amigo que morreu,era muito moço.Para morrer assim tão moço deve ter pagado por cada pecado que cometeu.

- Aí é cacófato.Porcada...

- Que é isso,cara! Cada vez que eu falo uma coisa você vem aí com as tuas palavras difíceis.

- Tudo bem,continue.

- Então.Nunca pensei que ele fosse morrer dormindo.Achei que ele fosse morrer perfurado por umas trezentas balas.

- Aí é hipérbole.

- Você andou bebendo?

- Não,continue.Apenas constatações gramaticais;figuras de linguagem.

- Na verdade o Pedro Peste era um cara muito violento...

- Antonomásia.

- Só se for o nome da sua mãe !

- Não,prossiga,prossiga.

- Você tá querendo me confundir.

- Nada disso.Só estou tentando analisar o seu português.

- Tô sabendo.Então o Pedro Peste,que bebia como um gambá,vivia no meio dos marginais.

- Antonomásia seguida de pleonasmo.

- Eu tô te avisando,cara.Pára com isso que eu tô ficando nervoso.O que acontece é que o Pedro Peste tinha umas carabinas que guardava atrás do armário e a gente pegava elas só prá fazer assalto,e daí...

- Anacoluto!

- Chega! Você tá tirando com a minha cara.ANACORNUTO é a p.q.p. e esse teu maldito português.Fui!