PUTZ!
Num desses dias...passando por lá, ouvi de soslaio o seguinte:
-Próximo!
-O senhor me dá licença seu moço!
-Bom dia senhor...o senhor é o senhor...qual é mesmo o seu nome?
-Eu sô o...eu sô o...o...ah, eu sô o Antonho!
-Ah sim, seu Antônio, o que acontece?
-Sei não o que acontece, seu moço!
-O senhor veio se consultar não foi?
-Foi, quero meus remédios.
-Qual a sua doença?
-Eu tenho...eu tenho...eu tenho "aquela" doença, aquela seu moço!
-Qual delas seu Antônio? São tantas...
-Aquela...aquela uma," dexa ver", aquela...ah, aquela que a gente fica bem docinho...lembrei!
-Ah então o senhor tem diabetes? Há quanto tempo, e quais são seus remédios?
-Tenho há..."dexa ver"...tenho há, há...há...quanto tempo mesmo...ah, lembrei, desde aquele ano que aquele político morreu.
-Sei, e o que sente?
-Sinto nada não moço, quando tomo os remédios sinto nada, não.Já se não tomo...sinto tudo!Tudo aquilo que o senhor já sabe que sinto.
-Seu Antonio, é a primeira vez que lhe vejo, me dê os nomes dos remédios.
-Ah, é aquele...branquinho e também aquelas "gotinhas"...de nome...como que é mesmo, moço?
Depois do exame o médico continuou a tentar, olhando o prontuário:
-Ah sei, o senhor faz uso de insulina? Quantas unidades seu Antônio?
-Acho que é..."deixa eu ver, como que era mesmo...(?)...ah, acho que é vinte!
E a memória, ah quanto tempo está ruim?
-Tenho poblema de memória não, moço, sô bom nisso!
-Ah...sei, então são Vinte unidades de insulina, seu Antônio?
-Isso mesmo! Vinte gotas pela manhã. Lembrei direitinho...porque são muito amargas.
E aquele era só o segundo "seu Antônio" do dia, dentre mais de vinte que ainda esperavam pelo atendimento do "moço-doutor" naquela desmemoriada manhã...
Verídico.
(iNSULINA É UM HORMÔNIO UTILIZADO POR ALGUNS DIABÉTICOS CUJA ADMINISTRAÇÃO NÃO É POR VIA ORAL.)