CALORICAMENTE DIET!

Ela sempre chegava com alguma receita nova, das louras da televisão, e daquela vez vinha com a prova do seu mais recente quitute televisivo, um bolo de maracujá que perfumava todo o ambiente.

Alguém olhou para a sua iguaria e lamentou os bons tempos, "in memorian" àqueles nossos remotos tempos em que se podia comer "de um tudo" sem se preocupar com a balança, tampouco com os níveis do colesterol.

Bobagem, conhecedora de todas as 'formigas' do seu entorno, das quais eu também faço parte, foi logo se justificando; 'Não se preocupem, é diet!'.

Ufa, que bom que era!

Desconheço se formigas gostam de adoçantes, mas eu gosto de qualquer bolo, inclusive dos diets que engordam!

Parece que o tempo estraga tudo mas, acreditem, ao menos melhora o paladar.

O que choca é que basta desqualificar as calorias dum prato para que comamos tudo em dobro..

E eu, obviamente que não teria me perdoado se, antes de pegar a tal da receita maravilhosa, ao menos não tivesse me empanturrado de bolo "diet", que logo no dia seguinte me contemplou com mil gramas a mais.

Caí no martírio de lhe pedir a receita, e ela, com muita boa vontade ma forneceu com todos os detalhes, mais ou menos assim:

" Preste toda a sua atenção: reserve um copo de polpa do maracujá, não, reserve dois". Entendeu?

Os copos têm que ser dos americanos, sabe, aqueles de "bar", de vidro bem transparente. Nenhum outro copo serve. Não devem ser muito cheios. Mais ou menos cheios, ok?

Deixe as sementinhas descansando, mas não todas, tire algumas, vamos lá...deixa eu ver, tire umas dez de cada copo e as coloque num pires bem pequeno.

Depois, num refratário grande e de vidro, não, de vidro não, melhor num de porcelana branca, coloque as gemas de três ovos vermelhos caipiras, brancos não servem, com gemas de tamanho médio. Se forem gemas grandes nada feito! As pequenas também despreze. Não dão certo neste bolo.

Depois, bata com a mão...você vai esquecer que tem batedeira, ok? Gire a mão para a direita por dez minutos e meio e depois para esquerda mais dez minutos exatos, junte uma xícara de porcelana branca, colorida estraga, não muito cheia de adoçante fino da marca tal, uma colher de sopa de manteiga desnatada da marca tal, mas tem que ser uma colher de pau porque a de inox também estraga tudo, e depois meça o leite num copo de cristal médio de boca larga...e blá blá blá...e para terminar, maravilha, lembra daquelas vinte sementinhas que você tirou dos copos, lembra? Aposto que já tinha esquecido!

Então, vamos amassar uma a uma e depois fazer uma calda com adoçante, mas tem que ser num refratário de ferro para dar cor, senão nada feito!".

E nada feito mesmo! Nunca que eu conseguiria fazer aquela receita.

Nem minha memória e nem a minha paciência permitem uma receita daquelas!

Sinceramente? NUNCA MAIS peço receita alguma para ninguém.

Se eu não tivesse perdido tanta caloria para tentar decorar todos os passos dos detalhes daquela indumentaria gourmet, decerto que teria engordado o dobro com aquele bolo de maracujá tão caloricamente DIET.

De toda a sorte...lhes passando a receita...