O PERIGOSO CAPRICHO DA DETE!

Quero lhes apresentar a Dete, a pessoa aqui de casa que é o meu braço direito, e o esquerdo também. Super detalhista. NUNCA SE VIU UMA IGUAL! Limpa tim tim...por tim tim!

Mas a Dete, ultimamente anda meio apressada...e um tanto distraída.O médico disse-lhe que é stress!

Também, é impossível não se estressar nessa loucura de cidade.

E naquela semana, senti falta do seu creme de milho.

Creme de milho, embora meio esquecido, é quase um "coringa" na mesa aqui de casa, e eu, gentilmente pedi para que ele voltasse aos nossos pratos.

-Imagina, disse a Dete, é pra já! Com todo o capricho!

Dete sempre quer caprichar!

Mas naquele dia, a Dete se foi e se esqueceu do creme de mIlho, como também se esqueceu doutras coisitas básicas!-que só descobri indo ao seu campo!

Eu lhes contarei.

Cheguei esgotada do trabalho, embora naquela tarde tivesse enfrentado apenas duas horas de trânsito farto.

Fui para a cozinha...para o tal creme de milho.

Coloquei os ingredientes no liquidificador, mas a Dete esquecera de enroscá-lo na base. Em poucos segundos, o todo o conteúdo líquido estava sobre a pedra da pia, mas os grãos estavam a salvo!

Coisas que acontecem, pensei. Afinal a Dete sempre quer ajudar, e limpar os detalhes...minuciosamente. Uma raridade, de fato.

Providenciei o reencaixe e repeti a operação.

Liguei o aparelho na tomada.

Mas a Dete o deixara engatado na velocidade máxima, após limpá-lo!

Meu creme de milho foi para o teto da cozinha.

Respirei fundo e desisti dele.

Afinal, pra que inventar? Seria bem mais fácil ruminar os grãozinhos "in natura" mesmo. E é até mais saudável.

Mas eu precisava lavar a louça que lá estava.

Super cansada, acionei a máquina e fui relaxar.

Assim que líguei o aparelho, inundei a casa!

A Dete distraidamente, depois de limpá-la com minúcias, tracionara a lava-louças para frente do box do armário, e a conecção hídráulica da máquina se soltara lá atrás sem que eu pudesse perceber...a tempo!

-Não gosto dessas limpezas "por cima", sempre me diz a Dete!

No dia seguinte, Dete voltou se lamentando que esquecera do creme de milho.

"Antes fosse só do creme"-pensei.

E logo foi se justificando....

- Fique sossegada, hoje, depois da limpeza, seu creme estará na mesa e bem caprichado!-me disse a minuciosa Dete, com todo o seu minucioso...e PERIGOSO capricho!

Estou preocupada...

Então tive uma idéia:

-Dete, estou aqui para lhe implorar o que nunca ninguém lhe pediu:

DESISTA DE CAPRICHAR. É BOBAGEM.

Acatarei o sábio pensamento da minha filha, aliás, muito mais seguro:

-Pra que limpar, Mãe, se tudo vai se sujar de novo?

Dete, sei que você me lê, e esse é em sua homenagem!

Com carinho...