COM TREMA OU SEM TREMA?

Recentemente fomos pegos com mais uma mudança ortográfica na lingua porutuguêsa.

Mas tenho um segredo que aqui eu já o confessei: até hoje, vez ou outra, eu me confundo com a acentuação. Por exemplo: "Portuguêsa tem esse circunflexo? E se tinha, continua tendo?

E "segredo" ainda tem por hábito usar o seu "chapéuzinho" ? Ou nunca teve? O tal chapéu agora é muito demodê? E "chapéuzinho" ainda tem ou não tem esse agudo para abrir o fonema? Não tínhamos que acentuar os ditongos crescentes?

Gente , para que se mexer no que já era tão confuso? Seria para facilitar?

Eu por exemplo, já tinha tomado a minha posição anterirmente às mudanças.Quase não acentuava mais nada. E olhem que sempre tive a mania de botar o chapéu em tudo, vestir e desvestir as palavras ao meu bel prazer! E lamento as mudanças. Acho que palavras têm que ser bem vestidas! Mas os meus professores nunca aprovavam as vestimentas que eu inventava...

E agora que chegou a nova regra, é que não vou acentuar mais nada mesmo!

Porque entendo que toda mudança tem que ser para facilitar! O que quase nunca ocorre.

Mas eu me pergunto como ficarão os fonemas.

Certos recursos de acentuação são para diferenciar os sons. Por exemplo: o trema. Caiu o trema, que aliás eu NUNCA USEI, POR ACREDITAR QUE JÁ TIVESSE SIDO EXTINTO, mas e a fonação do "qui"? Passaremos a fonar "qi"?

Hoje posso ficar tranqUila, ou "tranqIla" ? Que intranquilidade...

E as provas oficiais que acabaram de ocorrer, como as de redação dos vestibulares , as da fase escrita da "Ordem dos advogados do Brasil" , as teses dos mestrados e doutorados que tanto exigem dos seus "escritores", serão condescendentes com os lapsos provocados pelas tão recentes mudanças ortográficas?

E tem outra: Se aqui pelo país as crianças não sabem escrever nem na antiga ortografia...vai ver que é até melhor mesmo!

Estava certa Clarice Linspector quando disse que gostaria de ter aprendido só o belo portugues! É mais fácil se relacionar com uma língua sendo "virgens" de outras, mesmo que seja da nossa!

E quanto às certas "virgindades", quem disse que tal "status" é coisa rara? Ao menos a ortográfica, por aqui, é a regra básica!

Já ao que se refere às fonações, cheguei à conclusão que a onda mesmo é ter a "língua presa". Assim todo mundo que já "tá nem aí", vai continuar a soltar a língua...e em todas as línguas!

Então recomendo:

"Se você tiver sua língua presa, não se preocupe, solte a língua!" Ou melhor ainda: Invente a sua própria língua!

Você está na moda! E vai dar um IBOPE...Isso já é "marcketing" pessoal...

Afiinal para quê se preocupar com a língua? Que coisa mais supérflua!

Tanta coisa mais essencial por aí...do que essa coisa chata e preconceituosa de se saber falar e escrever...

E quando resolverem "soltar" a língua, lembrem-se que ainda é primordial saber "encher linguiça". Nos vestibulares e principalmente...nos discursos!

Só lhes chamo a atenção para um detalhe: Encham linguiças sim, faz parte, só que agora, encham linguiças linguísticamente amparados: "lingiças" sem o trema! Mister é enchê-las...contanto que estejam politicamente corretas.

E eu ...enchi ou não enchi bem...essa minha?