FUTEBOL E CANAVIAL

No final da década de 80 o time do Chopotó estava muito animado com os resultados obtidos.

Além dos jogadores do local, ainda contavam com dois ou três do São Manuel, comunidade rural vizinha.

Resolveram marcar um jogo com a forte equipe do “Queira Deus”, da zona rural de Paula Cândido. Num domingo foram para lá, sendo bem recebidos, porém sempre ouviam os cochichos dos torcedores:- “Hoje vai ser de cinco para cima!”.

Na preliminar a equipe local ganhou fácil, de goleada.

Antes de começar o jogo principal, o Zé Abelha que era o goleiro do Chopotó, chamou o Jucão, que era zagueiro do seu time e que media mais de dois metros e calçava 44, e disse-lhe:- Vai despistando até próximo aos adversários e verifica quantas bolas eles possuem. Assim o Jucão fez, e veio com a informação de que eles possuíam duas bolas.

Ficou combinado entre o Zé Abelha e o Jucão, que dependendo do andamento do jogo, as bolas seriam chutadas em direção a um grande canavial que havia próximo ao campo.Combinaram ainda que a única bola que eles haviam levado seria escondida.

Antes de iniciar o jogo, o senhor Luiz Lopes, avô do Zé, tomou o seu lugar atrás do gol onde ficaria o neto.Durante todo o jogo o senhor Luiz tocava a sua sanfona, incentivando o neto.Quando o time estava ganhando ele tocava um forró, quando perdia,era uma valsa.

Jogo iniciado, os locais dando a maior pressão, mas em um contra ataque o Chopotó fez um gol.Isto ali pelos 20 minutos.Foi o bastante para a primeira bola que o Jucão recebeu, ser remetida por um forte chute em direção ao canavial.Bola em canavial é igual agulha no palheiro, quase impossível de ser achada...

E a partida prosseguiu. Ali pelos 30 minutos o time local empatou o jogo.O Jucão pergunta ao Abelha:-Isola a outra bola? Por enquanto não,ele respondeu.E não é que o Chopotó fez o segundo gol aos 40 minutos?

Intervalo, início do segundo tempo, e o Jucão dá um bico na bola e ela vai em qual direção?

Acertou quem falou “do canavial”. Aí foi todo o mundo procurar a bola, jogadores do Queira Deus e a torcida.Enquanto isso, em uma sombra, debaixo de uma grande árvore, os atletas do Chopotó diziam: “Queira Deus, que eles não achem a bola...”

O Chopotó voltou para casa comemorando, e a torcida local foi para casa xingando até a oitava geração do zagueiro Jucão.

(O fato me foi narrado pelo goleiro Zé Abelha)

Calambau,agosto/2017

Murilo Vidigal Carneiro

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 28/08/2017
Código do texto: T6097547
Classificação de conteúdo: seguro