A Regra é Clara

- Ei Arnaldo, olhe lá, olhe lá! Gravata com nó, sem paletó dado em nossos atacantes pelos adversários, na pequena área deles, pode Arnaldo? É safanão, soco, pontapés, rabo de arraia, voadora, empurrão. Futebol agora virou MMA contra nós Arnaldo? Cadê o juiz de vídeo que não viu o Miranda ser agredido, o Gabriel filho de Deus, sendo puxado; arrastado pelo zagueiro? A joia, o brilhante Neymar, o dedo de ouro é jogador de futebol, ou saco de pancada; sparring de gringos? Até quando eles vão montar a cavalo em nós, Arnaldo?

- Galvião, desculpa Galvão, poder não pode, mas fazem de tudo para roubar o brasileiro. Se o brasileiro rouba, leva vantagem, corrompe, usa de subterfúgios escusos, arma esquemas madrugadeiros contra o seu compatriota; por que os gringos não podem nos lesar? Ainda que a regra seja clara, já vi de tudo Galvão nesse país; padre que se amarrou em mil balões e aterrissou na boca de tubarões; filha juntar com amigos para matar os pais; pai que peneirou a filha do sexto andar; mãe que deu luz e pôs o balaio com a cria na esquina; até ex-presidente preso por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e coisas afins. Fim dos tempos Galvião.

- Arnaldo, Arnaldo, estamos falando de futebol, de terem prejudicado a seleção brasileira, Arnaldo! Política e questões sociais são para quem que entendem e são de política e filantropia. Onde está a clareza na regra do jogo Arnaldo? Será possível?

- Galvão, Galvão, o Lula está preso porque as leis e as regras são claras. Fui árbitro de futebol e prenderam-me por apitar corretamente?

Aparando as unhas dos dedos com os dentes de porcelana, Arnaldo encolheu-se de lado. Raivoso. Até o final da partida, morria de medo de ser demitido pelo patrão.

- Arnaldo, Arnaldo, verdades não podem ser ditas. O silêncio é a claridade, é a luz da regra na relação humana, principalmente entre os brasileiros, Arnaldo! Cale-se, omita-se, bico calado e garanta na boa, no sossego seu trabalho e o sustento dos filhos, netos e bisnetos. É o que Mutável Gambiarreiro mandou te dizer, Arnaldo. Segundo ele, nem você e sua prole tem bunda para ser revolucionário anarquista autossustentável.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 19/06/2018
Reeditado em 20/06/2018
Código do texto: T6367998
Classificação de conteúdo: seguro