NOSSOS POLÍTICOS...SERIAM ADESTRADOS?
Adestrar-se é tornar-se hábil a alguma coisa.
Portanto meu presente título não tem denotação pejorativa, embora as demais conotações eu as deixe por conta dos leitores.
Finda as nossas eleições em que tantas emoções nos permearam, com tantos eleitos prá lá de inusitados, prontos para servir a nação, tive eu um pensamento analógico instantâneo a certos políticos , na ocasião em que aprendi, via reportagem, como a polícia militar adestra seus cães farejadores, tão indispensáveis para as diversas investigações. Um trabalho muito bonito.
A reportagem mostrava que os cães são treinados via compensação, ou seja ,têm que ganhar algo que os incentive nas suas obrigações de farejamento:uma justa recompensa.
A técnica é muito interessante.
Para que melhor a entendessemos a tela nos mostrava um esquema do sistema nervoso do cão e sobre ele a imagem dum "balão de pensamento" , como nos quadrinhos, no qual o animal sonha com um alimento ou com uma bolinha ou com outro brinquedinho qualquer depois da sua missão de farejar o alvo escolhido.
Coloca-se o explosivo ou a droga, ou um odor qualquer, o animal os fareja, memoriza o fato e ganha o seu prêmio de compensação. Pronto , está adestrado. Ora, pensei nos políticos. E não é?
Nem os cães trabalham de graça, está certo! Imaginem os políticos!
Com o que será que eles sonham antes das eleições, hein?
Será que para que se candidatarem às tão sofridas urnas, nós o povo, temos que lhes desenhar um balãozinho de compensações sobre suas cabeças? Eu nem diria sobre seus neurônios porque aí seria querer demais...
Porém , me desculpem a franqueza, não é nada difícil imaginar a maioria dos sonhos de compensação d'alguns políticos. É só lembrar na ganância do Tio Patinhas, com aquele cifrão que não lhe sai do pensamento...que entenderão meu raciocínio.
No balãozinho dos políticos adestrados a gente logo visualiza nosso parco dinheirinho criando asas...voando, voando, cada vez mais alto...para um lugar inacessível às nossas mãos, ou um imposto novo, fresquinho, ou um imposto velho, ressurgindo, ou uma nova cueca com bolsos amplos, uma meia penduricalho de dutos, uma maleta executiva novinha em folha com fundo falso, enfim, um monte de recompensas depois de bem farejarem os tipos de eleitor da praça, mas saibam, as maiores recompensas ainda são as velhas pizzas que existe para todos os bolsos e todos os gostos!
Político adestrado pelo povo, por exemplo, não resiste a uma boa pizza tiriricada como compensação do tudo.
Ganhou, levou!
Tive uma ideia: não daria para adestrar os cães farejadores para caçarem políticos aproveitadores? Seria um sucesso, embora precisaríamos dum batalhão de cães. Isso é fato.
Mas teria que ser...antes das urnas!
Porque depois delas , meus caros, nem pitbull fareja mais a situação, por mais que dela exale um odor bem fétido.
E se os cães os farejarem, a recompensa dessa vez será nossa: a de ver a Pátria livre...livre da recompensa dos oportunistas adestrados.
Fica aqui a minha ideia para a próxima reforma política que há tempos insiste em tiriricar.
Pensando bem, no atual adestramento dos políticos, o brinquedinho de compensação somos nós mesmos, isso sim, o povo.
O que acham da ideia?
Fareja Brasil!