NUM "PRETINHO NADA BÁSICO"

Num dos meus ambientes de trabalho, certa vez eu a conheci, já há um bom tempinho atrás, e a bem da verdade, eu a tinha como alguém meio excêntrica , para não dizer...um tanto esquisita.

Sempre muito alegre, vaidosa, falante e... um tanto colorida.

Um colorido de doer os olhos! Ninguém conseguia um tom mais vibrante do que ela!

Mas, como diz o povo, "o que é do gosto, regalo da vida!".

E se alguém lhe ousava questionar suas cores, dizia enfaticamente:"de preto basta a vida, temos é que ser "up" nas cores!"

E assim seguia ela pelos seus caminhos de sempre no alto astral cada vez mais "up" dos seus tons e sobretons extravagantes.

Porém, certo dia a coisa mudou, e mudou tão de repente que confesso que comecei a me preocupar, posto que aquele "ser" tão colorido estava cada vez mais "dark".

Ao invés dos costumeiros e coloridos degradés, começou a se vestir de negro, como se pertencesse a uma dessas tribos de "adolescentes darks".

Tingiu o cabelo dum preto bem escuro , embora jamais perdesse a elegância costumeira, de gosto duvidoso, de dependurar enormes penduricalhos nas orelhas, pescoço e punhos, todos em desproporcionada combinação de estilo, mas tudo na cor preta.

Então, lembro-me de que certa vez elogiei seus brincos pretos que me pareciam uma preciosidade. Logo me esclareceu: " Ah sim, eu os ganhei de presente de luto!", me disse ela toda orgulhosa. " E acessório de "luto de viuvez"... saiba, temos que ganhar de presente!"

Foi então que descobri o que ocorria, enfim, estava de luto oficial pela morte do marido.

"De luto sim, mas perder a elegância jamais!" dizia ela toda vez que alguém comentava sobre seu novo estilo de vida: o estilo luto.

Aquilo não me parecia nada normal.

Falava do luto e dos seus respectivos acessórios como se fosse um "estilo" de moda dark das últimas passarelas de Florença!

Cada dia aparecia com algo novo, diferente, tudo ganho da amiga fulana ou da ciclana ou da amiga beltrana.

Não era apenas uma simples viúva dark, com certeza que não!

Era uma viúva elegante e feliz, que envolvia alegremente toda a comunidade feminina, quase a gerar um ponta de inveja na mulherada tão deselegantemente colorida...

Cheguei a pensar que viuvez sim , era a moda da hora.

E eu sentia claramente que ela vivia um forte momento de glamour da sua viuvez...como nunca fizera antes! Tínhamos que respeitar sua euforia.

Então, até eu comecei a tomar gosto pela coisa.

De repente, me pegava a sugerir-lhe algo assim ou assado, tudo no respeitável "pretinho nada básico".

Foi quando certo dia ela recebeu um convite de casamento dum casal amigo, e claro, começou imediatamente os preparativos "darks".

Fez uma lista enormes de peças e pedia todas as opiniões.

Discretamente tentamos lhe dar um "toque" de que deveria maneirar no luto, ao menos na festa do casório.

Que nada, sentiu-se extremamente ofendida, argumentando quase às lágrimas... "seria um desrespeito ao meu falecido, ainda mais num casamento tão colorido..."

Assim sendo, me perguntou se eu teria um colar preto para que ela compusesse o seu traje a rigor...o de luto.

Bem, ainda ingenuamente, lhe perguntei se poderia ser um colarzinho de pérolas negras.

Achou a proposta chique, chique como sempre ela fora!

Porém, antes que eu o emprestasse, me deixou bem claro:" Já lhe avisei, acessório de luto não se devolve, viu? Senão dá azar!

Bem, naquelas alturas, entendi que o azar só poderia ser meu, já que a viúva era ela, certo?

Então, finalmente pude compreender as artimanhas que compunham todo aquele seu vasto visual "pretinho nada básico".

Por um triz não perdi minhas cores...e minhas pérolas, para aquela tão alegre e perspicaz... víuva negra.

Uffa!

Nota:

Baseado em fatos bem reais.