VÓ JUREMA e O VIZINHO COM HÉRNIA DE DISCO

No início da rua, onde Vó Jurema morava, havia um senhor, Seo Marciano, próximos aos quarenta e poucos anos, que sempre ficava sentado num banquinho de madeira, na beira da estrada, vendo o povo passar para lá e para cá. Indo e voltando da cidade.

Sempre alegre e disposto, conversava com uns e outros e assim o tempo passava. Depois, pelo que fiquei sabendo, o tal senhor era "encostado". Dá-se esse nome ao trabalhador que contrai alguma doença profissional e, não podendo mais trabalhar, fica encostado no INSS, antigo Instituto Nacional da Previdência Social. Como não tem idade para se aposentar, o cidadão, por força do mal que lhe acomete, passa a receber um salário até que ou sare ou se aposente.

Diziam que a moléstia que o atacava era um mal na coluna. Nervo Ciático ou a dolorida Hérnia de Disco.

Com o passar do tempo, a Medicina evolui e algumas doenças até então incurável passa receber atenção especial e a cura, em muitos casos.

Alguns anos se passaram, seu filho, menino na época, cresceu e se tornou chefe de família, sugeriu ao patriarca a possibilidade de uma operação a laser, muito difundida no circuito médico.

Alegou que um colega seu havia feito a operação na coluna e voltou a se sentir melhor, inclusive voltou a trabalhar normalmente.

Voltando à sugestão de seu filho, o encostado não gostou:

"Não quero fazer esta operação!"

"Por que, pai? Indagava o filho.

"Tenho medo!"

"Medo de quê? Problemas com a anestesia? Medo de que não dê certo?"

"Não! Tenho medo que dê certo! Já pensou, ter que voltar a trabalhar depois de muitos anos parado!"

Pois não é que o corpo acostuma com a mordomia!

Jonas De Antino
Enviado por Jonas De Antino em 08/08/2014
Reeditado em 29/05/2018
Código do texto: T4914401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.