Ainda sobre a queda do avião da Chape

No passado, Josias e Jesial quase formaram uma dupla caipira. Quis o destino que se separassem e cada um que fosse à procura da enxada mais leve. Cavucar a terra para encher a barriga de vagabundos não era mais a deles. Sumiram um da vista do outro.

Certa feita, muito tempo depois, encontraram-se no dia do recebimento do Bolsa Família. Sorrisos escorriam pelas faces de ambos. Abraços calorosos. E a famílias passadas à limpo. "Dorinha criou asas e sumiu do terreiro, irmão Jesiel". Impossível sorrir com esta triste notícia. Seu irmão estava solteiro criando um bando de pássaros. A maioria bastardos.

Quando voltaram à realidade, Jesial perguntou para o irmão: "O quê cê sabe sobre o acidente com os cabras da Chapecoense, mano"?

- Num tô sabeno, não. Aconteceu alguma coisa; agente vive socado naquela grota e num sabe de nada do mundo de cá?

- Oxê, como pode? O caso ando mais que notiça ruim!

Sabe, num sabe. Sabe, num sabe. Aconteceu, num aconteceu. Aconteceu, num aconteceu... até que, Jesiel perguntou: "num me diga que ocê tá falando do avião da Chape?!

O irmão coçou a cabeça, enrolou o bigode, cofiou o cavanhaque e retumbou: "Isso! Sim, Chape! Chape, exato"! - e jogou o resto que estava no copo para o santo que estava ao lado, embaixo no pé do balcão. O vendeiro assuntava os irmãos.

- Ôôô meu irmão, estamos na era da crise, da economia, da reciclagem, da sustentabilidade, do meio ambiente, do natal, do fim de ano. Se tivesse dito Chape, em vez de Chapecoeeeeeeeeeense, agente já tinha se entendido. Simplifica, encurta as coisas Josi.

- Então, diga logo o que aconteceu, com o avião. Com um nó no coração para ouvir que nada aconteceu, estou ansioso para saber as notíças.

- Pelo que eu sei, como nós, dois irmãos que estão comemorando o encontro e quebrando uma, rodando que nem cabaça, chapando o coco, chapando...

- Diga logo!

- O avião da Chape, Chape, Cha...chapô o bico na serra, deixando todo mundo chapado.

- Ué, como chapado... chapá sem uma tomá? Só pode ser papo de chapado, mesmo!

Virou e saiu sem se despedir do irmão que não via desde criança. Atravessando a rua, resmungou: "A parte que tenho que pagar da despesa põe na conta do piloto que estava chape...chape... cha... peado. Se não engano, ele se chama Dirceu de Abreu e se não pagar, nem eu".

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 15/12/2016
Reeditado em 16/12/2016
Código do texto: T5854106
Classificação de conteúdo: seguro