Zé Gatinha*
Nos palcos do futebol circulam outras estrelas além dos jogadores -protagonistas do esporte. Ao lado do campo, próximo ao banco de reservas, os técnicos gritam, se esgoelam, buscando transmitir informações para os seus comandados e também aparecer nas transmissões televisas. Tanto que hoje em dia, profissionais como Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Felipão e Dunga recebem salário e gozam de prestígio comparáveis aos melhores e mais famosos atletas.
Porém nem só nos grandes campeonatos do sul do país os professores do futebol merecem destaque. Nos campos secos e batidos do sertão cearense já surgiram grandes técnicos.
Ainda em 1968 Várzea Alegre formou uma inesquecível seleção, vencedora de vários disputas com as cidades vizinhas. Sob o comando da vitoriosa equipe, destacava-se José Adálio da Silva, conhecido como Zé Gatinha. O técnico, de pequena estatura, mesclava seu conhecimento futebolístico com o seu estilo bem humorado e brincalhão.
Pouco antes de toda partida, no interesse de motivar os jogadores, no meio do campo, Zé Gatinha reunia a seleção varzealegrense e realizava a preleção:
- Olha, moçada, vamos jogar na bola. Mas sem esquecer que do pescoço pra baixo tudo é canela.
* baseado no vídeo da MV Produções, com locução de Souza Sobrinho