O ventríloquo.
O VENTRÍLOQUO
Humorismo. Honorato Ribeiro.
Um matuto fazendeiro, bastante rico, foi à cidade fazer compra no seu carro de luxo. Ao parar numa praça da cidade viu uma porção de gente em volta de um ventríloquo. Ele desceu do carro e viu o ventríloquo fazendo o cachorro falar, o gato, o cavalo e um galo. O fazendeiro matuto ficou de boca aberta, pois, no seu raciocínio os bichos falavam de verdade pelo poder daquele homem. O fazendeiro matuto aproximou do homem e disse-lhe:
-Quanto é que você quer, para ir comogo, no meu carro, à minha fazenda, pra meus filhos e a minha mulher verem você botando os bichos pra falar?
-Mil reais.
-Está feito o negócio.
O ventríloquo entrou no carro mais o fazendeiro e foram. Quando chegou lá, o fazendeiro todo entusiasmado e eufórico, chamou a mulher e os filhos: Olhe mulher, meus filhos, minhas filhas, eu trouxe este homem aqui, pra vocês veem o poder que tem este homem. Ele faz os bichos falar! Fizeram uma roda e trouxeram um cachorro e o ventríloquo perguntou: Cachorro, me diga uma coisa, quando o seu dono sai e deixa Joãozinho tomando conta da casa, o que é que ele lhe faz? Esse muleque, disse o cachorro, me espanca, me maltrata...
Tá vendo mulher, que menino danado! Que malvadeza, Joãozinho!
Trouxeram o cavalo e o cavalo acusou Joãozinho de o maltratar; trouxeram todos o bichos e sempre acusavam o Joaãozinho de maltratos. O ventríloquo perguntou? Ainda tem bicho para eu fazer falar? A irmã de Joãozinho disse: "Falta a cabra". Aí Joãozinho entrou em ação. Puxou o braço do ventríloquo e sussurrou nos ouvidos dele: "Não vai lá não, seo moço, pois aquela cabra é muito mentirosa"... Menino é brincadeira???!!!
hagaribeiro.