Um Terço de Três Terços

Confesso que pensei um bocado de tempo para fazer a revelação que estou prestes a fazer. Nessa divagação de escrevo ou não escrevo, cheguei rezar três terços para tomar a decisão. Isto só foi possível porque baixou uma luz em cima da minha cachola, iluminando tudo e com alguém dizendo que isso daria certo, se eu rezasse o três terços e calculasse um terço dos três terços. O pior é que não entendo nada de Matemática e como dividir os três terços em três partes iguais como o solicitado? Leitores, quê bate cabeça insano! Era conta para todos os lados. Bota nove, tira nove; noves dentro, noves fora. Arranca zero, põe zero! Zero. Se era para dar um terço dos três terços, o resultado zero estava errado ou não? Que dúvida mais cruel! Toca perguntar para o santo matemático como fazia as operações; para minha falta de sorte naquele dia o santo matemático, que sofre de Alzheimer havia esquecido tudo.

Pensava: “justo agora! Santo não resolve merda nenhuma”! Nem terminei de pensar ele virou para mim e replicou: “estou com a doença do esquecimento, mas lembro-me muito bem o que você falou”. Olhando para ele perplexo, me veio a ideia: “esse santo deve ser igual político Brasileiro e deve levar comissão em tudo”. Para aumentar a minha perplexidade, incontinenti respondeu: “levo um terço do que depositam em meus pés todos os santos dias e dias sem santos também; porém não aceito terços”. Falando aquilo, cortou meu barato logo de cara. Abri área pensando porque nesses momentos a única coisa que lembramos é de político. Quanta maldade, sô! São tão honestos e verdadeiras santidades! Divindades!

Fiquei desesperado imaginando qual seria o castigo pelo pecado cometido: “para livrar-me do pecado, só falta esse santo querer que eu dê o resultado dos três terços; ou pague um terço do Bolsa Família que recebo do governo em nome do dízimo”. Nesta etapa, acabei me perdendo em tudo, ficando eu exatamente como o santo: sem memória. Desculpe-me, o que mesmo eu estava falando e fazendo? Ah, obrigado! Estava contando o um terço dos três terços. Pois então, essa estória ocorrera na terça feira, que é dia da entrega da sesta básica aqui no município. Como o três terços não enche barriga às terças, foi correndo pegar o donativo porque barriga vazia não enche o saco; embora que isso de contar um terço dos três terços encheu-me o saco com a barriga vazia. Estranho: saco cheio e barriga vazia; deveria ser o contrário, não? Tenho minhas dúvidas pode ser considerado como verdade.

Cheguei lá no departamento de Obras Assistenciais sob uma chuva intensa e chovia mais dentro do que fora. Motivo: estavam trocando as terças do telhado. Pensei novamente comigo: “que terça do diabo é essa que me acompanha para todos os lugares que vou”? Não é que o carpinteiro ouviu meu pensamento e respondeu: “terças são peças horizontais colocadas em direção perpendicular às tesouras e quando postas na parte mais alta, denominam também de cumeeiras”. Soliloquiei: “tai a solução para o problema dos três terços, esse cidadão deve saber de matemática”. Subi no telhado para falar com ele. Fiz um interrogatório que nem eu sabia o que perguntava e ele nem sabia o que respondia. Por fim, (fim de falar com ele) ao descer, a boca da calça ficou agarrada na terça e eu nem subia e nem descia. “Solta diabo que hoje é terça, dia de pegar a sesta”! Quem ouviu dessa vez foi o diabo: “sesta se paga na sexta e pega hoje”.

- Pagar hoje! Com quê? – esse diabo não deve ser político também, fazendo caso de uma sesta.

- E duas também. Quem economiza tem o que comer. Você fica para amanhã.

- Vai comer o diabo.

- Está falando com ele!

Já passava das três da tarde daquela terça, quando consegui solucionar o problema da calça. Desci. Estranhei ao chegar lá embaixo: não havia mais ninguém na fila que antes dobrava a rua, chegando à igreja. Esperava que ainda estivesse longa, porque assim poderia encontrar a Madre Maria Tereza de....de...depois lembro; e como ela é religiosa e sabe tudo sobre José, o carpinteiro pai de Cristo, devia entender bem de terço e terça às terças; então a divisão dos três terços para ela é como três mais três, que eu também sei e o resultado é seis. Para meu azar, nada do que planejei deu certo. Três horas, quinze horas como queira, encerrou-se a entrega da sesta; sobrando para mim agora o problema dos terços e a fome por ter perdido as três horas da tarde e consequentemente, a entrega da sesta. Se bem comido (na linguagem popular), não conseguia raciocinar, imagine agora sem a sesta e com fome? Toca começar tudo de novo!

Se não consegui pegar a sesta básica, consegui pegar a Madre por trás (entre aspas) que estava saindo correndo porque o padre estava sofrendo parada cardíaca. Ao ouvir isto, fiz o sinal da cruz três vezes e isolei na madeira com três coques de mão fechada. Curiosamente, a Madre para ficar mais leve, arrancou do pescoço os terços e jogou-os no chão. Pensei: agora ela arranca tudo. Comecei a gritar: tiira, tiira, tiira, tiira. Mandaram uma casca de banana. Calei a boca na hora. Queriam ver o tombo meu ou da Madre Tereza de...de...de...depois lembro?

Contei: havia três terços. Agora sim estava com os três terços; embora que o problema pede um terço dos três terços. Sai correndo atrás da Madre. Quando viram a Madre correndo sem os três terços no pescoço, a cidade inteira correu atrás de mim pensando que era assalto: “pega, pega, pega ladrão, pega ladrão, pega, pega ladrão”. O carpinteiro que havia explicado o que é terça mandou uma em minha direção que foi só eu tirar o corpo para a peça espatifar na calçada. Ufa nesta terça, escapei da terça! Nasci de novo. Continuei correndo e por sorte, alcancei a Madre. Apressados, lado a lado, ela com o desfibrilador e eu com os três terços, perguntei: “o que faço com isso, dona santa Madre Maria Tereza de Cualcutá”. Ela muito das respondonas, disse: “faça como a geração moderna: enfia no buraco do cumbuco do umbigo”.

- Cumbuco do umbigo? Não seria caduco do umbigo santa dona Madre?

- Isto mesmo seu jegue velho! Enfio no buraco que achar mais próximo! Não está vendo que o padre Antão está morrendo?

Olhei para todos os lados e não vi ninguém morrendo. Nisto perdi tempo e fiquei com remorso que o padre pudesse morrer de verdade. Jegue que sou: tentei. “Impossível, o cumbuco do buraco do umbigo é pequeno demais santa Madre Tereza de Cualcutá”: repliquei. Tudo muito rápido; os dois "correndinho"! Mal humorada e preocupada com o padre que estava tendo ataque, que era mais forte e eficaz que o ataque da seleção do Filipão, vociferou: “vai pentear macaco e suma com estes três terços de minha frente”! Notei que ela estava tranquila, mas antes que também tivesse um ataque de nervos, saí em debandada. Nesses momentos sou altruísta e cooperativo, se depender de mim, ninguém morre de nervos e sim do coração. Muito lógico e nem precisa de médico Cardiologista: se ele não parar a pessoa continua correndo.

Para sanar o problema, desmontei os três terços e contei todas as bolinhas dos terços. Estou fazendo este trabalhão a mais de três dias, indo e vindo do zoológico. Ainda bem que consegui pentear três, dos três mil, trezentos e trinta e três macacos que ainda restam. Acho que até terminar de pentear os macacos é tempo suficiente para desvendar o mistério do um terço dos três terços? Você poderia ser gentil igual aos vendedores do bazar “Três Irmãos”, que estirando os braços e bocejando uma voz de sono atrasado de trinta e três dias, dizer: “Posso ajudar”? (metálico)

- Obrigado. Consegui fazer as operações: um terço de três terços é um terço somente na terça e tenho presa, porque o carpinteiro desceu do telhado com a terça. Mas antes, pegue a sesta hoje, porque até meia noite é terça, dia da semana e de feira.

- Tem coisa errada. Um terço dos três terços é um terço; mas Um Terço de Três Terços quanto é? O senhor não fez como solicitado, comece tudo novamente! E seja breve, a guilhotina já encontra-se em praça pública.

Sorria o bom dia!

PA

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 25/04/2015
Reeditado em 27/04/2015
Código do texto: T5219617
Classificação de conteúdo: seguro