AONDE DÓI, SEU CONDOR?
O tema "dor" já é uma rotina na vida das pessoas, e não há quem não tenha alguma experiência dolorosa e dolorida para contar .
Ninguém escapa!
É dor de dente, dor nos ossos, no peito, nos rins, no coração, na barriga,nas costas, nos joelhos, na garganta, enfim, na cabeça então, dor aqui, dor ali, dor acolá.
Há dores de tudo quanto é tipo, e também para TODAS as idades, embora convenhamos, não é a toa que os piadistas até já inventaram a época do "condor", designação usada para nos referirmos a passagem para o além dos cinquenta, época em que começamos a perceber que os humoristas têm toda a razão :as dores não nos dão trégua.O tema dor já virou especialidade médica, tão importante tem se tornado no enfoque da medicina geral e das diversas especialidades.
Conheço médico que já nem pergunta aonde dói porque tal pergunta, por mais que pareça simples, gera um trabalhão, então há quem prefira esperar a queixa espontãnea para melhor valorizá-la.
E dia desses doutor João, um clínico conhecido lá do meu pedaço, estava meio cansado da tal queixa:
-Dona Maria o que sente?
-Me dói os "quartos", doutor.
-Seu Bene, qual é o seu problema?
-Me dói a "pá",doutor.
-Seu Antônio, como vai?
-Vou com dor de estômago, doutor João...a de sempre.
-Dona Amélia, como passou?
-Ah doutor, passei com dor em tudo, já viu isso doutor, dor em tudo?
Lá pelas tantas, doutor Jõao, já com a costumeira dor de cabeça do final do dia, se sentiu aliviado quando viu que seria a última paciente e felizmente a última dor dolorida do mundo para ele resolver.
Olhou o prontuário e a chamou:
-Dona MARIA DAS DORES pode entrar.
-Bom dia doutor João, como vai?
-Vou indo... com muita dor de cabeça, dona Maria.
E depois de criar coragem, embora desolado com tantas dores e com o nome da última paciente, resolveu lhe perguntar:
-E a senhora dona Maria das Dores, aonde dói dessa vez?
-Dói nada não, nunca soube que é isso. Então, ando meio preocupada, será que sou normal, doutor?
Nota: Em agradecimento àquela dona Maria das Dores, a quem o doutor João me pareceu eternamente grato.