A ESGANADURA DA SOGRA

O que aqui contarei ocorreu com um amigo meu cujo amigo havia perdido a sogra.

Para alguns seria uma grande alegria certas perdas, ninguém poderá negar, já para outros se configura, de fato, uma grande tragédia.

Há sogras que são como mães e assim era com a sogra daquele amigo do meu amigo, uma sogra de fazer gosto e inveja ao genro mais descontente com certas sortes daqui deste mundo.

Ocorreu que certo dia, meio que de repente, a nobre senhora teve um treco e bateu suas cansadas botas.

Foi uma grande tristeza para o amigo, me contava o meu amigo, eu acredito, e contou-me que tentou consolá-lo de imediato pelo telefone, depois de ter sido efusivamente convidado para o evento de despacho da tão querida sogra.

Chegando ao velório, daqueles tristes antigos e elegantes, com todo aquele clássico aparato fúnebre, meu amigo logo foi educadamente consolando as lágrimas do genro amigo e inconsolável.

Chamava a atenção a elegância do homem. Todo de terno, engravatado, sapato tinindo, aliás, parecia vestido para um grande evento, como se fosse ele o protagonista do seu próprio velório.

Todavia tratava-se dum respeitoso evento, obviamente que sim.

"Ela era tão ótima para mim" dizia ele, e meu amigo procurava acreditar naquela discutível verdade.

Chegada a derradeira hora, chamaram o padre para as bênçãos e devidas orações para que imediatamente se fechasse a urna.

No que o genro amigo se aproximou para fitar a sogra pela última vez, decerto que um momento inesquecível para alguns, eis que prenderam a gravata do genro no fechamento da tampa do caixão.

O homem ficou literalmente entalado pelo pescoço naquele iminente destino da sogra tão querida.

Discretamente chamaram o técnico e reabriram a urna para liberar a gravata e o pescoço daquele tão dedicado genro.

Diz meu amigo que quase ninguém notou o genro sendo esganado, porém até ele sentiu na garganta um certo alívio daquela fatídica sogra...

E a cerimônia seguiu para o devido sepultamento.

Quando ouvi esta história verídica confesso, com todo respeito, que imediatamente deduzi: sogra é sempre sogra, e nem mesmo morta desiste de aplicar certas gravatas...