E PEDRINHO ENTENDEU TUDO ERRADO
Dona Cláudia precisava pegar um empréstimo no banco para comprar a casa tão sonhada e sair do aluguel. Ela resolveu então convidar o gerente do banco para um almoço. Disposta a fazer uma feijoada para receber e cativar a ilustre visita, Dona Cláudia pediu para seu filho ir comprar feijão preto no armazém.
Pedrinho comprou o feijão e estava voltando para casa, quando tropeçou em um bêbado, que o xingou de ‘filho de uma égua’. Quando o menino chegou em casa perguntou:
- Mãe o que é ‘filho de uma égua’?
- É um visitante, meu filho - a mãe explicou - agora vai lá no açougue comprar a carne para a feijoada.
Pedrinho foi ao açougue e o bêbado novamente o xingou de ‘boca de fiofó’ e de ‘nariz de bilal’. Quando o menino chegou em casa perguntou:
- Mãe o que é ‘fiofó’? E o que é ‘bilau’?
A mãe respondeu toda atrapalhada:
- Ai meu filho... ‘fiofó’ é uma mala e ‘bilau’ é... um sofá. E agora, pelo amor de Deus vai logo na quitanda comprar limão e laranja!
Assim que Pedrinho saiu, ele foi xingado pelo mesmo bêbado desaforado. Dessa vez de ‘cara de perereca’. Quando o menino chegou em casa perguntou de novo:
- Mãe o que é ‘perereca’?
- ‘Perereca’ é lavar a louça, meu filho. Agora vê se deixa sua mãe em paz!
No dia seguinte, por volta das 12h30min, quando tocou a campainha, a mesa de quatro lugares estava montada, forrada com uma toalha vermelha e branca, uma travessa de arroz fumegando, uma de couve e outra de torresmo; uma garrafa de refrigerante de 2 litros bem gelado, copos de vidro com desenhos coloridos e um prato com laranjas recém descascadas.
Pedrinho abriu a porta para o gerente do banco e foi logo dizendo:
- Pode entrar seu ‘FILHO DE UMA ÉGUA’, pega seu ‘FIOFÓ’ e senta no ‘BILAU’, por que a minha mãe está lavando a ‘PERERECA’ para o senhor comer!