URUBUZANDO:
Dia desses, numa dessas minhas "clicagens" fotográficas da natureza, eu me encantei com uma paisagem de campo que bem ao longe mostrava uma árvore cheinha de pontos pretinhos.
Mesmo com a minha presbiopia ( olho velho!) ali dei um zum caprichado e consegui enxergar que se tratava dum coletivo de pássaros pretos, então, exclamei exatamente assim:"olha só, quantos passarinhos lindos...todos juntos!!"
A gargalhada foi geral e logo fui esclarecida que aquilo era um bando de urubús.
Tarde demais porque a foto já estava tirada e postada na minha comunidade social.
E daí? Por acaso urubú...não é pássaro...da vida?
Claro que é. Pode ser de mau agouro, mas é.
O mais incrível disso tudo é que a cena foi didáticamente holística!
A vida, além de ser uma escola, é uma escola de teatros com atores que até os urubús invejariam...
Bem que se diz que nem tudo que brilha é ouro...e agora eu posso garantir que nem tudo que voa é passarinho do bem.
Cuidado, até pode ser um urubú.
E se, figurativamente, a intenção na vida é sempre fugir deles, desistam, porque eles estão sobrevoando todas as partes do mundo, e mesmo disfarçados em espécie supremas, urubuzam o universo dos fotógrafos mais ingênuos e desavisados. Ainda que os fotografemos com a alma de passarinhos.
E não é assim na vida?
Alimentam-se de todos os restos, dos mais imperceptíveis que possamos imaginar. Qualquer resto serve à fome dos urubús, que não se satifaz nunca!
E de repente estamos nós ali, a fotografá-los com toda a admiração ofuscada pelos olhos cansados...
Xô urubuzada!
Agora meus "olhos velhos" estão bem sensíveis a certos voos altos dos mais altos disfarces: refaço o ditado.
É preferivel todos os urubús voando, de preferênca bem longe de nós, a apenas um na mão a nos maldosamente urubuzar ...para todo o sempre.
Mas o que será aquilo?
-Xó urubuzada!