UM MONSTRO NO SUPERMERCADO

A dona-de-casa volta das compras reclamando:

- Como ir ao supermercado me cansa! Ter que carregar sacola, piorou! Antigamente eu dava uns trocados a um garoto para vir empurrando o carrinho. Agora, já não existem mais os trocados e a sacola é tão pequena que nem precisa de carrinho para trazer.

Ela coloca a sacola na pia. Tira da bolsa uma lista. Confere a lista. Em seguida olha para dentro da sacola e começa a gritar. A empregada, que estava colocando roupas na máquina, assustada, entra correndo na cozinha.

- Patroa, o que aconteceu?

- Um monstro... dentro da sacola!

- Monstro? Aí? Não é possível! Como vai caber um monstro nesta sacolinha tão pequenininha?

- Pensa que estou mentindo? Então vai lá ver!

A empregada olha dentro da sacola.

- Não vi monstro nenhum!

- Como você é ignorante, Mafalda. Eu estou falando da inflação, esse monstro que persegue a vida de todos nós.

- Deus do céu, patroa!

- Eu saí de casa com a lista de compras. Meu dinheiro só deu pra trazer isso aí!

- É pouco! Muito pouco mesmo. Precisamos acabar com esse monstro, patroa! O que podemos fazer?

Diante da proposta, Tereza fica pensativa. Depois de alguns segundos...

- Ah! Encontrei a solução! Segundo os economistas, dinheiro na mão, gera inflação. Até rimou! Mafalda, vou reduzir o seu salário!

Nisso é a empregada quem começa a gritar, correndo para a área de serviço. Tereza, assustada, corre atrás.

- Mafalda... Mafalda... que acongeceu? Tá passando mal? O que deu em você, criatura?

- Uma dor forte... Acho que não vou agüentar, dona Tereza! Ai, ai...

- Que dor é essa? Você já sentiu isso antes? Vou chamar um médico... vou levar você ao SUS!

- SUS não, Patroa, pelo amor de Deus, eu imploro!

- Mas que posso fazer? Que dor é essa, criatura!

- Patroa, essa dor se chama... perda do poder aquisitivo!