Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A revolta do rato Luiz Ezequiel que convocou as galinhas para a luta

O sujeito experimental a ser utilizado no laboratório de Psicologia, na sala de Análise Experimental do Comportamento, é um rato albino da raça "Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar, de nome Luíz Ezequiel. Trata-se um rato adulto jovem macho, com idade aproximada de três meses criado em biotério próprio que nasceu no laboratório da Universidade para servir de cobaia para estudantes de psicologia. O equipamento para o experimento é composto por duas unidades operacionais separadas: gaiola e controle. A estrutura  da  gaiola é de alumínio anodizado cinza fosco, medindo 24 cm de altura, 26 cm de comprimento e 21 cm de largura. O piso possui grades paralelas, em aço inoxidável, fixadas nas extremidades com  rebites em acrílico, com uma distância de 1,5 cm entre as grades. Na parede lateral direita existe  um  bebedouro na altura do piso, com aproximadamente 0,7 cm de diâmetro; cerca de 8 cm acima de comprimento  e  0,5 cm de diâmetro que, ao ser pressionado, aciona um micro interruptor que leva o pescador  (dispositivo de condução da gota d'água. Acima da barra existem orifício para saída de estimulação  sonora e, ao lado destes, existe um vidro transparente, permitindo a passagem de estimulação  luminosa  para  dentro  da  gaiola . Em algumas delas há na parte central do teto um orifício   para fixação de hastes  (argola  ou trapézio), sendo o fechamento da gaiola é feito pelo lado anterior com vidro fumê.

Já a  Unidade de controle consta de um módulo em alumínio anodizado e laterais cerejeira, medindo 30 cm de comprimento, 14 cm de altura e 21,5 cm de largura na base. Existem os seguintes circuitos e controles no painel frontal:

1) chave de alimentação energética geral (liga/desliga), com indicador luminoso de cor vermelha;
2) chave comutora  para  acionamento do bebedouro (automaticamente/ manualmente), para esquemas de respostas e reforços;
3) controle de estimulo luminoso em 4 intensidades e controle de estimulo aversivo (choques elétricos em 4 intensidades), com teclas seletivas de pressão e interruptores em separado;
4) controle de estimulo aversivo sonoro de freqüência fixa de 1000 Hz.
5)Em alguma delas encontra-se   também um cronômetro digital que fornece a contagem, e controle do tempo ou horas e minutos ou minutos e segundos; assim como também um contador cumulativo de liberação de reforços (acionamento do "pescador") com botão zerador.
Ele conseguiu aprender a apertar três vezes na alavanca para receber água. Fez a sua parte, mas escutou os alunos dizerem que mesmo assim seria eletrocutado porque estava quase fora da idade, novas turmas chegariam e novos ratinhos seriam convocados para morrerem também depois. Ele bolou, assim, um plano para dar vazão a sua revolta, recrutaria mentalmente as galinhas de Brasília, já que elas são os animais mais estúpidos do universo e adoram fazer barulho! Menos o BolsoNERO! Esse incendeia tudo sozinho!
LeFranKlin
Enviado por LeFranKlin em 29/10/2019
Reeditado em 14/11/2019
Código do texto: T6782159
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre a autora
LeFranKlin
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
135 textos (1174 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 13:23)
LeFranKlin