É PARA SER SINCERA...MESMO?

Muito já se escreveu sobre a amizade.

Aliás, o tema é bíblico, e quem me acompanha nos meus escritos sabe que quando falo em amizade sempre me reporto a Provérbios:

"Quem achou um amigo achou um tesouro!"

E como não se acha tesouros a todo momento, temos mais é que preservar os nossos, certo?

Pois bem, tenho notado que, deveras, amigos são eventos do coração.

Conheço várias pessoas, algumas já bem idosas, que quando perderam seus entes mais queridos, ainda lhe restaram os amigos, os seus portos-seguros, aqueles "do peito" que os acompanham às festas, aos médicos, aos velórios e lhes respondem às necessidades mais urgentes da alma. E até a algumas financeiras, o que é muito raro!

Para se ser amigo de verdade é necessário certa evolução...do espírito, sem a qual realmente fica difícil exercer a dádiva e a arte da amizade.

Mas vocês devem estar me perguntando aonde está o humor.

Então vou lhes contar.

Tenho uma grande amiga. Amiga de verdade e de longo, muito longo tempo. E tempo...é com ela mesma! Chegamos num ponto que nos comunicamos por telepatia, sendo que quando uma de nós pensa a outra já traduz o pensamento.

Mas somos pessoas, e mesmo pessoas "amigas" têm defeitos, óbviamente, e com toda certeza ela já identificou os meus, embora pouco me fale deles, e olha que são muitos!

Tenho pra mim, que embora devamos alertar sobre alguns defeitinhos dos amigos, principalmente os que os possam colocar em risco, cumpre que tenhamos "dedos", posto que amigos são pessoas... e pessoas são seres sensíveis e complicados.

Mas essa minha amiga é um tanto...ECONÔMICA! Isso seria qualidade se nela não fosse defeito!

Sua economia...bem , deveria ser ministra da tal pasta. É economia por demais!

Ou o Brasil entraria na linha...ou o que me preocupa, correria o risco de desaparecer do mapa.

Eu explico.

Tudo dela tem mais de vinte anos! Até a nossa amizade.

Tem enorme prazer em me mostrar seus eletrodomésticos de quando se casou, a bem mais de vinte anos, e que embora, digamos, já bem aproveitados, sempre têm um remendinho feito por ela. SEJA DE PINTURA, SEJA DE "ELÉTRICA", SEJA DE MECÂNICA, SEJA DE HIDRÁULICA! Antes fosse engenheira...

-Ah, este já emperrou várias vezes, mas eu sempre o arrumei, você não acha que ainda está ótimo para uso?

Sempre fico em dúvida! Mas nunca ousei discordar porque aprendi que não se deve ser desmancha prazeres, principalmente quando se trata da melhor amiga...e de seus perigosos dons de RESTAURADORA...amadora.

Mas tem o lance do perigo.

E a poucos dias...dito e feito.

Convidou-me para um café na sua casa...

Fui. Sentadas na cozinha o assunto era o seu fogão.

-Não sei, ele ainda não tem trinta anos, mas estou pensando em trocá-lo, me disse enquanto preparava água.

Estranhei.Nunca a tinha visto pensar daquele modo...tão perdulário...

Enquanto falava, ligou uma das bocas do fogão:

-Olha só, o acendedor automático ainda está perfeito, não é incrível?

-Claro, é incrível!- disse eu, de fato encantada...

MAs assim que o acendeu, a chama chiou num barulho assustador, e uma labareda subiu ao teto. Pulei da cadeira, e feito um bombeiro tentei apagar o que para mim já era um incêndio...consumado!

-Calma!-me disse ela. É sempre assim quando dou o primeiro comando, é só uma questão de regulagem! Eu mesma poderia dar um jeitinho. Mas você não acha que está na hora de trocá-lo?

Aqui eu lhes confesso que "morrendo de raiva e de susto" eu lhe respondi:

-É pra ser sincera, mesmo? Então saiba que eu não acho nada!-eu tenho...é plena certeza!

Agora eu pergunto, com certa dor no peito: Será que fui...sincera demais?

Ademais, alguém de vocês conhece outro "tesouro" assim, digamos, desse quilate, ou só eu fui premiada?

Será que estou sendo mal-agradecida?

VERÍDICO.