Sem Dúvidas nem Dívidas na Sétima - Parte 2
Caro leitor,
Recebi inúmeras questões e dúvidas durante a semana. Tentarei, na medida do possível, responder a todas. No entanto, não esperava o número exorbitante: 13.908 mensagens.
Peço que tenham paciência e menos dúvidas! Enquanto não consigo responder a todos, sugiro que parem de se questionar e vivam mais! Saiam do cinema para respirar ar puro, tomar sol, prestigiem o teatro! Essa arte magnífica!
Não gostam de teatro? Ouçam música! Acompanhem futebol! Leiam! A literatura é essencial! Nossa comunidade cinéfila no orkut, "Cinema Olho" oferece muitas opções! Visite e participe dos outros espaços que só na Olho você encontra!
Depois do horário da propaganda gratuita e antes de passar ao questionamento, fui orientada pelo meu advogado a colocar a seguinte advertência:
" A Sessão de Quinta não se responsabiliza por qualquer opinião emitida (ou omitida) porque nem mesmo eu concordo com o que escrevo."
Após o esclarecimento, verifique se a sua dúvida está na tela:
Pergunta do Cinéfilo: - Existe uma cena muito intensa em " Um estranho no ninho" . O personagem de Jack Nicholson usa um travesseiro para asfixiar o personagem de um índio no hospício. Por que ele usou um travesseiro?
Sessão de Quinta: - Questão dolorosa e de tirar, literalmente, o fôlego. Eu poderia jurar que era o contrário! Não me sinto capaz de responder! Terei que rever o filme! Embora, nas minhas saudosas aulas de antropologia, tenha estudado uma tribo indígena americana chamada " DESPACHE" . A cultura dessa tribo determinava a morte por asfixia para todos os índios que perdessem o juízo ou seja, em dialeto despachante: cocar.
Pergunta do Cinéfilo: - Preciso fazer um trabalho para a escola sobre grandes diretoras de cinema. Quais seriam as cinco maiores?
Sessão de Quinta: - Leni Riefenstal, Lucrecia Martel, Carla Camurati, Marleen Gorris e Ana Carolina, que foi até entrevistada pelo Win Wenders. Dizem que ele adorou a entrevista, mesmo permanecendo sóbrio sem tentar seduzi-la.
Pergunta do Cinéfilo: - O que Fellini filmaria hoje?
Sessão de Quinta: - Federico Fellini é atemporal. Hoje poderia recriar todas as suas obras. Por exemplo, A doce vida para diabéticos, Ginger e Fred Flinstones, A estrada e o Pedágio, A voz da Lua Cheia - O retorno.
Pergunta do Cinéfilo: - Woody Allen é pessimista ou só neurótico?
Sessão de Quinta: - Atualmente apenas neurótico. A fase de suas obras de cunho pessimista resumiu-se à época em que ele fazia análise e pagava fortunas no final do mês. Depois disto ficou exclusivamente neurótico. Reza a lenda surrealista que justamente por isso, ele só consegue patrocínio na Europa. Metade dos recursos adquiridos eram destinados ao pagamento da produção do seu tratamento psicanalítico. Bem, cada um com o seu analista! E como nem todos tem um como o meu, não ousem pedir indicação. As cotas estão esgotadas!
Pergunta do Cinéfilo: - O que Akira Kurosawa representa para o cinema?
Sessão de Quinta: - Pergunta difícil. Acho que ele representa a filosofia do samurai no cinema: quem não o entende é porque perdeu a cabeça.
Pergunta do Cinéfilo: - Adoro musicais. E gostaria que me falasse sobre o significado simbólico de Grease.
Sessão de Quinta: - Grease é um marco. Não há como negar a importância que este musical representa para entendermos melhor os significados simbólicos da rebeldia. Pense. Reflita. Como seria possível domar a rebeldia dos cabelos sem a brilhantina? Um filme obrigatório para a sua cabeça! Principalmente para os não calvos!
Pergunta do Cinéfobo: - Quais os piores filmes das décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e atualmente?
Sessão de Quinta: - Há quem diga que o pior está sempre por vir, principalmente em tempos de crise. Voltarei a esta questão daqui a algum tempo. Tenha paciência. Enquanto aguarda, sugiro que assista algumas obras otimistas do Frank Capra. Outras realistas de Ingmar Bergman. Algumas multifacetadas de Billy Wilder. Com o tempo, você irá perceber que seu interesse por filmes ruins será sensivelmente menor. E estará pronto para apreciar Federico Fellini e Woody Allen! Portanto, sua fixação em péssimos filmes terá sido superada!
Pergunta do Cinéfilo: - Como posso opinar, em uma discussão, onde todos acham um filme incrível e apenas eu discordo, sem parecer um ignorante herege?
Sessão de Quinta: Penso que você terá que escolher: ignorante ou herege. Pessoalmente prefiro o papel do ignorante, afinal, a ignorância é uma benção em algumas situações e não queima nada além do seu filme!
A Sessão de Quinta volta na próxima semana. Se a sua dúvida ainda não foi respondida saiba que continuará assim! Bom filme! ;)
P.S.: Sessão de Quinta é a coluna que assino no Blog Cinema Olho. Sim, sou a culpada, digo, autora dela!
http://www.dolcevita.prosaeverso.net
Caro leitor,
Recebi inúmeras questões e dúvidas durante a semana. Tentarei, na medida do possível, responder a todas. No entanto, não esperava o número exorbitante: 13.908 mensagens.
Peço que tenham paciência e menos dúvidas! Enquanto não consigo responder a todos, sugiro que parem de se questionar e vivam mais! Saiam do cinema para respirar ar puro, tomar sol, prestigiem o teatro! Essa arte magnífica!
Não gostam de teatro? Ouçam música! Acompanhem futebol! Leiam! A literatura é essencial! Nossa comunidade cinéfila no orkut, "Cinema Olho" oferece muitas opções! Visite e participe dos outros espaços que só na Olho você encontra!
Depois do horário da propaganda gratuita e antes de passar ao questionamento, fui orientada pelo meu advogado a colocar a seguinte advertência:
" A Sessão de Quinta não se responsabiliza por qualquer opinião emitida (ou omitida) porque nem mesmo eu concordo com o que escrevo."
Após o esclarecimento, verifique se a sua dúvida está na tela:
Pergunta do Cinéfilo: - Existe uma cena muito intensa em " Um estranho no ninho" . O personagem de Jack Nicholson usa um travesseiro para asfixiar o personagem de um índio no hospício. Por que ele usou um travesseiro?
Sessão de Quinta: - Questão dolorosa e de tirar, literalmente, o fôlego. Eu poderia jurar que era o contrário! Não me sinto capaz de responder! Terei que rever o filme! Embora, nas minhas saudosas aulas de antropologia, tenha estudado uma tribo indígena americana chamada " DESPACHE" . A cultura dessa tribo determinava a morte por asfixia para todos os índios que perdessem o juízo ou seja, em dialeto despachante: cocar.
Pergunta do Cinéfilo: - Preciso fazer um trabalho para a escola sobre grandes diretoras de cinema. Quais seriam as cinco maiores?
Sessão de Quinta: - Leni Riefenstal, Lucrecia Martel, Carla Camurati, Marleen Gorris e Ana Carolina, que foi até entrevistada pelo Win Wenders. Dizem que ele adorou a entrevista, mesmo permanecendo sóbrio sem tentar seduzi-la.
Pergunta do Cinéfilo: - O que Fellini filmaria hoje?
Sessão de Quinta: - Federico Fellini é atemporal. Hoje poderia recriar todas as suas obras. Por exemplo, A doce vida para diabéticos, Ginger e Fred Flinstones, A estrada e o Pedágio, A voz da Lua Cheia - O retorno.
Pergunta do Cinéfilo: - Woody Allen é pessimista ou só neurótico?
Sessão de Quinta: - Atualmente apenas neurótico. A fase de suas obras de cunho pessimista resumiu-se à época em que ele fazia análise e pagava fortunas no final do mês. Depois disto ficou exclusivamente neurótico. Reza a lenda surrealista que justamente por isso, ele só consegue patrocínio na Europa. Metade dos recursos adquiridos eram destinados ao pagamento da produção do seu tratamento psicanalítico. Bem, cada um com o seu analista! E como nem todos tem um como o meu, não ousem pedir indicação. As cotas estão esgotadas!
Pergunta do Cinéfilo: - O que Akira Kurosawa representa para o cinema?
Sessão de Quinta: - Pergunta difícil. Acho que ele representa a filosofia do samurai no cinema: quem não o entende é porque perdeu a cabeça.
Pergunta do Cinéfilo: - Adoro musicais. E gostaria que me falasse sobre o significado simbólico de Grease.
Sessão de Quinta: - Grease é um marco. Não há como negar a importância que este musical representa para entendermos melhor os significados simbólicos da rebeldia. Pense. Reflita. Como seria possível domar a rebeldia dos cabelos sem a brilhantina? Um filme obrigatório para a sua cabeça! Principalmente para os não calvos!
Pergunta do Cinéfobo: - Quais os piores filmes das décadas de 50, 60, 70, 80, 90 e atualmente?
Sessão de Quinta: - Há quem diga que o pior está sempre por vir, principalmente em tempos de crise. Voltarei a esta questão daqui a algum tempo. Tenha paciência. Enquanto aguarda, sugiro que assista algumas obras otimistas do Frank Capra. Outras realistas de Ingmar Bergman. Algumas multifacetadas de Billy Wilder. Com o tempo, você irá perceber que seu interesse por filmes ruins será sensivelmente menor. E estará pronto para apreciar Federico Fellini e Woody Allen! Portanto, sua fixação em péssimos filmes terá sido superada!
Pergunta do Cinéfilo: - Como posso opinar, em uma discussão, onde todos acham um filme incrível e apenas eu discordo, sem parecer um ignorante herege?
Sessão de Quinta: Penso que você terá que escolher: ignorante ou herege. Pessoalmente prefiro o papel do ignorante, afinal, a ignorância é uma benção em algumas situações e não queima nada além do seu filme!
A Sessão de Quinta volta na próxima semana. Se a sua dúvida ainda não foi respondida saiba que continuará assim! Bom filme! ;)
P.S.: Sessão de Quinta é a coluna que assino no Blog Cinema Olho. Sim, sou a culpada, digo, autora dela!
http://www.dolcevita.prosaeverso.net