ENTREVISTA MALUCA
 
 
 
  

Dra. Sigmunda Fuad, uma das mais consagradas psicanalistas contemporâneas, concedeu a honra de entrevistá-la, em sua recente passagem pelo Brasil, para o lançamento de "Pedido de casamento”, filme baseado em sua biografia e indicado ao "Mágico de Oscar".



Dolce Vita: - Dra. Sigmunda, neste momento, a senhora está mais próxima da Sétima Arte. Como o cinema pode nos ajudar a entender a vida?

Dra. Sigmunda Fuad: - Esta é uma pergunta genial! Qual a maior angústia do ser humano? A consciência de que todos se encaminham para a morte. Portanto, viver é embarcar no "Titanic" sem direito a sobreviventes. O que me parece fazer da Sétima Arte um espaço de fuga da nossa realidade. Não concebemos um filme onde todos os personagens morrem. Sempre existe alguém (ou algo) que resiste.



Dolce Vita: - A fuga da realidade seria a única explicação?

Dra. Sigmunda Fuad:
- Penso que não. Outro aspecto seria econômico. Por que iríamos ao cinema assistir a morte ganhar sempre? Um enorme prejuízo para as produções que gastam fortunas para acabar com tudo no final!


Dolce Vita: - Como a senhora vê o cinema?

Dra. Sigmunda Fuad:
- Geralmente sentada, mas não sou ortodoxa. Penso que cada um deve assistir na posição que mais lhe aprouver. Entretanto os portadores de problemas circulatórios, por exemplo, deveriam ficar em pé, a cada vinte minutos e se possível, fazer alguns exercícios de alongamento. É muito saudável e não prejudica o entendimento de nenhum enredo. Todos os meus pacientes se beneficiaram desta técnica e descobriram o prazer de associar a arte, que mobiliza nosso intelecto, com exercícios físicos, importantíssimos ao corpo.


Dolce Vita: - "Pedido de casamento" é baseado em acontecimentos de sua vida. Conte-nos um pouco sobre o tema central do filme.

Dra. Sigmunda Fuad: - Durante minha residência em um hospital psiquiátrico, ainda muito jovem, aos 20 anos, recebi o insólito pedido de casamento de um dos internos na instituição. Isso me levou a pensar o sentido simbólico daquele evento, ou seja, a idéia do casamento é uma loucura! E pode traumatizar a pessoa irreversivelmente.


Dolce Vita: - Como a senhora encarou esse pedido?

Dra. Sigmunda Fuad: - Ainda tento superá-lo, após 30 anos no divã. Meu psicanalista é a maior fonte de inspiração de minha teoria psíquica. Uma sessão apenas é suficiente para que a pessoa entenda que está perdida. Todavia, como estou aberta às experiências de investigação de minha psique, permaneço em análise. Desta forma, vinte e nove anos mais tarde, surgiu a idéia do roteiro que trata desta questão delicada sobre relacionamentos. E nada mais emblemático do que a idéia da união amorosa.


Dolce Vita: - O cinema pode salvar uma vida?

Dra. Sigmunda Fuad: - Esta é uma questão multifacetada que exige uma investigação ampla e desprovida de valores arcaicos. Para resumir uma resposta possível, diria que o cinema é, ao mesmo tempo, sublimação e catarse. Quando um filme é sucesso de bilheteria salva não apenas uma, mas muitas vidas!


Dolce Vita: - Para encerrar esta entrevista, qual o preço que se paga pelo sucesso?

Dra. Sigmunda Fuad: - Como não declaro meu sucesso, não posso responder esta questão devido ao Imposto de Renda Egóico.


Dolce Vita: - Foi um enorme prazer e uma honra indescritível entrevistá-la.

Dra. Sigmunda: - Eu acredito.



(*) Imagem: Google

http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 17/07/2009
Reeditado em 08/06/2011
Código do texto: T1704647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.