UM CUCO SOB A " CLAU -FURACÃO"
Eu já lhes contei da "Clau", O MEU BRAÇO DIREITO aqui de casa!
E também o esquerdo! Quando não as pernas, os pés, as mãos, a cabeça, enfim, a minha solução...é a Clau, (ainda que) furacão!
A Clau é quase perfeita, não fosse seu dom às ventanias!
Às vezes por onde ela passa...não tem conserto que refaça!
Mas ela sabe desse meu desconsolo e vez ou outra damos muitas risadas juntas.
Mas por quê tal prólogo?
Eu lhes conto.
Recentemente ganhei um mimo que durante muitos anos foi o meu sonho de consumo: UM CUCO, que veio de muito longe.
-CUCO!
Uma graça o tal relógio de passarinho.
Mas não sei se é do conhecimento corrente que esse tal de relógio é extremamente delicado. Demais!
O seu sistema mecânico requer EXTREMO cuidado no manuseio e no transporte sob pena de descarrilar o mecanismo dos pêndulos e das correntes.
Assim que aqui chegou fui ao não menos complicado manual de instruções,escrito em todas as línguas, menos no nosso maravilhoso português!
E os desenhos ilustrativos então, penso que necessitavam dum engenheiro mecânico para decifrá-los!
Bem, procurei um relojoeiro desses que entendem de cuco, (mas não de manuais!) e nos viramos pelas instruções num ESPANHOL adornado com algumas palavrinhas dum castigado inglês.
Vez ou outra uns conhecidos fonemas italianos...que foram preciosos ao tal do nosso sufoco.
Lá pelas tantas, posto o CUCO NA PAREDE, superfície que não pode ter nenhuma saliência, altura x, distância y, numa verdadeira exigência da física mecânica, enfim, lá traduzimos a instrução PRINCIPAL:
O PRESENTE MECANISMO DO RELÓGIO NÃO PODE SEQUER SER SUBMETIDO ÀS CORRENTES DE VENTO!
Não! Aquilo já era demais!
E eu que tenho uma CLAU-FURACÃO lá em casa?-perguntei desanimada ao relojoeiro!
Para a minha pergunta desesperada nem ele e nem aquele "maledeto" manual me traziam as soluções.
Desde então, meu CUCO está mais protegido do que a MONALISA
DO DA VINCI!
Quem passa nas imediações sequer respira...
-Cuco!
Nota:
À Clau, com carinho.