O menino e o Frei
Hoje em dia os valores estão se perdendo, a fé cada vez mais diminuindo, a educação que se adquiria em casa foi repassada somente para escola e na missão de regatar tudo isso eis o nosso herói sertanejo, que desbrava o sertão em sua Toyota anos 80 para catequizar a gentiaga em seus domínios.
__ Ô menino, aonde vai esta estrada?
__ Ela num vai, não. O senhor é que vai nela.
__ Ah moleque de uma figa! Eu quero saber aonde que ela me leva.
__ Ela não leva ninguém, não senhor! O que vai levar o senhor mesmo é este seu carrão aí.
__ Ora seu moleque deixe de ser besta! Eu quero saber qual é a comunidade mais perto deste Fim de Mundo.
__ Ora! Então porque o senhor não perguntou logo! O senhor vai passar pela brecha da Lasca da Velha, pela curva do Cotovelo e depois pela Goela da Cobra até chegar ao Fim do Mundo.
__ Valei-me meu São Francisco das Chagas do Canindé! E isso é lugar de gente, é?
__ O povo diz que lá tem umas três pessoa batizada.
Eis o menino típico da região nordestina, mais danado do que o capeta, mais esperto do que quem tem PhD na área da sapiência do povo brasileiro, dialoga com o santo frei sobre seu meio de transporte primitivo.
__ E este animal é seu?
__ Sim senhor! Papai me deu de presente.
__ E como é o nome dele?
__ E cê num tá vendo que é um jumento!
__ Ora garoto! Eu sei que é um jumento, eu quero saber se ele tem um nome de verdade.
__ Ah, isso ele num tem não! O papai nunca deixou batizar o bichim, inda hoje é pagão.
__ Ora mais num estais vendo mesmo, menino! Batizar um bicho bruto que não sabe que existe Deus no céu, o Bispo, o Padre, o Frei. Seu pai é que está certo. Eu quero saber é se ele tem um apelido.
__ Ah! Isso ele tem, sim!
__ E como é, hein?
__ Desde bem novim, a gente chama ele de Frei.
__ Como é menino! Você tá de sacanagem com um representante de Deus. Por um acaso você não sabe que é pecado comparar um jumento com um santo representa de Cristo. Que diabo de apelido é este, menino?!
__ Num se avexe não seu Frei, porque esse apelido num tem nada a ver com vossa santidade, não. É por que este jumento é o único animal que põem frei neu, é só por isso.
__ Ora, então vá para a escola estudar moleque, porque o que você está querendo dizer não é Frei e sim freio.
__ Ora, se o senhor não tivesse me impanhado eu já tava lá, fazia era hora.