LENDO O MANUAL DO BARISTA
Eu decididamente me enquadro naquele grupo de pessoas que odeia ler manual...mas que adora um bom café "espressamente" legítimo.
de fato, não gosto de manuais, eles me estressam demais.
Todavia, dia desses resolvi ser mais cuidadosa e quebrei o protocolo da negligência eletrodoméstica de não se ler manuais, exatamente por ter ganho uma dessas cafeteiras...que fazem café espresso, cujo manuseio me parecia um tanto complicado.
" Acho melhor ler...e estudar direitinho..." pensei cautelosamente, e demorei dias para estudar os procedimentos.
Afinal, não devemos correr riscos domésticos, ao menos.
A máquina não é nenhuma daquelas super chiques cafeteiras modernas que têm por aí, não, as que fazem sozinhas o tal do café com o blender em pequenas embalagens, com vários tipos de grãos, porém prometia fazer cappuccinos, café expresso e a tal espuminha do barista manual...de acordo com a arte de cada um. Oba, estava para mim e para a minha criatividade artística. Eu me encantei com a possibilidade de fazer desenhos em espumas de leite com café.
Ah, pensei, se tem espuminha, havemos de estudar o produto, afinal, não se trata duma espuminha qualquer...sem arte alguma.
Então, li lá pormenorizadamente todo o manual, levei um tempão para tal, tudo tim tim por tim tim, e me esmerilhei no funcionamento do bico de vapor para o leite.
Lá no manual nos diziam de todo o cuidado para espumar o leite, uma vasilha assim assado, de dez centímetros de altura para o vapor poder operar com folga...tanto de distância da máquina, e nos avisavam que nos primeiros cafés ainda poderíamos não alcançar a perfeição barista.
Peguei a fita métrica, medi tudo certinho, o vasilhame correto, enchi de leite e acionei o bico ejetor de vapor e brilhei os olhos.
Esperei.
Até que um barulhinho suave começou a fazer um ventinho leve dentro do vasilhame. Oba, tudo nos "conformes", até ali.
De súbito o ventinho virou um furacão que se espalhou em espuma em poucos segundos!
Esqueceram de nos avisar, lá no prezado e minucioso manual, de que não se poderia colocar muito leite no vasilhame...posto que a espuma cresce muito, porque o jato de vapor, ao crescer, se torna muito forte. Enchi o pote de leite quase até a sua boca.
Que estrago...
De repente minha arte barista espumou tanto ...que a máquina de espresso desapareceu por entre aquela nuvem espumosa de leite.
Aquilo começou a espirrar tanto de tal sorte que me vi afogando em espuma...com vários desenhos exóticos pelo chão!
Um banho de espuma, na casa, literalmente.
Gritei pela Clau que imediatamente puxou o plug da cafeteira da fonte de energia.
" Que que a senhora aprontou?" me perguntou ela educadamente.
"Eu só segui o manual, Clau"-foi o que respondi.
Se adiantou desligar a máquina?
Que nada, o bico do vapor continuou a fazer espuma crescente pelo balcão, pelo prato, pelo chão...e a ejeção do tufão não cessou até que o ciclo da máquina terminasse.
Uffa, que susto! Nunca vi um café espresso expressamente tão assustador.
E também não li nada semelhante descrito lá nas tantas precauções daquele manual...
De fato, só a prática leva a perfeição e quanto aos manuais, esqueçam, há quem consiga ARTISTICAMENTE escapar de qualquer previsão deles.
Fica aqui a minha colaboração para próxima redação dos manuais das manuais cafeteiras de espressos.
Arte manual Barista pouca...é pura bobagem dos manuais.
Fica toda ela é por conta do freguês.